Movimento Steampunk ganha destaque em mostra

Entre os dias 1° e 23 de julho, Cine Olido exibe filmes do gênero que deriva do cyberpunk

Clássico “Metrópolis”, de Fritz Lang, alterna-se com 
produções mais recentes de ficção científica


Por Lidyanne Aquino

É como observar uma fotografia antiga, com pessoas trajando vestimentas pesadas e tão caras ao passado, porém em um contexto diferente: futurista, invadido por parafernálias tecnológicas. “É muito enriquecedor enxergar o passado pelas lentes do presente, porque ao recriar a nossa história, ao engendrar passados alternativos, somos obrigados a repensar nosso estado atual”, afirma o escritor Alexandre Mandarino ao definir o que é o steampunk. Ele é um dos organizadores da mostra de cinema sobre o movimento, que tem adeptos em todo o mundo, exibida no Cine Olido entre os dias 1º e 23.

O gênero originou-se na literatura, no fim dos anos 1980, sob forte influência dos romances científicos. A princípio, era um derivado do cyberpunk, uma linha da ficção científica caracterizada pela presença da alta tecnologia e do baixo nível de vida – uma forma de falar sobre as falhas da sociedade em meio a um universo completamente moderno. Era assim denominado por misturar a ascendente (no período) cultura hacker com a punk. No caso específico do steampunk (“steam” significa vapor em inglês), a tecnologia a vapor não se tornou obsoleta, pelo contrário, desenvolveu-se mais que as outras. Mandarino cita os escritores norte-americanos Neal Stephenson e Paolo Bacigalupi e a russa Ekaterina Sedia como algumas de suas referências. Tamanha criatividade não tardou a impressionar outras instâncias das artes. Inspirou filmes, quadrinhos, games e se faz presente até hoje na moda e no design.

Em parceria com Remier Lion, Mandarino definiu alguns eixos temáticos para escolher os 22 títulos da programação: a reimaginação da era vitoriana, máquinas à frente de seu tempo e a utilização de personagens clássicos sob uma nova roupagem. Para tanto, escolheram diretores como Terry Gilliam (“As aventuras do Barão Munchausen”), Katsuhiro Otomo (“Steamboy”), Fritz Lang (“Metropolis”), Tim Burton (“A lenda do cavaleiro sem cabeça”) e Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro (“Ladrão de sonhos”). “Para manter o arco bem aberto, pinçamos de blockbusters a clássicos, de filmes pipoca a raridades”, explica o organizador. E finaliza, brincando: “Tem para todo tipo de vapor.”

No sábado, dia 19, às 17h, haverá um debate sobre o tema com convidados. Ao fim do bate-papo, a editora Draco, que estará expondo seus livros no mesmo dia, realizará um sorteio.

Serviço: Galeria Olido – Cine Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. 1º a 23. R$1.

| Os filmes são exibidos em DVD.

Veja a programação completa:

A MÁQUINA DO TEMPO
(The Time Machine, EUA, 1960, 103 min). Dir.: George Pal.
Da era vitoriana, inglês viaja ao futuro e descobre que a humanidade foi dividida em duas espécies hostis. Baseado no romance de H. G. Wells.
| Dias 1º e 11, 15h

STEAMBOY 
(Suchîmubôi, Japão, 2004, 126 min). Dir.: Katsuhiro Ôtomo. 
Na Inglaterra dos anos 1860, menino inventor se vê no meio de um conflito por uma técnica revolucionária de energia a vapor.
| Dia 1º, 19h. Dia 18, 16h30

A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA
(Sleepy Hollow, EUA/Alemanha, 1999, 111 min). Dir.: Tim Burton. 
Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. O detetive Ichabod Crane, um excêntrico oficial de polícia, é chamado para solucionar o caso. Baseado no conto de Washington Irving.
| Dia 2, 15h. Dia 10, 19h40

