Mostra é inspirada nas “Missões” de Mário de Andrade

Artista plástico e fotógrafo Ivan Grilo expõe, no CCSP, registros da cultura afro-brasileira

Azulejo decorado: peça recolhida pelas Missões de Pesquisas Folclóricas

Por Gilberto De Nichile

Quando exercia o cargo de diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, em 1938, o escritor Mário de Andrade idealizou uma ação com o objetivo de recolher e registrar manifestações populares do Norte e Nordeste do país. Denominado de Missão de Pesquisas Folclóricas, o projeto foi chefiado pelo engenheiro e arquiteto Luis Sala, que, com sua equipe, percorreu mais de 30 localidades da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Ceará e Maranhão. Porém, quando o grupo se preparava para atuar na Bahia, teve que ser interrompido, pois Mário se demitiu do cargo, descontente com o Estado Novo implantado por Getúlio Vargas.

“Inspirei-me nessa ‘interrupção’ das Missões para montar a exposição ‘Quando cai o céu”, que apresento no Centro Cultural São Paulo”, diz Ivan Grilo, artista plástico e fotógrafo, radicado em Itatiba (SP). “Com foco na cultura afro-brasileira, fui à Bahia e passei dias, em Salvador e Cachoeira, no Recôncavo Baiano, entrevistando pessoas, fotografando, recolhendo lendas e objetos folclóricos”. Segundo o artista, essa exposição pode ser considerada “uma síntese de sua ‘micro-missão’”.

Projeto contemplado pelo ProAC, a exposição tem curadoria de Bernardo Mosqueira e pode ser vista a partir do dia 20 no Piso Flávio de Carvalho, do CCSP.

Serviço: Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio de Carvalho. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. Tel. 3397-4001. De 20/9 a 7/12. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis.