Morena Nascimento dança "Rêverie" no Teatro Cacilda Becker

Temporada do espetáculo acontece de 29 a 31

A coreografia foi inspirada em “Sonhos”, uma série de fotomontagens 
que a fotógrafa alemã Grete Stern realizou na Argentina


Por Gilberto De Nichile

“Rêverie”, em francês, quer dizer “sonho”. E é este o nome do solo que a bailarina e coreógrafa mineira Morena Nascimento apresenta, este mês, com entrada franca, no Teatro Cacilda Becker, entre os dias 29 e 31. Os ingressos são distribuídos uma hora antes das apresentações. 

A coreografia foi inspirada em “Sonhos”, uma série de fotomontagens que a fotógrafa alemã Grete Stern realizou na Argentina, onde se radicou depois de deixar o seu país na época do nazismo (Stern nasceu em Wuppertal, na Alemanha). Nesse trabalho, publicado entre 1948 e 1952, com ilustrações da coluna “A psicanálise ajudará você”, da revista feminina Idílio, a artista procurava interpretar os sonhos que as mulheres relatavam em busca de explicações para suas angústias.

“Rêverie” foi feita pela bailarina em parceria com a atriz, dramaturga e diretora Carolina Bianchi. O trabalho desenvolvido atendeu, no ano passado, ao convite feito para que participassem, em Dusseldorf (Alemanha), do Festival Pina 40, comemorativo do 40º aniversário da companhia de dança da coreógrafa Pina Bausch, com quem Morena Nascimento trabalhou por mais de três anos.

Este trabalho, que alguns chamam de dança-teatro - porque, além de dançar, a artista canta e diz pequenos trechos em prosa-, é classificado por Morena como “um sonho de desastre cósmico, com final feliz, pensado por uma atriz e uma bailarina”.

Serviço:| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste | tel. 3864-4513. Bilheteria uma hora antes do espetáculo. De 29 a 31. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
| Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)