Bibliotecas exibem produções contemporâneas e animações alemãs

As Bibliotecas Viriato Corrêa e Roberto Santos exibem programações especiais ao longo dos mês de agosto


O premiado filme "Adeus, Lênin", de Wolfgang Becker,
será exibido na Biblioteca Roberto Santos

Por Lidyanne Aquino

Em tempo de vitória na Copa do Mundo, é válido reforçar que o bom desempenho da Alemanha não se restringe ao futebol. A qualidade técnica e inventiva do cinema alemão sempre se mostrou digna de nota –inclusive para animações. Não por acaso, o primeiro desenho em longa-metragem nasceu ali, criado pela berlinense Lotte Reiniger.
 
Neste mês, as Bibliotecas Públicas Viriato Corrêa e Roberto Santos homenageiam o legado cinematográfico germânico com uma programação voltada às produções contemporâneas. A princípio, essa fase parecia reproduzir o mal-estar dos embates históricos enfrentados no país, em especial com relação ao fim da Segunda Guerra Mundial e os conflitos decorrentes da construção e posterior queda do Muro de Berlim, fator explorado por diferentes perspectivas ao longo dos anos. Na tentativa de conquistar espaço no circuito comercial e oferecer uma distração dos problemas sociais, algumas produções também investiram em temas mais acessíveis e despretensiosos.

Feita em parceria com o Goethe-Institut São Paulo, a mostra apresenta títulos selecionados a partir da filmoteca da instituição. A ideia é chamar atenção para produções que não tiveram lançamento comercial ou foram pouco divulgadas. 

Os primórdios do cinema contemporâneo não foram esquecidos. Concentrada na Viriato Corrêa, a lista inclui ficções e documentários, como “O país do silêncio e da escuridão” (1971), de Werner Herzog; “Poder dos sentimentos” (1983), de Alexander Kluge; e “As lágrimas amargas de Petra von Kant” (1971), de Rainer Werner Fassbinder, um dos principais diretores do Novo Cinema Alemão. 

A Roberto Santos reúne só trabalhos realizados após 2010, como “Barbara”, de Christian Petzold; “A Nona”, de Pierre-Henry Salfati, um curioso documentário sobre a origem e recepção da “Nona Sinfonia”, de Beethoven; e o divertido e comovente “Adeus, Lênin!”, de Wolfgang Becker.

A Viriato Corrêa exibe, também, um panorama das animações realizadas no país. A mostra foi dividida em quatro programas que percorrem sua trajetória. Cada bloco selecionado reúne vários curtas-metragens, relacionados aos períodos históricos do país.

Serviço:

CINEMA ALEMÃO CONTEMPORÂNEO
BIBLIOTECAS PÚBLICAS VIRIATO CORRÊA | ROBERTO SANTOS | ZONA SUL | DE 1º A 31 | GRÁTIS

Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica)
R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul. CEP 04021-050
| tel. 5573-4017 e 5574-0389

Biblioteca Pública Roberto Santos (Temática em Cinema). R. Cisplatina, 505, Ipiranga. Zona Sul| tel. 2273-2390 e 2063-0901

A mostra chega a duas bibliotecas públicas (BP).
| Os filmes são exibidos em DVD.

COMEDORES DE FERRO
(Eisenfresse, Alemanha, 2007, 85 min). Dir.: Shaheen Dill-Ria. Livre.
Ano após ano, camponeses empobrecidos sobrevivem mudando do norte de Bangladesh para o sul do país a fim de trabalhar no desmonte de enormes navios. 
| BP Roberto Santos. Dia 1º, 16h

A COR DO OCEANO
(Die farbe des ozean, Alemanha, 2010, 91 min). Dir.: Maggie Peren. Com Sabine Timoteo, Alex Gonzáles, Hubert Koundé e outros. +12 anos.
Policial desonesto, que controla a imigração nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol, é confrontado por uma turista alemã que testemunha uma tragédia envolvendo refugiados africanos.
| BP Roberto Santos. Dia 1º, 19h

A ESTRANGEIRA
(Die fremde, Alemanha, 2010, 119 min). Dir.: Feo Aladag. Com Sibel Kekilli, Nizam Schiller, Derya Elabora e outros. +12 anos.
Contra a vontade da família, jovem de origem turca luta por uma vida independente na Alemanha. 
| BP Roberto Santos. Dia 3, 16h

