Mostra exibe filmes com produção independente

“Cinema Bit – Mostra Internacional de Cinema Digital” integra programação do MCI e acontece no CCSP entre os dias 11 e 28


Após a exibição de “Exit Elena”, seu diretor, o norte-americano Nathan Silver,
 fala sobre financiamento coletivo


Por Gabriel Fabri


Um dos grandes desafios em fazer cinema é conseguir financiamento para realizar a obra. Entretanto, as facilidades proporcionadas pelas novas tecnologias digitais impulsionam hoje uma nova produção às margens da indústria cinematográfica, que dribla essa dificuldade apresentando filmes criativos de baixo orçamento. Integrando o Mês da Cultura Independente, o Centro Cultural São Paulo recebe, entre os dias 13 e 28, a segunda edição do Cinema Bit - Mostra Internacional de Cinema Digital.

O longa-metragem
“A vizinhança do tigre”, dirigido por Affonso Uchoa será exibido dia 13, às 20h30. O documentário foi escolhido Melhor Filme pelo júri da crítica, neste ano, na 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). Após a exibição, acontece um bate-papo com o diretor.

Outros destaques são os dois mais recentes longas-metragens de Nathan Silver: “Exit Elena” e “Cabeça de vento”. O cineasta independente norte-americano arrecadou dinheiro para esses filmes por meio de uma plataforma online de financiamento coletivo. Silver vem ao Brasil para uma conversa sobre esse tema, após a projeção de “Exit Elena”, dia 19, às 19h15.

A brasileira Melissa Flores participa de um bate-papo na sequência da exibição de seu filme “YATRA - uma viagem externa, interna e secreta”, dia 17, às 19h30. O longa, também financiado coletivamente na internet, acompanha a peregrinação de um grupo de brasileiros à Índia. Para a cineasta, a obra levanta uma questão essencial: “o que muda dentro do viajante quando tudo muda ao seu redor?”.

Melissa vê como diferencial dos filmes de baixo orçamento a relação dos realizadores com as propostas idealizadas. “Normalmente, como no meu caso, são projetos muito pessoais, movidos por uma paixão, um desejo genuíno de ver aquele trabalho nascer”, afirma. A sua experiência com o chamado crowdfounding foi bastante positiva. “São pessoas que você não conhece e que se interessam pelo projeto, pela ideia. Isso é mágico.”

A mostra também acontece no Cine Olido. Essa programação pode ser acessada no site www.culturaindependente.org .

Serviço: Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emilio Salles Gomes. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. + 14 anos. De 11 a 28. R$ 1

BRANCO SAI PRETO FICA
(Brasil, 2014, 90 min). Dir.: Adirley Queiroz. Com Marquim, Shokito, Dilmar Durães, Jamaika e outros.
Violência durante um baile black. Vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2014.
| Dia 11, 19h45

KAREN CHORA NO ÔNIBUS
(Karen llora en un bus, Colômbia, 2012, 98 min). Dir.: Gabriel Rojas Vera. Com Ángela Carrizosa Aparicio, María Angélica Sánchez e outros.
Após dez anos de casamento, Karen percebe o erro dessa união que custou sua juventude. Disposta a recuperar o tempo perdido, pede o divórcio e decide começar uma nova vida no centro de Bogotá (Colômbia), mas as dificuldades a fazem repensar essas escolhas.
| Dia 12, 17h15

A VIZINHANÇA DO TIGRE
(Brasil, 2014, 95 min). Dir.: Affonso Uchoa.
Documentário focado em Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo, jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles precisa encontrar modos de superar suas dificuldades. Vencedor da Mostra de Cinema Tiradentes em 2014.
| Dia 12, 19h30

SHORT TERM 12
(EUA, 2013, 96 min). Destin Daniel Cretton. Com Brie Larson, Frantz Turner, John Gallagher Jr. e outros.
Garota com passado familiar complicado começa a trabalhar como assistente social em um lar que acolhe crianças órfãs ou com problemas em casa. Enquanto se adapta à dura realidade dessas pessoas, conhece outro assistente com quem passa a ter um relacionamento.
| Dia 13, 15h

E AGORA? LEMBRA-ME
(Portugal, 2014, 164 min). Dir.: Joaquim Pinto.
Documentário sobre o cineasta Joaquim Pinto, portador do vírus HIV há 20 anos, testando drogas clandestinas durante um ano e relatando essa experiência.
| Dia 13, 17h. Dia 28, 16h15

A GENTE
(Brasil, 2013, 98 min). Dir.: Aly Muritiba.
O cineasta trabalhou em uma prisão durante sete anos. Após estudar cinema e fazer curtas-metragens, ele volta ao antigo trabalho para reencontrar colegas e realizar este documentário com a Equipe Alfa, responsável pela guarda da penitenciária.
| Dia 14, 15h15. Dia 17, 17h15

AUSÊNCIA
(Without, EUA, 2011, 88 min). Dir.: Mark Jackson. Com Joslyn Jensen e Ron Carrier.
Numa ilha remota, jovem começa a trabalhar como cuidadora de um senhor em estado vegetativo. Sua rotina isolada se transforma numa luta interna com sua sexualidade, culpas e perdas.
| Dia 14, 17h15

A HISTÓRIA DE MINHA MORTE
(Història de la meva mort, Espanha, 2013, 148 min). Dir.: Albert Serra. Com Vicenç Altaió, Lluís Serrat, Eliseu Huertas e outros.
Casanova deixa um castelo suíço com a típica atmosfera libertina do século 18 para passar seus últimos dias em terras pobres do nordeste da Europa. Lá, sua vida mundana e o pensamento racionalista conhecem Drácula e seu eterno poder. Vencedor do Leopardo de Ouro em 2013, no Festival de Locarno (Suíça).
| Dias 16 e 23, 16h

