Bibliotecas públicas recebem oficina de escrita “Voos Literários”

Encontros começam no dia 2 de setembro, na Mário Schenberg, e no dia 3, na Camila Cerqueira César

Por Gabriel Fabri

Analisando importantes artistas brasileiros, entre eles romancistas, compositores e poetas, a oficina de escrita “Voos Literários” pretende introduzir a escrita e aprimorar o senso crítico dos participantes em três encontros gratuitos. São duas turmas: do dia 2 ao dia 16 de setembro, na Biblioteca Mário Schenberg, todas as terças-feiras, e de 3 a 17, na Camila Cerqueira César, às quartas-feiras. 

As atividades envolvem leitura, escrita e crítica de textos dos mais diversos gêneros. Logo no primeiro encontro, o participante já é desafiado a escrever um conto para apresentar para os outros alunos na semana seguinte, incentivando a criatividade, a habilidade para escrever e para falar em público. “Procura-se também, através das aulas, desenvolver o senso crítico dos participantes para que eles possam evoluir no trabalho de criação”, esclarece o coordenador da oficina, Jorge Antonio Ribeiro da Silva. 

Jorge explica o nome do curso. “Ler obras literárias e desenvolver a escrita criativa envolve o arrebatamento, o encantamento e o êxtase que um voo costuma ter”. Entre os autores analisados estão Machado de Assis, Guimarães Rosa, Marçal Aquino e os compositores Cartola e Noel Rosa, por exemplo. 

Serviço: BP Mário Schenberg. R. Catão, 611, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3672-0456 e 3675-1681. De 2 a 16. 3ª, 14h. BP Camila Cerqueira César. R. Waldemar Sanches, 41, Butantã. Zona Oeste. | tel. 3731-5210. De 3 a 17. 4ª, 14h. +15 anos. 20 vagas por biblioteca. Grátis