Em "Espontânea", o enredo muda a cada apresentação

Peça realiza temporada até o dia 28 de setembro no Teatro Zanoni Ferrite

Para poder acompanhar o tema sugerido pelo público, a música, 
a iluminação e os cenários são adaptados a cada encenação


Por Gilberto De Nichile

Entra em cartaz dia 5, no Teatro Zanoni Ferrite, a peça “Espontânea”. O diferencial dessa montagem é que mesmo quem for assistir a todas as apresentações verá sempre uma história diferente, pois seu enredo muda a cada noite, de acordo com tema proposto pelos espectadores.

“Nosso objetivo é que o público sugira, por meio de frases, poesias, personagens, situações ou citações, a história que, em aproximadamente 90 minutos, gostaria que improvisássemos”, conta a atriz Silvia Lhullier. Na peça em três atos, a música, os cenários e a iluminação também são adaptados na hora.
Além de Silvia, integram o elenco Ian Soffredini, Ana Paula Dias, Chico Ribas e Allan Benatti. A iluminação e a trilha sonora espontâneas ficam a cargo, respectivamente de, Zhé Gomes e Marcos Felinto. Os cenários e figurinos são de Ana Paula Oliveira.

Criada em 2012, a Trupe Espontânea é fruto do trabalho de pesquisa de um grupo de atores interessados em aplicar os fundamentos da dramaturgia, mímica, expressão corporal e técnicas de improvisação em espetáculos que pudessem se renovar a cada apresentação. Os integrantes, em sua maioria, vieram de diferentes escolas de arte cênica e atuaram em várias peças teatrais.
 
“Seja qual for o tema escolhido pela plateia, de fundo dramático ou cômico, procuramos sempre suavizar a trama com humor e ironia”, explica Silvia, que, além de formada em comunicação das artes do corpo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), fez cursos de teatro físico, mímica, palhaço, bufão, máscara negra e técnicas de improvisação. Para ela, “improvisar é estar presente. Em cena, estamos o tempo todo olhando nos olhos de nossos companheiros, descobrindo com eles a história que estamos contando e que nos surpreende a cada instante. O público, por sua vez, acompanha passo a passo o nosso trabalho, observando e participando dele.” 

Serviço: Teatro Zanoni Ferrite. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. | tel. 2216-1520. De 5 a 28. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 10