ALÉM DO AZUL SELVAGEM
(The Wild Blue Yonder, Alemanha/França/Reino Unido, 2005, 81 min). Dir.: Werner Herzog. Com Brad Dourif, Donald Williams, Ellen Baker e outros. +14 anos. 
Extraterrestre relata a história de seu planeta, as visitas de seu povo à Terra, sua fuga e, por fim, revela um conhecimento secreto. 
| BP Roberto Santos. Dia 3, 18h

A GRANDE LIQUIDAÇÃO
(Der grobe ausverkauf, Alemanha, 2006, 94 min). Dir.: Florian Opitz. Com Joseph Stiglitz, Bongani Lubisi, Simon Weller e outros. Livre.
Um maquinista britânico, uma mãe filipina, um ativista sul-africano e os moradores de uma cidade na Bolívia lutam contra a privatização e suas consequências. 
| BP Roberto Santos. Dia 8, 16h 

DESPEDIDA DE ONTEM
(Abschied von gestern, Alemanha, 1966, 88 min). Dir.: Alexander Kluge. Com Alexandra Kluge, Günther Mack, Hans Brammer e outros. +12 anos.
Após cumprir pena por roubo, jovem judia tenta começar vida nova “do outro lado”, na República Federal da Alemanha, em 1966. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 8, 17h

A INVISÍVEL 
(Die unsichtbare, Alemanha, 2011, 113 min). Dir.: Christian Schwochow. Com Stine Christensen, Ulrich Noethen, Dagmar Manzel e outros. +12 anos.
Estudante de arte dramática, inexperiente, é convidada para interpretar uma personagem com personalidade totalmente oposta à sua, fato que acaba deteriorando sua mente. 
| BP Roberto Santos. Dia 8, 19h

BARBARA
(Alemanha, 2012, 108 min). Dir.: Christian Petzold. Com Nina Hoss, Ronald Zehrfeld, Jasna Fritzi Bauer e outros. +12 anos.
Nove anos antes da queda do muro de Berlim, uma médica berlinense é presa e transferida para trabalhar num hospital de província como medida disciplinar.
| BP Roberto Santos. Dia 10, 16h

CONEXÃO KEBAB
(Kebab Connection, Alemanha, 2005, 96 min). Dir.: Anno Saul. Com Tatjana Velimirov, Farih Ogün Yardim, Romina Fütterer e outros. +12 anos.
Jovem alemão de descendência turca, que sonha dirigir o primeiro filme de kung fu na Alemanha, vê seus planos ameaçados quando a namorada engravida. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 10, 17h

A NONA
(Die Neunte, Alemanha, 2004, 80 min). Dir.: Pierre-Henry Salfati. Livre.
Em uma colagem de documentos históricos, o filme acompanha a trajetória da “Nona sinfonia”, de Beethoven, desde sua criação até hoje. 
| BP Roberto Santos. Dia 10, 18h

FATA MORGANA
(Alemanha, 1970, 79 min). Dir.: Werner Herzog. Com Wolfgang von Ungern-Sternberg, James Gledhill, Eugen des Montagnes e outros. Livre.
Viagem pela África, poética e surreal como um sonho, revela o mito da criação conjugado a imagens da destruição. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 15, 15h

A ORQUESTRA VERMELHA
(Die rote kapelle, Alemanha, 2004, 89 min). Dir.: Stefan Roloff. Com Hans Roloff, Tobias Bonn, Arndt v. Diepenbroick e outros. +14 anos.
Documentário sobre um dos maiores grupos de resistência ao regime nazista que dá voz aos sobreviventes e corrige mitos tradicionais, por meio de novas descobertas. 
| BP Roberto Santos. Dia 15, 16h

O PAÍS DO SILÊNCIO E DA ESCURIDÃO
(Land des schweigens und der dunkelheit, Alemanha, 1971, 85 min). Dir.: Werner Herzog. Com Fini Straubinger, M. Baaske, Elsa Fehrer e outros. Livre.
Este documentário é um ensaio sobre a comunicação. Na primeira parte, depoimentos de pessoas que perderam a visão e a audição ao longo da vida; na segunda, a realidade dos surdos-cegos de nascença. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 15, 17h

A TORRE
(Der turm, Alemanha, 2012, 88 min). Dir.: Christian Schwochow. Com Jan Liefers, S. Urzendowsky, Claudia Michelsen e outros. +12 anos.
Pouco antes da queda do muro de Berlim, cirurgião, que há muito se adaptou ao sistema de forma oportunista, precisa se adequar aos novos tempos. 
| BP Roberto Santos. Dia 15, 19h

ABSURDISTÃO
(Absurdistan, Alemanha, 2008, 88 min). Dir.: Veit Helmer. Com Julia Stemberger, Karl Markovics, Meltem Cumbul e outros. +12 anos.
Comédia sobre uma greve de sexo das moradoras de um vilarejo, para preservar antigas tradições matrimonias do local. 
| BP Roberto Santos. Dia 17, 16h 

AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT
(Bitteren tranen der Petra von Kant, Alemanha, 1972, 124 min). Dir.: Rainer Werner Fassbinder. Com Margit Carstensen, Hannah Schygulla e outros. +14 anos.
Uma arrogante e solitária estilista de prestígio se apaixona por uma jovem aspirante a modelo, que vai morar em sua casa e usá-la até não precisar mais.
| BP Viriato Corrêa. Dia 17, 17h

ADEUS, LÊNIN!
(Goodbye, Lenin!, Alemanha, 2003, 117 min). Dir.: Wolfgang Becker. Com Daniel Brühl, Katrin Sab, Chulpan Khamatova e outros. +14 anos.
Comédia dramática e comovente sobre uma mãe que entra em coma ao ver o filho ser preso em um protesto contra o regime e só acorda depois da queda do muro de Berlim. Para evitar que ela piore, o rapaz finge que a Alemanha continua dividida como antes.
| BP Roberto Santos. Dia 17, 18h

DEBAIXO DA NEVE
(Unter schnee, Alemanha, 2010-11, 108 min). Dir.: Ulrike Ottinger. Com Setsuko Arakawa, Kiyotsugu Fujima, Takamasa Fujima e outros. +12 anos.
Na província japonesa de Echigo, o inverno é intenso e os moradores têm de se adaptar conforme a quantidade de neve. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 22, 15h

CRIANÇAS DO CLARÃO DA LUA
(Mondscheinkinder, Alemanha, 2006, 87 min). Dir.: Manuela Stacke. Com Leonie Krahl, Lucas Calmus, Lucas Hardt e outros. Livre.
Jovem se apaixona pela primeira vez e se sente dividida entre suas emoções e as preocupações com o irmão de 7 anos, acometido por uma doença grave. 
| BP Roberto Santos. Dia 22, 16h

TRABALHO OCASIONAL DE UMA ESCRAVA
(Gelegenheitsarbeit einer sklavin, Alemanha, 1973, 91 min). Dir.: Alexander Kluge. Com Alexandra Kluge, Franz Bronski, Sylvia Gartmann e outros. +14 anos.
Mulher mantém um consultório de abortos como fonte de renda para sustentar os três filhos e o marido, ainda estudante, e para poder dar-se ao luxo de ter mais filhos. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 22, 17h

ENTARDECER 
(Nachmittag, Alemanha, 2007, 97 min). Dir.: Angela Schanelec. Com Jirka Zett, Miriam Horwitz, Angela Schanelec e outros. +12 anos.
Adaptação livre da peça “A gaivota”, do escritor russo Anton Tchekhov, sobre os acontecimentos que envolvem uma atriz de teatro nos três dias de verão que passa em sua casa num lago, nas proximidades de Berlim (Alemanha). 
| BP Roberto Santos. Dia 22, 19h

A PATRIOTA
(Die patriotin, Alemanha, 1979, 121 min). Dir.: Alexander Kluge. Com Hannelore Hoger, Dieter Mainka, Alfred Edel e outros. +12 anos.
Professora busca as raízes da história alemã por meio de pesquisas sobre bombardeios, o congresso do Partido Social-Democrata e a história do corpo humano. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 23, 15h

EDUKATORS
(Die fetten jahre sind vorbei, Alemanha, 2004, 127 min). Dir.: Hans Weingartner. Com Daniel Brühl, Julia Jentsch, Stipe Erceg e outros. +14 anos.
Como forma de protesto contra o proletariado, um trio de jovens invade a casa de pessoas ricas para desarrumar a decoração. Um fato inesperado afeta essa rotina e a harmoniosa relação entre eles.
| BP Viriato Corrêa. Dia 23, 17h

