Trio Hamilton de Holanda toca na Praça das Artes

Recital acontece dia 6, às 20h, na Sala do Conservatório


Hamilton de Holanda (primeiro à dir.) e seu trio interpretam
música popular com acabamento erudito



Por Gilberto De Nichile


O músico Hamilton de Holanda costuma se apresentar sozinho, tocando bandolim de 10 cordas, ou em grupo. Com o trio que leva seu nome, ele se apresenta dia 6, às 20h, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes. Mas, afinal, sua música deve ser considerada popular ou erudita?
 
“É difícil rotular a minha música. Meu projeto ‘Caprichos’, por exemplo, do qual cinco melodias compõem a primeira parte do recital, fica exatamente nessa fronteira entre o erudito e o popular. Mas a classificação não importa, e sim a emoção que, através das notas extraídas dos instrumentos, passamos para o público”, conta o bandolinista.

A segunda parte do programa traz arranjos sobre obras de Chico Buarque, Tom Jobim, Heitor Villa-Lobos, Baden Powell e Vinicius de Moraes. “O que eu toco é música bem brasileira, tendo como base principal o choro. Mas não é só choro. Tem samba, música mineira, nordestina, jazz, algumas pitadas de flamenco e, eu diria, um ‘acabamento’ de música erudita”, revela.

Além de Hamilton, compõem o trio André Vasconcelos, no contrabaixo acústico, e Thiago da Serrinha, na percussão.

Serviço:| +10 anos. Praça das Artes – Sala do Conservatório. Av. São João, 281, Centro. Tel. 3331-1696. Dia 6, 20h. R$ 30