Biblioteca Mário de Andrade promove encontro “Um chamado por Gaza, o legado de Edward Said”

Evento visa fortalecer as manifestações brasileiras de solidariedade à Palestina e acontece dia 24, às 19h


Da esquerda para a direita: João Brant e Gabriel Portella, assessoria do
Gabinete; Marian Said; Alfredo Manevy, secretário adjunto da Cultura; Saad
Chedid e Geraldo Campos,  pesquisadores da cultura árabe; Heloísa Dib; do
 Icarabe; e Professor João Amorim, da UNIFESP. Equipe foi recebida na
manhã do dia 24 na Secretaria de Cultura (Foto: Sylvia Masini)


O Icarabe (Instituto de Cultura Árabe) e a Biblioteca Mário de Andrade convidam para o encontro “Um chamado por Gaza, o legado de Edward Said”. Neste momento, em que se intensifica a ofensiva israelense a Gaza, faz-se necessário, mais do que nunca, revisitar a obra do humanista Edward Said - lúcida e ao mesmo tempo extremamente crítica ao colonialismo – e fortalecer as manifestações brasileiras de solidariedade à Palestina.

O evento terá a presença de Mariam Said, Presidente da Fundação Baremboim-Said, que traz consigo o legado de seu marido, falecido em 2003, e de outros intelectuais: Saad Chedid (Diretor da Cátedra de Estudos Palestinos da Universidade de Buenos Aires e Editor da Revista Holy Land Studies, da Universidade de Edimburgo), Salem Nasser (presidente do Icarabe); José Arbex (jornalista); Gershon Knispel (artista plástico e colunista da revista Caros Amigos); Reginaldo Nasser (professor de Relações Internacionais da PUC-SP).

Em meio às falas dos convidados, serão lidos trechos da obra de Said e declamadas poesias. Convidamos movimentos sociais e toda a sociedade civil brasileira a esse chamado de mobilização e solidariedade por Gaza.

Serviço: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, próximo às estações Anhangabaú e República do metrô. Dia 24, 19h. Grátis