FANTASMAS
(Gespenster, Alemanha, 2005, 85 min). Dir.: Christian Petzold. Com Claudia Geissler, Philipp Haub, Victoria von Trauttmansdorff e outros. +12 anos.
O filme trata da sensação de solidão e inexistência sobre a alma de três mulheres que têm seus caminhos cruzados em Berlim (Alemanha). 
| BP Roberto Santos. Dia 24, 16h

IMAGENS DO MUNDO E EPITÁFIOS DA GUERRA
(Bilder der welt und inschrift des krieges, Alemanha, 1988, 75 min). Dir.: Harun Farocki. Com Ulrike Grote, Harun Farocki e outros. +14 anos.
Em 1944, pilotos americanos fazem fotos aéreas das fábricas alemãs sem se dar conta que registravam o campo de concentração de Auschwitz. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 24, 17h

CRIANÇAS DO GUETO
(Ghettokids, Alemanha, 2002, 88 min). Dir.: Christian Wagner. Com Ioannis Taialas, Toni Osmani, Barbara Rudnick e outros. +12 anos.
Jovem grego que vive com a mãe em um bairro violento de Munique (Alemanha) é sustentado pelo tráfego de drogas praticado pelo irmão mais velho, que mora em um vagão de trem abandonado. 
| BP Roberto Santos. Dia 24, 18h

HOW MUCH WOOD WOULD A WOODCHUCK CHUCK?
(Alemanha, 1976, 45 min). Dir.: Werner Herzog. Com Ralph Wade, Alan Ball, Steve Liptay e outros. +12 anos.
O documentário reúne entrevistas e cenas gerais do Campeonato Mundial dos Leiloeiros de Gado, realizado em 1975, em Fort Collins, no Colorado (EUA). 
PASTORES DO SOL 
(Hirten der Sonne, Alemanha, 1989, 50 min). Dir.: Werner Herzog. +12 anos.
Partindo de uma festa que se realiza anualmente, o diretor retrata a tribo nômade dos Wodaabe, no sul do Saara. 
| Exibições seguidas. BP Viriato Corrêa. Dia 29, 15h

DREILEBEN: ALGO MELHOR DO QUE A MORTE
(Dreileben etwas besseres als den tod, Alemanha, 2010-11, 88 min). Dir.: Christian Petzold. Com Jacob Matschenz, Luna Mijovic, Vijessna Ferkic e outros. +16 anos.
Filho de família rica presta serviço comunitário em um hospital no meio da floresta da Turíngia (Alemanha). No mesmo dia em que ele conhece uma bela jovem da Bósnia, um criminoso sexual consegue escapar do hospital, colocando todos em perigo.
| BP Roberto Santos. Dia 29, 16h

O PODER DOS SENTIMENTOS
(Die macht der gefühle, Alemanha, 1983, 115 min). Dir.: Alexander Kluge. Com Hannelore Hoger, Alexandra Kluge, Edgar Boehlke e outros. +14 anos.
Várias histórias que mexem com as emoções se cruzam nesta trama, como a da criança morta na guerra e a de outra que é espancada até a morte.
| BP Viriato Corrêa. Dia 29, 17h

HOTEL LUX
(Alemanha, 2010-11, 103 min). Dir.: Leander Haubmann. Com Michael Bully Herbig, Jürgen Vogel, Thekla Reuten e outros. +12 anos.
Em 1933, em Berlim (Alemanha), uma dupla de comediantes, estrelas do cabaré Hans Zeisig, destaca-se com uma paródia de Hitler e Stalin. Mas essa situação não se sustenta por muito tempo. 
| BP Roberto Santos. Dia 29, 19h

A DOENÇA DO SONO
(Schlafkrankheit, Alemanha, 2010-11, 91 min). Dir.: Ulrich Köhler. Com Pierre Bokma, Jean-Christophe Folly, Jenny Schily e outros.
Depois de 20 anos dirigindo um programa de tratamento da doença do sono em diferentes países da África, médico alemão decide retornar à Alemanha. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 30, 15h

