Riba de Castro lança livro sobre o Lira Paulistana na Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Programação acontece dias 11 e 12 e inclui, também, exibição de documentário e debate com o diretor


Pôster do filme “Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista”,
dirigido por Riba de Castro


Por Gabriel Fabri

“Faltava contar a história de quem vivenciou os seus bastidores”. É o que afirma Riba de Castro, um dos sócios do antigo teatro Lira Paulistana, a respeito do seu documentário e do seu novo livro sobre o centro cultural que ocupou um espaço na Rua Teodoro Sampaio, em São Paulo, por quase 10 anos. Riba lança a publicação “Lira Paulistana – Um Delírio do Porão”, no dia 11, e participa de um debate no dia 12, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, após a exibição do filme “Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista”.

Riba explica a relevância que o teatro exerceu, em um contexto de novas perspectivas para o futuro, ao final da ditadura militar. “O Lira foi importante por ser um catalisador do que estava acontecendo em quase todas as áreas da cultura em São Paulo, música, teatro, cinema, artes visuais”, afirma. O teatro funcionou entre os anos 1979 e 1986, na região de Pinheiros, e foi berço do movimento musical Vanguarda Paulista.

Entre as principais produções do Lira Paulistana, Riba destaca o lançamento do primeiro disco de Itamar Assumpção, “Beleléu e Isca da Polícia”, e o evento “Virada Paulista”, criado em 1981, e que reuniu 300 músicos e 42 grupos, incluindo as primeiras apresentações das bandas Titãs e Ultraje a Rigor.

Serviço: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste. Tel. 3082-5023 e 3063-3064. Próximo da Praça Benedito Calixto. Dias 11 e 12, 19h.