Pianista ucraniana é atração em concerto da Orquestra Sinfônica Municipal

Valentina Lisitsa e Orquestra apresentam “Concerto nº 3”, de Rachmaninov, dia 26, no Theatro Municipal


Valentina Lisitsa faz os solos do “Concerto nº 3, em ré menor, Op. 30”,
de Rachmaninov (Foto: Alexei Kuznetsoff)


Por Gilberto De Nichile


Valentina Lisitsa é uma pianista ucraniana, nascida em Kiev, em 1973, e radicada atualmente nos Estados Unidos, onde venceu vários concursos e se apresenta regularmente como solista. Neste mês, a artista faz os solos do “Concerto nº 3, em ré menor, Op. 30”, de Sergei Rachmaninov, na apresentação que a Orquestra Sinfônica Municipal faz dia 26, às 20h, no Theatro Municipal, repetida no dia seguinte, no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Na segunda parte do programa, a OSM executa “Assim falou Zarathustra”, de Richard Strauss.

“Conheço Lisitsa há muitos anos. Já tocamos juntos tanto no Brasil quanto na Europa e posso atestar que se trata de uma grande pianista”, diz o maestro John Neschling, que regerá os concertos que contam com obras de dois importantes compositores contemporâneos.

“Concerto nº 3” foi composto por Rachmaninov em 1909 e é considerado uma das obras para piano mais difíceis de serem executadas. “Assim falou Zarathustra”, de 1896, inspira-se do tratado filosófico homônimo escrito por Friedrich Nietzsche e fez parte da trilha sonora do clássico da ficção científica, “Uma odisseia no espaço” (2001), de Stanley Kubrick.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Pça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Tel. 3397-0327. Dia 26, 20h. R$ 20 a R$ 60