Mônica Nador e mais quatro artistas expõem no CCSP

2ª Mostra do Programa de Exposições 2014 tem início no dia 2 de agosto


Colcha de retalhos reúne trabalhos de estudantes de arte
sul-coreanos inspirados no Brasil

Por Gilberto De Nichile

Uma grande colcha de retalhos de 60 metros quadrados é o trabalho que a artista plástica Mônica Nador exibe, a partir do dia 2, no Piso Caio Graco do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Ao ser convidada para integrar a 2ª Mostra do Programa de Exposições 2014, a artista desenvolveu a peça, fruto de uma decisão tomada, há 12 anos, de trocar seu atelier exclusivo por uma arte coletiva, na qual, com a ajuda de moradores de comunidades carentes, passou a desenvolver a pintura de grandes murais e fachadas de residências.

“Na verdade, esta colcha de retalhos dá continuidade à obra que realizei em 2012, quando participei da Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul”, diz Mônica. “Ali, sob minha orientação, jovens estudantes de arte sul-coreanos, utilizando a técnica de estêncil (pintura sobre estampas perfuradas), passaram para o tecido suas impressões pessoais sobre o Brasil”. Segundo a artista, agora o verso dessa colcha foi enriquecido com cinco serigrafias, inspiradas em trabalhos dela e transpostas para o tecido em parceria com artistas brasileiros. 

Além de Mônica, mais quatro artistas plásticos participam desta segunda edição da Mostra 2014. Eles foram selecionados entre os mais de 700 candidatos que enviaram seus trabalhos à comissão julgadora, formada por especialistas. Foram classificados Vitor Butkus, gaúcho, pesquisador em artes visuais e dedicado à arte contemporânea; Alexandre Brandão, mineiro, premiado, em 2010, na 5ª Bienal Internacional de Videoarte, em Washington (EUA); Shima, paulista, filho de imigrantes japoneses, graduado em desenho industrial e que utiliza a metodologia do design para desenvolver projetos em performances artísticas; e Zed Nesti, carioca que trabalha com quadrinhos e ilustrações e desenvolve pinturas a óleo, associando-as a elementos da moda, jornalismo e Facebook.

O Programa de Exposições do CCSP tem 24 anos de existência e é um dos mais antigos eventos anuais de incentivo aos jovens talentos na área de artes plásticas. Os selecionados, além de poder expor seus trabalhos coletivamente ao lado de um artista já conceituado, recebem prêmios em dinheiro.

Serviço: Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. Centro. De 2/8 a 26/10. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis