Filmes de Hitchcock são exibidos em três bibliotecas

Mostra apresenta 13 títulos, entre os dias 3 e 31; "Sabotagem", "Festim Diabólico" e "Disque M para Matar" estão na programação


“Festim diabólico”: para provar que planejaram o crime perfeito,
dois amigos escondem o corpo no baú que serve de mesa em uma festa



Por Luísa Bittencourt


Apesar de não ser segredo, fãs de Alfred Hitchcock se divertem ao vê-lo fazendo aparições relâmpago em muitos dos seus filmes. Neste mês, frequentadores das Bibliotecas Públicas Adelpha Figueiredo e Paulo Setúbal, na zona leste, e Pedro Nava, na zona norte, podem conferir essa característica que marcou 30 dos mais de 50 longas-metragens dirigidos por ele. Treze dessas produções integram, entre os dias 3 e 31, a mostra “Hitchcock nas bibliotecas”.

Entre os 13 títulos selecionados está “Festim diabólico”, longa filmado em um meticuloso plano-sequência em que o diretor aparece em dois momentos: logo no início, ao atravessar uma rua, e em um cartaz de neon refletido no apartamento, cenário da história. Ambientado em Nova York (EUA), o filme mostra dois homens que cometem um assassinato e escondem o corpo em um baú que serve de mesa em uma festa.

Em “Um corpo que cai”, o diretor faz sua breve aparição em uma cena em que está andando na rua, usando um terno cinza. O filme conta a história de um detetive aposentado por sentir vertigem em locais altos e que precisa seguir a mulher de um ex-colega de faculdade pela cidade de São Francisco.

Serviço: Hitchcock nas Bibliotecas. +14 anos. De 3 a 31/07. Grátis
| Biblioteca Pública Adelpha Figueiredo. Pça Ilo Ottani, 146, Pari. Zona Leste. Tel. 2292-3439
| Biblioteca Pública Paulo Setúbal. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. Tel. 2211-1508 e 2211-1507
| Biblioteca Pública Pedro Nava. Rua Helena do Sacramento, nº 1.000 – Mandaqui. Zona Norte. Tel. 2973-7293

Veja a programação completa:

SABOTAGEM
(Sabotage, Inglaterra, 1936, 80 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com Sylvia Sidney, Oskar Homolka, Desmond Tester e outros.
Mulher de um gerente de cinema suspeita que o marido esteja cometendo sabotagens em Londres (Inglaterra). As desconfianças aumentam quando seu irmão é vítima de um atentado.
| BP Pedro Nava. Dia 3, 14h

REBECCA - A MULHER INESQUECÍVEL
(Rebecca, EUA, 1940, 130 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com Laurence Olivier, Joan Fontaine, George Sanders e outros.
Uma jovem de origem humilde se casa com um rico nobre inglês, atormentado por lembranças de sua falecida esposa. Após o casamento, a moça se surpreende com o passado dele.
| BP Adelpha Figueiredo. Dia 4, 16h (sessão sujeita a cancelamento em caso de jogo do Brasil na Copa)

SOB O SIGNO DE CAPRICÓRNIO
(Under Capricorn, EUA/Reino Unido, 1949, 117 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com Ingrid Bergman, Joseph Cotten, Michael Wilding e outros.
Em 1831, homem sai da Irlanda para começar uma nova vida na Austrália, sem saber que se envolverá em um perigoso triângulo amoroso depois que conhece um rude proprietário de terras e descobre que a esposa deste foi sua colega de infância.
| BP Paulo Setúbal. Dia 7, 16h

DISQUE M PARA MATAR
(Dial M for Murder, EUA, 1954, 105 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com Ray Milland, Grace Kelly, Robert Cummings e outros.
Homem decide matar a mulher e faz chantagem a um ex-colega de faculdade, obrigando-o a assassiná-la como se fosse um assalto. Um fato inesperado dá uma reviravolta no plano.
| BP Pedro Nava. Dia 10, 14h

FESTIM DIABÓLICO
(Rope, EUA, 1948, 80 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com James Stewart, John Dall, Farley Granger e outros.
Na cidade de Nova York (EUA), dois rapazes inteligentes matam um amigo. Para provar que são capazes de realizar o crime perfeito, decidem esconder o corpo em um baú, que servirá, mais tarde, como mesa durante uma festa.
| BP Adelpha Figueiredo. Dia 11, 16h

CHANTAGEM E CONFISSÃO
(Blackmail, Inglaterra, 1929, 84 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com Anny Ondra, Sara Allgood, Charles Paton e outros.
Jovem tímida aceita a sugestão do noivo detetive de conhecer o ateliê de um pintor. Lá, ela sofre tentativa de estupro e mata o artista, mas a única testemunha do crime decide fazer chantagem. Primeiro filme sonoro realizado na Inglaterra.
| BP Paulo Setúbal. Dia 14, 16h

PSICOSE
(Psycho, EUA, 1960, 109 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles e outros.
Mulher rouba o patrão e foge para encontrar o namorado na Califórnia (EUA). No caminho, hospeda-se em um hotel à beira da estrada, onde é misteriosamente assassinada.
| BP Pedro Nava. Dia 17, 14h

JANELA INDISCRETA
(Rear Window, EUA, 1954, 112 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com James Stewart, Grace Kelly, Thelma Ritter e outros.
Enquanto está com a perna engessada, fotógrafo passa o tempo observando, através da janela de seu apartamento, a vida dos vizinhos, até julgar ter visto um assassinato.
| BP Adelpha Figueiredo. Dia 18, 16h

O TERCEIRO TIRO
(The Trouble with Harry, EUA, 1955, 99 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com Edmund Gwenn, John Forsythe, Shirley MacLaine e outros.
Problemas eclodem em uma pacata cidadezinha da Nova Inglaterra (EUA) quando o cadáver de um homem é encontrado na floresta. Todos os habitantes parecem ter algum envolvimento com o crime.
| BP Paulo Setúbal. Dia 21, 16h

UM CORPO QUE CAI
(Vertigo, EUA, 1958, 128 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes e outros.
Aposentado por sofrer de vertigem em locais altos, detetive é contratado por um ex-colega de faculdade para vigiar a esposa, uma suicida em potencial.  
| BP Pedro Nava. Dia 24, 14h

OS PÁSSAROS
(The Birds, EUA, 1963, 119 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com Tippi Hedren, Rod Taylor, Jessica Tandy e outros.
Ao levar um casal de periquitos para um comprador, que vive em uma cidade praiana, vendedora de um pet shop se envolve em um terrível incidente: milhares de pássaros atacam a população sem um motivo aparente.
| BP Adelpha Figueiredo. Dia 25, 16h

MARNIE - CONFISSÕES DE UMA LADRA
(Marnie, EUA, 1964, 132 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com Sean Connery, Tippi Hedren, Diane Baker e outros.
Ladra é chantageada por uma de suas vítimas potenciais, um colega de trabalho que deseja se casar com ela para descobrir a razão dos roubos.
| BP Paulo Setúbal. Dia 28, 16h

O HOMEM QUE SABIA DEMAIS
(The Man Who Knew Too Much, EUA, 1956, 120 min). Dir.: Alfred Hitchcock. Com James Stewart, Doris Day, Brenda De Banzie e outros.
Depois de testemunharem a morte de um espião francês no mercado de Marrakech, casal de americanos, em férias com o filho no Marrocos, é envolvido numa trama de espionagem internacional, com sequestros e assassinatos.
| BP Pedro Nava. Dia 31, 14h