Balé da Cidade apresenta série de coreografias

Apresentações de “Cantares”, “O Balcão de Amor” e “Dançographismus” acontecem no Teatro Cacilda Becker e na Galeria Olido até o dia 14 de setembro


"Dançographismus" traz, na sequência, quatro coreografias

Por Letícia Andrade


O Balé da Cidade de São Paulo, companhia de dança da Fundação Theatro Municipal, apresenta algumas de suas coreografias no Teatro Cacilda Becker e na Galeria Olido. Até o dia 14 de setembro são apresentadas, gratuitamente, “O Balcão de Amor”, “Cantares” e o programa “Dançographismus”.

A Galeria Olido recebe o duo “O Balcão de Amor” e a coreografia “Wooland” de Joaquim Tomé, parte integrante do programa “Dançographismus”. Já o Teatro Cacilda Becker traz “Cantares” e o programa “Dançographismus”, sem “Wooland”.  

A pluralidade dos assuntos abordados permite aos bailarinos novas experiências de interpretação. “Eles acolhem com paixão os desafios de cada obra representada”, declara a diretora artística do Balé da Cidade, Iracity Cardoso.

“Cantares” tem como temática o feminino na cultura hispânica. Criada em 1982 na Suíça, pelo Ballet du Grand Théatre de Genève, a coreografia já foi remontada três vezes pelo Balé da Cidade, sendo a primeira em 1984 e a mais recente em 2013, em comemoração aos 45 anos da companhia. Já “Balcão de Amor”, criada em maio deste ano pelo coreógrafo Itzik Galili, foi desenvolvida após uma viagem a Cuba.

“Dançographismus” traz um grande elenco de dançarinos para apresentar, na sequência, quatro coreografias de quatro coreógrafos diferentes: “Pulso”, de Gleidson Vigne, “Interseção”, de Marisa Bucoff, “Small Particle”, de Igor Vieira, e “Who Is Pub?”, de Jaruam Miguez.

Para Iracity, as coreografias buscam provocar os sentimentos do público. “Não necessariamente passam por um entendimento intelectual. E não existe o receio de achar que não vai compreender a obra”, completa.

Serviço: | Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295. Lapa. Telefone: (11) 3864-4513. De 5/09 a 7/09. 6ª e sáb.,20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).

| Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. De 11/09 a 14/09.  5ª a sáb., 20h. Dom., 19h.  Grátis (retirar ingresso uma hora antes).