Fernando Catatau apresenta projeto instrumental no Circuito São Paulo de Cultura

Líder da banda Cidadão Instigado faz show no Teatro Décio de Almeida Prado e no Centro Cultural São Paulo

Fernando Catatau apresenta músicas autorais inéditas

Por Gabriel Fabri


“Às vezes sentia falta de ter um projeto em que a guitarra fazia a função do cantor”, explica o guitarrista e criador do projeto que leva o seu nome, Fernando Catatau e o Instrumental. Líder da banda Cidadão Instigado, Fernando apresenta suas canções de rock instrumentais, sem a voz, em dois espaços da Secretaria Municipal de Cultura: o Centro Cultural São Paulo (CCSP), no dia 25, e o Teatro Décio de Almeida Prado, no dia 28. Os shows fazem parte do Circuito São Paulo de Cultura e do Mês da Cultura Independente (MCI), projeto que acontece ao longo do mês de setembro e cuja programação completa pode ser acessada no site http://www.culturaindependente.org/.


Fernando explica como o projeto começou: “Por muitos anos fiquei compondo músicas instrumentais, mas não sabia onde tocá-las, pois não tinham muito a ver com o Cidadão”. Até que ele teve a iniciativa de montar uma nova banda e marcar um show. O resultado foi positivo. “O massa é que o instrumental me liberta dos meus próprios clichês e eu consigo ficar mais livre para improvisar”, afirma.


As apresentações são compostas somente por músicas inéditas e de autoria do Catatau. Mas, às vezes, ele toca também alguma canção de um dos seus grandes ídolos, o guitarrista de blues norte-americano Roy Buchanan. Entre as suas influências, estão o guitarrista mexicano Santana, as bandas Led Zeppelin, Black Sabath e The Cure e também músicas árabes e nordestinas.  


Serviço: Centro Cultural São Paulo (apresentação após show do duo Porto). R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Dia 25, 20h. Teatro Décio de Almeida Prado. R. Cojuba, 45, Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. Dia 28, 19h