Biblioteca Mário de Andrade recebe palestras e oficinas sobre a cultura russa

“O Dia da Língua e da Cultura Russa” acontece no dia 8 de agosto, a partir das 14h



Idioma, cultura, tradições e literatura serão explorados em evento
que conta conta com palestras, apresentação de canções folclóricas
 e oficinas (Foto: Sylvia Masini)


Por Natália Tayota


O dia 8 de agosto será dedicado à língua e cultura russa em um encontro que acontece na Biblioteca Mário de Andrade, promovido pela Associação Cultural Volga de Folclore Russo, com apoio da Embaixada da Federação da Rússia no Brasil e Consulado da Federação da Rússia em São Paulo. Com o objetivo de divulgar o idioma, a cultura, as tradições e a literatura russa, o evento conta com palestras, apresentação de canções folclóricas, além de duas oficinas: uma de língua e cultura russa, outra de xadrez.

A Rússia tem em sua história alguns dos melhores jogadores de xadrez do mundo, como Garry Kasparov, Mikahail Botvimik, Vladimir Kramnik, Anatoly Karpov, entre outros. Por ser um esporte que exige lógica, estratégia e tática, o líder da Revolução Russa, Vladimir Lenin, passou a incentivar e investir na formação de jogadores no período de formação da União das Repúblicas Soviéticas. Nos tempos de Guerra Fria, o xadrez foi utilizado como ferramenta de treinamento mental e, até a dissolução do regime comunista, os soviéticos dominavam os campeonatos mundiais.

Nesta edição, o encontro homenageia os 200 anos do poeta e romancista russo Mikhail Iúrievitch Lérmontov (1814-1841), que, ao lado de Pushkin e Tiútchev, é um dos mais importantes representantes do romantismo na literatura russa. Duas palestras exploram a literatura de Lérmontov: “Mascarada, a jornada fascinante da peça de Lérmontov”, ministrada pela jornalista Maria Petrova, formada pela Universidade Estatal de Moscou; e “O sistema dos duplos do protagonista no romance de Lérmontov, o herói do nosso tempo”, com a palestrante Paola Zamboni Wray, mestre em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP.

No encerramento, o maestro e músico Victor Selin faz uma apresentação de canções folclóricas da Rússia, com a participação do Coral Folclórico Grupo Volga.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. | tel. 3256-5270 e 3241-4384. Dia 8, das 14h às 21h. Grátis

Veja a programação completa:

OFICINA – LÍNGUA E CULTURA RUSSA
Com Sr. Rafael Almir Marcial Tramm – União Cultural pela Amizade dos Povos (Presidente e Coordenador do curso de língua russa).
Professoras: Ekaterina Pivinskaya – Yásigi da Vila Prudente (tradutora e intérprete russo-português-russo); Alla Gueorguievna Dib – Clube de Cultura Russa (tradutora e intérprete russo-português-russo).
| Sala de Convivência. Dia 8, 14h às 17h.

OFICINAS DE XADREZ
Noções básicas deste jogo de tabuleiro que fez e faz parte da história da Rússia com seus jogadores tão famosos. Ministrado pelas famílias Zyrianoff e Sviatopolk Mirsky Coppini.
| Deck da Biblioteca Mário de Andrade. Dia 8, 17h às 18h.

PALESTRA “IMIGRAÇÃO, COMPARATIVO ENTRE OS DIFERENTES FLUXOS MIGRATÓRIOS DA RÚSSIA PARA O BRASIL”
Mostra as características da imigração russa para o Brasil e quais foram os aspectos culturais mais preservados, comparando as imigrações para Canadá e Estados Unidos.
Palestrante: Vera Gers Dimitrov (Presidente do Conselho Coordenador Jovem de Compatriotas Russos. Diretora Cultural da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo. Formada em Direito e pesquisadora de história e folclore russos).
| Auditório. Dia 8, 18h às 18h30.

PALESTRA “O SISTEMA DOS DUPLOS DO PROTAGONISTA NO ROMANCE DE LÉRMONTOV, O HERÓI DO NOSSO TEMPO”
O tema do duplo é um dos mais antigos na literatura europeia. Uma realidade exterior ao sujeito, o duplo é ao mesmo tempo parecido com o original, mas também é seu oposto. Assim como toda a estrutura artística do romance em questão, as personagens secundárias servem para Lérmontov como uma característica complementar para o protagonista Grigórii Petchorin. Comparando e contrapondo Petchorin a Maksim Maksímytch, Gruchnítski e Verner, Lérmontov cria uma imagem completa do seu herói.
Palestrante: Maria Petrova (possui graduação em jornalismo pela Universidade Estatal de Moscou de M.V. Lomonosov e atualmente é mestranda do Departamento de Letras Orientais na Universidade de São Paulo (USP). Seu interesse acadêmico é voltado para a literatura russa do início do século XIX, em especial para a obra do jovem Nikolai Gógol. Apresentou vários trabalhos em congressos sobre os contos ucranianos deste autor, além de traduzir uma de suas obras, A carta perdida).
| Auditório. Dia 8, 19h às 19h30

PALESTRA "MASCARADA, A JORNADA FASCINANTE DA PEÇA DE LÉRMONTOV"
A palestra se propõe a apresentar a peça Mascarada, de Lérmontov, desde a sua gênese no romantismo até a espetacular montagem de 1917, e alguns dos seus desdobramentos no teatro. Lérmontov viveu em período marcado por grande comoção social, uma época de transição na vida e na sociedade russa. Repressão e censura impunham um controle permanente sobre as atividades artísticas ao mesmo tempo em que parte da aristocracia se divertia com jogos de cartas, duelos e mascaradas. Nesse contexto, Lérmontov escreveu Mascarada, uma crítica à sociedade e aos hábitos fúteis e mesquinhos de sua época. O autor não chegou a ver sua peça nos palcos, mas Vsévolod Meyerhold apaixonou-se pelo texto e, em 25 de fevereiro de 1917, estreou a sua montagem em meio à revolução que viria a derrubar a monarquia e a velha Rússia.
Palestrante: Paola Zamboni Wray (formada em Russo e mestre em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH-USP, autora da dissertação Mascarada, Uma Jornada Fascinante da peça de Liérmontov Aos Palcos de Meyerhold).
| Auditório. Dia 8, 20h às 20h30

ENCERRAMENTO “CANÇÕES FOLCLÓRICAS DA RÚSSIA”
Coordenação: Maestro e músico Victor E. Selin (músico profissional desde 1965 e regente por mais de 25 anos de diversos corais de música popular e lírica russas em São Paulo). Participação especial do Coral Folclórico Grupo Volga.
| Auditório. Dia 8, 20h30