A ERA DOS IGNORANTES
(The Age of Stupid, Alemanha, 2009, 92 min). Dir.: Franny Armstrong. Com Pete Postlethwaite, Jeh Wadia, Alvin DuVernay e outros. +12 anos.
Em 2055, a destruição ambiental dizimou a humanidade e um velho sobrevivente precisa recuperar o último arquivo da civilização humana, abandonado no meio do oceano. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 30, 17h

JERICHOW
(Alemanha, 2008-9, 93 min). Dir.: Christian Petzold. Com Benno Fürmann, Nina Hoss, Hilmi Sözer e outros. +12 anos.
Triangulo amoroso entre um ex-soldado do Afeganistão, que foi desonrosamente exonerado, um empresário turco-alemão, que o contrata como motorista, e a bela esposa do patrão.
| BP Roberto Santos. Dia 31, 16h

A SEGURANÇA INTERNA
(Die innere sicherheit, Alemanha, 2000, 119 min). Dir.: Christian Petzold. Com Julia Hummer, Barbara Auer, Richy Müller e outros. +14 anos.
Casal de ex-militantes de um movimento terrorista dos anos 1970 vive na clandestinidade com a filha adolescente, até que um simples descuido faz tudo vir abaixo. 
| BP Viriato Corrêa. Dia 31, 17h

CAPITAL DE RISCO
(Nicht ohne risiko, Alemanha, 2004, 50 min). Dir.: Harun Farocki. +12 anos.
Representantes de uma empresa média e de uma companhia de capital de risco encontram-se para a concessão de um empréstimo e poder fabricar uma invenção técnica em série.
IMAGENS DA PRISÃO
(Gefängnisbilder, Alemanha, 2000, 60 min). Dir.: Harun Farocki. +12 anos.
O documentário reúne imagens dos pátios da prisão de Corcoram (EUA) e vídeos usados para a formação dos funcionários para mostrar o retrato dos presídios ao longo dos 100 anos do cinema.
| Exibições seguidas. BP Roberto Santos. Dia 31, 18h

HISTÓRIA DO CINEMA ALEMÃO DE ANIMAÇÃO
BIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA | SALA LUIZ SÉRGIO PERSON | ZONA SUL | +12 ANOS | GRÁTIS
Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica). R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul. CEP 04021-050 | tel. 5573-4017 e 5574-0389
| As animações são exibidas em DVD.
ARTEMÍDIA
(Medien-Kunst Media Art, Alemanha, 1922-31, 76 min). Diversos diretores.
Reunidas pela primeira vez, estas animações sobre artemídia dão uma ideia da gama de gêneros artísticos ensinados e praticados na Bauhaus, primeira escola de design do mundo. A instituição foi fundada em 25 de abril de 1919, na extinta República de Weimar, Alemanha. 
| Dia 2, 15h

ANIMAÇÃO NO PERÍODO NAZISTA
(Alemanha, 1937-1944, 154 min). Diversos diretores.
O entusiasmo pessoal de Hitler pelo cinema de animação é conhecido não apenas pelos registros do diário de Joseph Goebbels. Ambos tinham em mente criar um estúdio equivalente ao de Walt Disney. O fomento ao cinema alemão de animação ocorreu com a intenção de explorar ao máximo seu potencial comercial e, além disso, utilizá-lo como propaganda nacional. 
| Dia 2, 17h

CRÍTICA E EXPERIMENTAÇÃO - O CINEMA DE ANIMAÇÃO DA ALEMANHA OCIDENTAL
(Alemanha, 1989-2006, 129 min). Diversos diretores.
O documentário reúne obras do cinema de animação do pós-guerra, época em que sugiram trabalhos de caráter satírico, como os de Wolfgang Urchs e Boris von Borresholm, assim como uma nova geração de diretores, entre eles Helmut Herbst e Franz Winzentsen, 
que combinava experimentações cinematográficas com temas políticos. 
| Dia 3, 17h

CONTEMPORÂNEOS - O CINEMA ALEMÃO DE ANIMAÇÃO DA ATUALIDADE
(Alemanha, 1989-2006, 129 min). Diversos diretores.
Com a queda do muro de Berlim, na Alemanha, também se alterou o panorama local do cinema de animação, introduzindo bonecos, computação gráfica, entre outras formas mistas de expressão artística. 
| Dia 8, 15h