Centro Cultural São Paulo recebe 11ª edição do Projeto Semanas de Dança

Coreografias, oficinas e exibição de longa-metragem estão na programação, que acontece entre os dias 16 e 27 de julho


"A Pele da Máquina", de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira,
será apresentada dias 19 e 20 (Foto: Darko Valupotic)


Por Gabriel Fabri


Entre os dias 16 e 27 de julho, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) é tomado pelo tradicional projeto Semanas de Dança. O evento chega à sua 11ª edição e apresenta uma grande variedade de espetáculos, além de outras iniciativas, como a exibição do filme “Pinta”, de Jorge Alencar. A entrada para todas as atividades é gratuita. O projeto acontece anualmente e visa divulgar a produção cênica brasileira e fomentar as discussões sobre ela.


O destaque são as duas coreografias da companhia Mauricio Oliveira e Siameses: “Justine”, no dia 18, e “Albedo”, no dia 19. A primeira é inspirada no trabalho da artista plástica inglesa Justine Smith, que utiliza notas de dinheiro para criar representações de objetos da natureza. A fragilidade do papel recortado é o ponto de partida do espetáculo. Já “Albedo” é inspirada nos conceitos da psicologia alquímica, que estuda a relação da alquimia na psicologia, e discute a busca para se adequar aos ideais de beleza da sociedade contemporânea. Ambas são dirigidas por Mauricio Oliveira.


Já no espetáculo “Tira Meu Fôlego”, apresentado nos dias 26 e 27, a diretora Elisa Ohtake indaga o que acontece com um bailarino experiente – para quem a dança é muito mais que um simples divertimento –, quando ele é provocado a dançar apaixonadamente. Para isso, Elisa recrutou cinco dançarinos para desestabilizá-los e provocá-los.


Ainda integram a programação os espetáculos “Pele na Máquina”, com Ana Catarina e Ângelo Madureira, nos dias 19 e 20; “Ricercar”, com Luiz Fernando Bongiovanni e Dimos Goudaroulis, nos dias 24 e 25; e, por fim, “Obrigada Por Vir”, nos dias 25 e 26, com André Menezes, Beatriz Sano, Key Sawao, Marina Massoli, Rafael Anacleto e Ricardo Iazzetta.


Além das coreografias, o projeto Semandas de Dança promove a exibição do filme “Pinta”, de Jorge Alencar, entre os dias 16 e 23, às 18h. A obra é um documentário experimental que amarra diversos episódios que misturam dança, humor e erotismo, dialogando com as chanchadas brasileiras e a cultura baiana. Nos dias 18 e 19, o diretor ministra a oficina “Que tipo de arte você realmente está afim de produzir?”, que propõe uma reflexão sobre os interesses que levam as pessoas a produzirem e a se relacionarem com a arte.


O coreógrafo Wagner Schwartz ministra, no dia 16, às 20h, a palestra “Biografia de Um Objeto”, propondo reflexões sobre a dança; Isabel Marques e Caleidos Cia. de Dança realizam, no dia 27, a oficina “Conferência Dançada”, para o público infanto-juvenil, pais e educadores; e Cláudia Müller e Clarissa Sacchelli realizam, todas as quartas, sextas e sábados, das 16h às 20h, a intervenção artística “Precisa-se de público”.


Serviço: Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002.  De 16 a 27 de julho. Grátis.