CAPITÃO SKY E O MUNDO DE AMANHÃ
(Sky Captain and the World of Tomorrow, EUA/Grã-Bretanha/Itália, 2004, 106 min). Dir.: Kerry Conran.
Depois que Nova York (EUA) é atacada por robôs gigantes voadores, uma repórter e um piloto se unem para investigar o desaparecimento dos maiores cientistas da Terra.
| Dia 2, 17h. Dia 13, 15h

O CALHAMBEQUE MÁGICO
(Chitty Chitty Bang Bang, Grã-Bretanha, 1968, 145 min). 
Dir.: Ken Hughes.
Inventor obtém sucesso com seu carro voador, que corre o risco de ser roubado por um ditador estrangeiro. Baseado no livro de Ian Fleming, com roteiro do autor infantil Roald Dahl.
| Dia 3, 15h30

ESSES HOMENS MARAVILHOSOS E SUAS MÁQUINAS VOADORAS
(Those Magnificent Men in Their Flying Machines, Grã-Bretanha, 1965, 137 min). Dir.: Ken Annakin.
Em 1910, pilotos de máquinas voadoras de todo o planeta competem em uma corrida promovida por um jornal inglês e enfrentam problemas como sabotagens e trapaças.
| Dia 3, 18h10

SWEENEY TODD - O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET
(Sweeney Todd: the Demon Barber of Fleet Street, EUA/Grã-Bretanha, 2007, 116 min). Dir.: Tim Burton.   
Musical em que um barbeiro, injustamente aprisionado, decide, ao sair da cadeia, procurar a mulher e a filha e se vingar do juiz que o condenou. Baseado no musical da Broadway e no personagem dos penny dreadful.
| Dia 4, 15h

METROPOLIS
(Metoroporisu, Japão, 2001, 108 min). Dir.: Rintaro.  
O longa mostra o mundo industrial de Metrópolis, onde um poderoso líder tem planos para construir um robô invencível. Seu plano, porém, corre risco por conta de seu filho, e pode destruir o universo. Baseado nos quadrinhos de Osamu Tezuka.
| Dia 4, 17h. Dia 15, 15h

O ENIGMA DA PIRÂMIDE 
(Young Sherlock Holmes, EUA, 1985, 108 min). Dir.: Barry Levinson.
Quando várias pessoas começam a ter alucinações fatais, um Sherlock Holmes adolescente dá início a uma de suas primeiras investigações. Baseado no personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle.
| Dias 5 e 8, 15h

SHERLOCK HOLMES
(EUA/Inglaterra/Austrália, 2009, 128 min). Dir: Guy Ritchie.
No fim do século 19, o célebre detetive Holmes e seu assistente, Dr. Watson, enfrentam Lorde Blackwood, homem envolvido com forças sobrenaturais. Baseado no personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle.
| Dia 5, 17h. Dia 15, 19h

O GRANDE TRUQUE 
(The Prestige, EUA/Grã-Bretanha, 2006, 130 min). Dir.: Christopher Nolan.
No final do século 19, dois mágicos dos palcos londrinos travam uma batalha por truques e segredos, sem se importar com quem possa sofrer com isso.
| Dia 5, 19h20. Dia 22, 19h

HELLBOY
(EUA, 2004, 122 min). Dir.: Guillermo Del Toro.
Demônio, conjurado pelos nazistas, é criado por um cientista e se torna herói na luta contra as forças das trevas. Baseado no quadrinho criado por Mike Mignola.
| Dias 6 e 17, 15h

HELLBOY 2 - O EXÉRCITO DOURADO
(Hellboy II: The Golden Army, Alemanha/EUA, 2008, 119 min). Dir.: Guillermo Del Toro.
Criaturas míticas começam uma rebelião contra a humanidade e um grupo com poderes paranormais deve combatê-las. Baseado no quadrinho criado por Mike Mignola.
| Dia 6, 17h30. Dia 17, 17h15

