Balé da Cidade reapresenta coreografias no Teatro João Caetano

Cinco espetáculos da Cia. são apresentados entre os dias 29 e 31 de agosto

Cena do espetáculo "Cantares", que é apresentado
gratuitamente no Teatro João Caetano


Por Gabriel Fabri

O Balé da Cidade de São Paulo, companhia de dança da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, reapresenta, em agosto, algumas de suas coreografias mais recentes, dessa vez no Teatro João Caetano. Entre os dias 29 e 31, são apresentadas, gratuitamente, a peça “Cantares” e o programa “Dançographismus I”, uma sequência de quatro coreografias. 

“Cantares” tem como temática o feminino na cultura hispânica. Criada em 1982 na Suíça, pelo Ballet du Grand Théatre de Genève, a coreografia já foi remontada três vezes pelo Balé da Cidade, sendo a primeira em 1984 e a mais recente em 2013, em comemoração aos 45 anos da companhia. Para a diretora artística do Balé da Cidade, Iracity Cardoso, “Cantares” é um dos ícones do Balé. “Sempre que ela é apresentada, provoca grandes emoções e sentimentos no público”, afirma. A coreografia é dirigida por Oscar Araiz e a música é de Maurice Ravel. 

Já “Dançographismus I” traz um grande elenco de dançarinos para apresentar, na sequência, quatro coreografias, de quatro coreógrafos diferentes: “Pulso”, de Gleidson Vigne; “Interseção”, de Marisa Bucoff; “Small Particle”, de Igor Vieira, e “Who Is Pub?”, de Jaruam Miguez. Iracity explica o que todas essas obras têm em comum: “as relações se estabelecem a partir da juventude e risco dos criadores e do desejo de experimentar o fazer coreográfico, cada um deles expondo suas aptidões na tentativa de acertar ou errar”.  

Serviço: Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 29 a 31. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)