Festival Cocidade leva cultura colaborativa a diversos espaços de São Paulo

CCJ recebe três dias de oficinas e bate-papos sobre espaços colaborativos e financiamento coletivo

Como transformar a cidade por meio da colaboração e do financiamento coletivo? Como a tecnologia e as redes sociais facilitam o desenvolvimento de novas formas de trabalhar, viver e se relacionar de maneira mais livre e espontânea? Para ajudar a responder a essas perguntas, em setembro, durante 10 dias, acontece o Festival CoCidade, que integra a programação do Circuito São Paulo de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura.

A missão é disseminar informação e compartilhar experiências sobre o colaborativismo com uma programação de 10 dias em 4 diferentes locais espalhados por São Paulo, composta por um grande evento e três atividades complementares.


Após duas semanas de programação intensa, nesta última etapa, que acontece entre os dias 16 e 18, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) recebe três dias de oficinas e bate-papos sobre espaços colaborativos e financiamento coletivo.

O evento principal, que aconteceu na Praça das Artes, dia 13, foi um festival multivariado, que contou, ao longo de 12 horas de programação, com uma expofeira com cerca de 50 projetos financiados coletivamente, intervenções artísticas, saraus, shows, mesa de debate, encontros, feirinha gastronômica e, para finalizar, uma festa! Praticamente todas as atrações convidadas já viabilizaram algum projeto por meio de financiamento coletivo.


Na semana que antecedeu o evento principal, de 8 a 12 de setembro, a Escola São Paulo recebeu a oficina do projeto Cidades para Pessoas, que teve como objetivo explorar a cidade, prototipar uma ideia para melhorar o uso de um espaço público e elaborar uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar essa ideia.


Nos dias 11, 12 e 14 de setembro, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebeu a Mostra CoCidade de Cinema, que fez a exibição de 5 longas e 13 curtas-metragens, sendo todos os filmes da programação financiados com recursos oriundos do coletivo. Dentre eles, “Cidade Cinza” e “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra”.

O CoCidade nasceu a partir da cocriação e união de diversas iniciativas colaborativas que, juntas, possibilitaram a materialização e a realização deste festival. Ele tem como objetivo expor amplamente projetos construídos de forma colaborativa, entender o financiamento coletivo, mapear e construir redes e, claro, celebrar a vida! Além disso, o CoCidade tem também o intuito e esforço para a criação de um mapa e banco de dados de iniciativas colaborativas brasileiras, com o objetivo de facilitar articulações entre produtores, transformadores, projetos, espaços e interessados no assunto.

A direção de produção é feita pela Efêmero Concreto (AHH) e Saúva Produtora Cultural, tendo colaboração fundamental na produção de Catarse, Cidades para Pessoas e Agência Popular Solano Trindade. Todas as atividades são gratuitas.


Programação detalhada: http://www.cocidade.com.br