Circuito São Paulo de Cultura traz programação especial de teatro

Peças são apresentadas em julho no Centro Cultural da Penha e nos teatros Décio de Almeida Prado, Leopoldo Fróes e Zanoni Ferrite

Com direção de Nelson Baskerville, a peça “As Estrelas Cadentes do
Meu Céu são Feitas de Bombas do Inimigo”
é inspirada em relatos de guerras (Foto: Victor Merseguel)


Por Gabriel Fabri

Quatro peças diferentes ocupam os espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura, no final de semana do dia 25 a 27 de julho. A programação integra o projeto Circuito São Paulo de Cultura, que ao longo do ano deve levar mais de mil atrações gratuitas para mais de 240 espaços. A intenção é que as peças selecionadas em breve circulem por outras regiões da cidade.

O Teatro Décio de Almeida Prado recebe a atração circense “Pelada na Rua”, dirigida e estrelada por Alexandre Roit. O espetáculo não possui cenário, iluminação ou trilha sonora, e conta não só com o único ator em cena, mas com a participação da plateia, de onde são convocados os outros personagens. Trata-se de uma mistura de atrações de circo com o futebol de várzea, a popular “pelada”. 

A interação com o público também está presente na peça “Sonhos para Vestir”, dirigida por Vera Holtz, que proporciona uma experiência sensorial. A obra discute os sonhos, através de um ambiente onírico e da participação da plateia. Para a intérprete Sara Antunes, o espetáculo é “uma costura delicada de poesia, filosofia e teatro”.  

Apresentada no Centro Cultural da Penha, a peça “As Estrelas Cadentes do Meu Céu são Feitas de Bombas do Inimigo”, dirigida por Nelson Baskerville, é inspirada em relatos de guerras, como o de Anne Frank, por exemplo. Entre os conflitos, o diretor inclui também a guerra do tráfico na periferia de São Paulo, inspirado em um personagem do documentário “Jardim Ângela”, de Evaldo Mocarzel. Essa peça não é apresentada no dia 25.

Dirigida por Marcello Airoldi, “Sonata a Kreutzer – Uma História Para o Século XIX” é apresentada no Teatro Zanoni Ferrite. A trama reconstrói a história do livro “A Sonata a Kreutzer”, de Lev Tolstói, sobre um homem que assassinou a própria esposa. A obra de mesmo nome de Bethoveen, que inspirou esse clássico da literatura russa, é usada como condutora da narrativa da peça, uma vez que a sonata é tocada na vitrola do protagonista, invocando-lhe lembranças.

Serviço: Circuito São Paulo de Cultura 2014. Diversos espaços. De 25 a 27 de julho. Grátis (retirar ingresso, um por pessoa, a partir de uma hora antes. No Centro Cultural São Paulo, a partir de duas horas antes).
 
Mais informações:
http://www.circuitospdecultura.prefeitura.sp.gov.br/