Teatro Latino-Americano de Grupo ganha Mostra no CCSP

Apresentações acontecem a partir do dia 1º e reúnem, ao todo, 12 espetáculos de países como México, Equador, Argentina, Chile, Uruguai e França


Do Rio Grande do Norte, “Muito barulho por quase nada”,
inspirado em texto de Shakespeare, abre a programação


Por Gabriel Fabri


Até o dia 10 de agosto, o Centro Cultural São Paulo recebe a nona edição da Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro. Ao todo, são encenados 12 espetáculos, com entrada franca, a metade de companhias de outros países: México, Equador, Argentina, Chile, Uruguai e França. Seis cidades brasileiras também estão representadas na programação.

Abre a mostra a peça “Muito barulho por quase nada”, do grupo Clowns de Shakespeare, de Natal (RN). O espetáculo é uma adaptação do texto teatral “Muito barulho por nada”, de William Shakespeare, com traços da cultura nordestina. 

A programação é encerrada com “Noches lejos de los Andes... o diálogos con mi dentista”, da companhia francesa GRRR - Risos, Raiva e Resistência. Com texto e interpretação da argentina Susana Prieto, a montagem retrata a solidão de uma imigrante latina que tenta construir uma nova vida em solo francês. 

Serviço: Centro Cultural São Paulo - R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. De 1º a 10. Grátis

Veja a programação completa:

MUITO BARULHO POR QUASE NADA (Brasil)
Clowns de Shakespeare (Natal/RN). Dramaturgia: grupo. Dir.: Fernando Yamamoto e Eduardo Moreira. Com Camille Carvalho, Dudu Galvão, João Ricardo Aguiar e outros. 105 min. +14 anos.
Em meio ao caos das grandes cidades, idealistas buscam viver da felicidade presente na poesia.
| Sala Jardel Filho. Dia 1º, 18h e 21h

DOIS AMORES E UM BICHO (Brasil)
Cia. Experimentus Teatrais (Itajaí/SC). Texto: Gustavo Ott. Dir.: Daniel Olivetto. Com Marcelo F. de Souza, Jô Fornari e Sandra Knoll. 55 min. +14 anos.
Na sala de estar de uma família aparentemente exemplar, o passado é revivido para investigar o que levou o pai a espancar, há 15 anos, um cachorro até a morte. Enquanto isso, no presente, em um zoológico das redondezas, novas mortes de animais começam a ocorrer.
| Sala Jardel Filho. Dia 2, 18h e 21h

GALVARINO (Chile)
Teatro Kimen (Chile). Dramaturgia: Marisol Veja Medina. Dir.: Paula González Seguel. Com Paula González, Reinaldo Cayufilo e Elsa Quinchaleo. 60 min. +14 anos.
Família Mapuche, do sul do Chile, espera pela chegada do filho exilado na Rússia por mais de três décadas, sem saber que este foi assassinado.
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 2, 18h e 21h

RECUSA (Brasil)
Cia. Balagan (São Paulo/SP). Dramaturgia: Luís Alberto de Abreu. Dir.: Maria Thaís. Com Antonio Salvador e Eduardo Okamoto (ator convidado). 80 min. +14 anos.
Espetáculo narrado por meio de diversos personagens, como dois índios piripkura, um padre que foi engolido por uma onça, um fazendeiro que matou um índio e o mesmo índio que o matou, uma cantora que se perde na mata, entre outros.
| Sala Jardel Filho. Dia 3, 21h

CARNES TOLENDAS (Argentina)
Banquete Escénico (Argentina). Dramaturgia: Camila Sosa Villada e María Palácios. Dir.: María Palácios. Com Camila Sosa Villada. 50 min. +14 anos.
Autobiografia de um travesti que fala da dualidade por ter um corpo em que habitam o masculino e o feminino.
| Sala Jardel Filho. Dia 5, 18h e 21h
 
METRÓPOLE (Brasil)
Inquieta Cia. de Teatros (Fortaleza/CE). Dramaturgia: Rafael Barbosa. Dir.: Gyl Giffony. Com Silvero Pereira e Gyl Giffony. 65 min. +14 anos.
Dois irmãos atores ensaiam para dar movimento ao lugar da vocação no território dos sistemas e destinos cruzados em uma cidade.
| Sala de ensaio. Dias 5 e 6, 18h e 21h

LA FLOR DE LA CHUKIRAWA (Equador)
Contraelviento Teatro. Dramaturgia e dir.: Patricio Vallejo Aristizábal. Com Verónica Falconi, Andrea Díaz e Fernando Guayasamín. 60 min. +14 anos.
Repórter de televisão entrevista uma mãe camponesa sobre a morte de seu filho na guerra do Iraque, nas fileiras do exército americano. Por meio desse encontro, são reveladas as intimidades dessas duas mulheres, mostrando a atualidade no Equador.
| Sala Jardel Filho. Dia 6, 18h e 21h

DERRITIRÉ CON UN CERILLO LA NIEVE DE UN VOLCÁN (México)
Lagartijas Tiradas al Sol (México). Texto e dir.: Luisa Pardo e Gabino Rodríguez. Com Francisco Barreiro, Luisa Pardo e Gabino Rodríguez. 90 min. +14 anos.
A companhia se vê às voltas com a produção de uma série de documentários que investigam o México e suas origens para tentar compreender um presente não vivido pelo grupo.
| Sala Jardel Filho. Dia 7, 18h e 21h

SACRA FOLIA (Brasil)
Cia. Teatro di Stravaganza (Porto Alegre/RS). Dramaturgia: Luís Alberto de Abreu. Dir.: Adriane Mottola. Com Marcelo Adams, Geórgia Reck, Rodrigo Mello e outros. 60 min. +14 anos.
A Sagrada Família erra o caminho ao fugir de Herodes e chega ao Brasil. Em meio a perseguições e confusões, surgem personagens bem brasileiros, como João Teité, o falso esperto, e Matias Cão, aquele que apronta e tira proveito.
| Jardim Eurico Prado Lopes  (rampa de acesso ao Metrô). Dias 7 e 8, 18h (não é necessário retirar ingresso)

MADRE MURGA, MURGA MADRE (Uruguai)
Murga Madre (Uruguai). Dramaturgia: Pablo Routin. Dir.: Fernando Toja. Com Pablo Routin e Edú Lombardo. 60 min. +14 anos.
Em cena, dois artistas transmitem a intensidade que a cada fevereiro se apodera dos palcos, em época de Carnaval, por meio de um passeio pela música popular uruguaia.
| Sala Jardel Filho. Dia 8, 18h e 21h

CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO (Brasil)
Espanca Teatro (Belo Horizonte/MG). Dramaturgia: Grace Passô (em colaboração com o grupo). Dir.: Grace Passô. Com Alexandre Sena, Gláucia Vandeveld, Gustavo Bonés e outros. 60 min. +14 anos.
Vindos de lugares distantes do mundo, convidados integram um encontro na tentativa de conceituar algumas questões que dizem respeito à humanidade, como o medo.
| Sala Jardel Filho. Dia 9, 18h e 21h
 
NOCHES LEJOS DE LOS ANDES... O DIÁLOGOS CON MI DENTISTA (França)
G R R R (França). Texto e interpretação: Susana Lastreto Prieto. Acompanhamento musical: Annabel de Courson (bandoneón). 80 min. +14 anos.
A peça fala sobre o exílio de milhares de latino-americanos na Europa, especialmente na França, enfocando temas como a solidão e os laços que, aos poucos, estabelecem com os habitantes, além das saudades que sentem dos países de origem.
| Sala Jardel Filho. Dia 10, 18h e 21h