PARECE AMOR
(It Felt like Love, EUA, 2013, 82 min). Dir.: Eliza Hittman.
Com Gina Piersanti, Giovanna Salimeni, Ronen Rubinstein e outros.
Garota quer copiar as descobertas sexuais de sua melhor amiga experiente. Ela se junta a um jovem e pobre rapaz, que tem a fama de “dormir com qualquer uma”, e tenta se inserir em seu mundo.  
| Dia 17, 19h15. Dia 21, 19h30

UPSTREAM COLOR - CORES DO DESTINO
(EUA, 2013, 96 min). Dir.: Shane Carruth. Com Shane Carruth, Amy Seimetz e outros.
Casal se aproxima, enredado no ciclo de vida de um organismo que não envelhece, e tenta juntar situações soltas pela vida.
| Dia 18, 17h15. Dia 27, 15h15

YATRA - UMA VIAGEM EXTERNA, INTERNA E SECRETA
(Brasil, 2014, 80 min). Dir.: Melissa Flores.
Existem hoje na Índia e no Nepal oito lugares sagrados de peregrinação budista. Um grupo de 26 pessoas, provenientes de diversas partes do Brasil, percorre 4 mil quilômetros por esses dois países da Ásia, durante 30 dias, e o trajeto é acompanhado por este documentário.   
| Dia 18, 19h15

HAMLET
(Brasil, 2014, 90 min). Dir.: Cristiano Burlan. Com Henrique Zanoni, Jean-Claude Bernardet, Ana Carolina Marinho e outros.
A peça “Hamlet”, de William Shakespeare, é encenada no centro velho de São Paulo. Os atores discutem seus personagens e os espectadores opinam sobre os temas do espetáculo: vingança, traição, honra e morte.
| Dia 19, 19h30

CABEÇA DE VENTO
(Soft in the Head, EUA, 2013, 71 min). Dir.: Nathan Silver. Com Theodore Bouloukos, Sheila Etxeberría, Mark Gotbaum e outros.
Em Nova York (EUA), jovem é despejada de seu apartamento e vai dormir nas casas dos amigos, alterando a vida das famílias, até terminar num abrigo.
| Dia 20, 17h15. Dia 24, 19h30

EXIT ELENA
(EUA, 2012, 72 min). Dir.: Nathan Silver. Com Lawrence Balin, Jim Chiros, Kia Davis e outros.
Sem lugar onde morar, adolescente aceita trabalhar como enfermeira domiciliar numa família em crise. Aos poucos, a jovem conquista uma paz incomum, até a chegada de um filho pródigo.
| Dia 20, 19h15 (após essa sessão, ocorre um bate-papo com o diretor Nathan Silver). Dia 26, 17h15

ÉDEN
(EUA, 2013, 98 min). Dir.: Megan Griffiths. Com Jamie Chung, Beau Bridges, Matt O’Leary e outros.
Jovem americana de descendência coreana é sequestrada e forçada a se prostituir por traficantes de escravos. Na luta desesperada pela sobrevivência, ela se junta ao sequestrador.
| Dia 21, 15h15

AQUELE ESTRANHO GATO
(The Strange Little Cat, Alemanha, 2014, 72 min). Dir.: Ramon Zurcher. Com Jenny Schily, Anjorka Strechel, Mia Kasalo e outros.
Karin e Simon visitam seus pais e irmã para um almoço em família.
| Dia 21, 17h15. Dia 26, 19h30

TEMOS QUE DAR O FORA DAQUI
(We Gotta Get Out of This Place, EUA, 2013, 92 min). Dir.: Simon Hawkins e Zeke Hawkins. Com Mackenzie Davis, Logan Huffman, Jeremy Allen White e outros.
Três adolescentes desejam faturar alto e escapar de suas existências fracassadas em uma cidade esquecida do Texas (EUA), mas acabam presos na malha do crime organizado local, quando um deles rouba o homem errado.
| Dia 24, 17h15. Dia 27, 19h30

UM CONTO DE GUERRA
(War Story, EUA, 2014, 90 min). Dir.: Catherine Keener. Com Hafsia Herzi, Ben Kingsley, Vincenzo Amato e outros.
Jornalista e fotógrafa, afetada por um trauma pessoal, decide tirar retratos de pessoas envolvidas em conflitos na Líbia. Nesse processo, conhece uma jovem refugiada e corre vários riscos para protegê-la.
| Dia 25, 19h30. Dia 27, 17h15

VERONA
(Brasil, 2013, 34 min). Dir.: Marcelo Caetano. Com Germano Melo, Guto Nogueira e Marcia Pantera.
Dez anos após o rompimento do duo de dance music Verona, Elias volta ao Brasil para reencontrar seu antigo parceiro, Walter, que está prestes a se casar com Filipe e mora em uma casa isolada no meio do mato.
| Dia 28, 15h15

STAY HOME!
(China, 2013, 77 min). Dir.: Ai Weiwei.
Documentário sobre Liu Ximei, garota nascida em 1985 na cidade de Zhumadian, Província Henan (China). Aos 10 anos, submete-se a uma transfusão de sangue, após sofrer um acidente enquanto colhia arroz, e contrai o vírus HIV. De acordo com estatísticas oficiais, há 850.000 pessoas contaminadas por esse vírus na China hoje em dia.
| Dia 28, 19h30