VAN HELSING - O CAÇADOR DE MONSTROS
(Van Helsing, EUA/República Tcheca, 2004, 131min). Dir.: Stephen Sommers.
O caçador de monstros é enviado à Transilvânia para impedir que Drácula use as pesquisas do Dr. Frankenstein. Livremente baseado nos personagens criados por Bram Stoker e Mary Shelley.
| Dia 8, 19h. Dia 17, 19h20

METRÓPOLIS
(Metropolis, Alemanha, 1927, 153 min). Dir.: Fritz Lang.
Em uma cidade futurista dividida entre a classe operária e os urbanistas, um filho da classe alta se apaixona por uma mulher da classe subalterna que profetisa a vinda de um salvador. 
| Dia 9, 16h

AS AVENTURAS DO BARÃO MUNCHAUSEN 
(The Adventures of Baron Munchausen, Grã-Bretanha/Itália, 1988, 126 min). Dir.: Terry Gilliam.
Relato das intrigantes peripécias do Barão Munchausen e suas viagens pelo mundo. Baseado nas narrativas do próprio barão, no século 18.
| Dia 10, 15h. Dia 12, 17h20

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET
(Hugo, EUA, 2012, 126 min). Dir.: Martin Scorsese.
Garoto órfão vive escondido em uma estação ferroviária parisiense e, na companhia da neta do misterioso dono de uma loja de brinquedos, tenta desvendar um segredo que leva ao passado do pai do menino e do ancião.
| Dia 10, 17h20. Dia 12, 15h

A LIGA EXTRAORDINÁRIA 
(The League of Extraordinary Gentlemen, Alemanha/EUA/República Tcheca, 2003, 110 min). Dir.: Stephen Norrington.
Na era vitoriana, personagens conhecidos, entre eles Capitão Nemo, Tom Sawyer, Dorian Gray e Dr. Jekyll, unem-se para enfrentar uma estranha ameaça. Baseado nos quadrinhos de Alan Moore e Kevin O’Neill.
| Dias 11 e 13, 17h

O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS
(The Imaginarium of Doctor Parnassus, Canadá/França/Grã-Bretanha, 2009, 122 min). Dir.: Terry Gilliam.
Ao conhecer seu verdadeiro amor, o Dr. Parnassus fez um pacto com o diabo e prometeu entregar-lhe um filho em troca da juventude eterna. Tempos depois, sua única filha está prestes a completar 16 anos e o pai fica desesperado para livrá-la do destino iminente.
| Dia 12, 19h40. Dia 16, 15h

A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS
(Around the World in Eighty Days, EUA, 1956, 113 min). Dir.: Michael Anderson.
Inglês vitoriano aposta que com as novas tecnologias a vapor ele conseguirá bater o recorde de dar a volta ao mundo em apenas 80 dias. Baseado no livro de Jules Verne.
| Dia 16, 17h. Dia 20, 15h

LADRÃO DE SONHOS 
(La cité des enfants perdus, Alemanha/Espanha/França, 1994, 112 min). Dir.: Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro.
Em uma cidade surrealista, cientista rapta crianças para roubar seus sonhos para tentar retardar seu próprio envelhecimento.
| Dia 19, 15h. Dia 23, 17h

BATE-PAPO
Conversa com a presença de escritores e estudiosos da ficção científica. Os convidados são Fabio Fernandes (doutor em comunicação e semiótica pela PUC/SPe tradutor de “Neuromancer”, de Bruce Sterling, e de “Laranja mecânica”, de Anthony Burgess), Luiz Brás (pseudônimo de Nelson de Oliveira, jornalista e escritor) e Cândido Ruiz (fundador do Conselho Steampunk). Ao fim do bate-papo, a editora Draco, que estará expondo seus livros no mesmo dia, realizará um sorteio.
| Dia 19, 17h

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA
(Journey to the Center of the Earth, EUA, 1959, 134 min). Dir.: Henry Levin.
Professor escocês e seus colegas seguem a trilha de um explorador através de um vulcão extinto na Islândia até o centro da Terra. Baseado no livro de Jules Verne.
| Dia 20, 17h