Confira a programação completa:

PRECISA-SE PÚBLICO

Intervenção artística. Criação, concepção e interpretação: Cláudia Müller e Clarissa Sacchelli. Dir.: Cláudia Müller.
| Espaço Flávio Império. De 16 a 27. 4ª, 6ª e sáb., das 16h às 20h (não é necessário retirar ingresso)

BIOGRAFIA DO OBJETO
Palestra/demonstração com Wagner Schwartz. +12 anos.
| Sala Adoniran Barbosa. Centro. Dia 16, 20h (retirar ingresso a partir das 18h)

PINTA
Filme: (Brasil, 2013 - 72min - indicação: 18 anos)
direção: Jorge Alencar - elenco: Harildo Déda, Daniel Becker, Audrey Consiglio, Vanessa Mello, Larissa Alencar, Fábio Osório Monteiro, Fafá Carvalho, Lia Lordelo, Célia e Cristina, Paula Lice, Jorge Alencar, Joline Andrade, Leo França, Márcio Nonato, Neto Machado, Gugu Ribeiro, Sheila Ribeiro, Ellen Mello, Martina Barreto, Eduardo Gomes, Ana Lúcia Oliveira, Seu Cordeiro, Anderson, Daniel Moura, Eyshila Butterfly e Quadrilha Asa Branca
Pinta é um longa-metragem constituído por episódios atravessados por eróticas latejantes, delírios musicais e enigmas coreográficos.
| Sala Paulo Emilio Salles Gomes. De 16 a 23, 18h
Oficina: “Que tipo de arte você realmente está a fim de produzir?”. Coord.: Jorge Alencar (coreógrafo e diretor do filme “Pinta”).
| Para artistas de dança, cinema, artes visuais e audiovisual. 30 vagas. Inscrições até dia 10. Deve-se enviar currículo resumido para o e-mail ccspdanca@gmail.com. A lista com os selecionados será divulgada a partir do dia 16 no site www.centrocultural.sp.gov.br . Sala de ensaio. Dias 18 e 19, das 10h às 14h

MAURICIO DE OLIVEIRA & SIAMESES
Espetáculos: “Justine” e “Albedo”. Com Rodrigo Rivera ou Ivan Bernadelli e Mauricio de Oliveira. 40 min. Livre.
| Sala Jardel Filho. “Albedo”. Dia 18, 20h; “Justine”. Dia 19, 20h (retirar ingresso a partir das 18h)

ÂNGELO MADUREIRA E ANA CATARINA VIEIRA
Espetáculo: “A pele da máquina” (recriação). 50 min. +12 anos.
| Sala Jardel Filho. Dias 19 e 20, 20h (retirar ingresso a partir das 18h)

RICERCAR
Com Luiz Fernando Bongiovanni e Dimos Goudaroulis. 60min. +12 anos.
| Sala Jardel Filho. Dia 24, 20h; dia 25,10h (retirar ingressos: duas horas antes do início do espetáculo)

KEY ZETTA CIA. DE DANÇA
Espetáculo: “Obrigada por vir”. Criação e interpretação: André Menezes, Beatriz Sano, Key Sawao, Marina Massoli, Rafael Anacleto e Ricardo Iazzetta. 45 min. Livre.
| Sala Jardel Filho. Dias 25 e 26, 20h (retirar ingresso a partir das 18h)

TIRA MEU FÔLEGO
Criação e interpretação: Cristian Duarte, Rodrigo Andreolli, Sheila Ribeiro, Raul Rachou, Eduardo Fukushima e Elisa Ohtake. 140 min. +12 anos.
| Sala Jardel Filho. Dias 26 e 27, 20h (retirar ingresso a partir das 18h)

CONFERÊNCIA DANÇADA
Com Isabel Marques e Caleidos Cia. de Dança. 60 min. Livre.
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 27, 16h (não é necessário retirar ingresso)

PARA NÃO ESQUECER OU I’M VERY MUCH IN LOVE W/U
Palestra/demonstração com Talma Salem.
| Praça Mário Chamie. Dia 27, 18h (não é necessário retirar ingresso)

JORNAL DIÁRIO
Com Anna Livia.
Distribuição ao público de jornal durante o evento.
| De 16 a 27

PENSANDO ALTO/À PRIMEIRA VISTA
Curadoria e coord.: Elisabete Finger.
Programa de web radio durante o evento. Endereço de acesso: http://www.ccsplab.org/maisccsp/
| De 16 a 27