Antiga sede da Escola de Bailado deverá se tornar Centro de Referência da Dança

Na manhã desta quarta-feira, 16 de julho, o Secretário Municipal de Cultura reuniu-se com artistas da dança para discutir o projeto de criação do Centro de Referência da Dança na antiga sede da Escola de Bailado

O projeto apresentado no encontro é uma ação piloto que tem, entre seus eixos, a preservação da memória histórica da dança produzida na cidade e a cessão de salas para ensaio de artistas (Foto: Sylvia Masini)

No início de maio deste ano, a antiga sede da Escola Municipal de Bailado foi invadida por um grupo de forma ilegal e ilegítima. Após diversas tentativas de recuperar o espaço, a retomada aconteceu em 18 de junho. 

Diferentemente de outros espaços ociosos ocupados por grupos culturais, o local tinha uma série de atividades culturais regulares. A invasão resultou na apropriação privada do espaço por um pequeno grupo e prejudicou inúmeras ações previstas.

No final da manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, foi realizada uma reunião, coordenada pelo Secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira, com artistas da dança, para apresentação de um projeto de criação do futuro Centro de Referência da Dança, em parceria com a Cooperativa de Dança. Esta proposta reverencia a vocação do espaço, que abrigou, durante 74 anos, a antiga a Escola de Bailado, atual Escola de Dança de São Paulo, que formou inúmeras gerações de dança na cidade.

Estiveram presentes neste encontro diversas lideranças da dança na cidade como  Sandro Borelli (presidente da Cooperativa de Dança); Maria Pia Finocchio (Presidente do Sinddança); Esmeralda Gazal (ex- diretora da escola de bailado); Iracity Cardoso (diretora do Balé da Cidade); Susana Yamauchi (diretora da Escola de Dança de São Paulo); Marcos Moraes (Núcleo Marcos Moraes); Nelson Triunfo (hip-hop); Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança); Andrea Soares (Núcleo Pé de Zamba); Gal Martins (Cia Sansacroma); Jorge Garcia (Grupo J. Garcia Dança Contemporânea); Fernando Lee (Grupo Omstrab); Alex Ratton (Cia Damas em Transito e os Bucaneros); Anderson Lago Leite (Balangandança Cia) e Claudio Gimenez (Cia Mariana Muniz de Teatro e Dança). 

O projeto que se inicia é uma ação piloto, tem como principais eixos: programação permanente de oficinas de diversas modalidades de dança; preservação da memória histórica da dança produzida na cidade; cessão de salas para ensaio de artistas, grupos, companhias; realização de atividades de dança em diálogo com diferentes linguagens; realização de Mostras como a Mostra de Fomento à Dança e a Mostra Latino Americana de Dança, por exemplo.