Biblioteca Mário de Andrade

2013

Ciclo de palestras: Romance de Formação
Palestras apresentadas por grandes críticos e literatos, como Davi Arrigucci e Milton Hatoum, sobre romancistas de envergadura internacional.
Sábados no Auditório da BMA, de 2 mar. a 29 jun. 2013.

Ciclo de palestras: A Democracia na História (módulos I e II)
Palestras apresentadas por grandes historiadores e sociólogos, dentre os quais Marilena Chauí e André Singer, sobre o tema da democracia.
Quintas-feiras no Auditório da BMA, de 8 ago. a 21 nov. 2013.

I Seminário sobre Direito à Infância e Políticas Culturais para as Crianças
Palestra do Prof. Miguel Arroyo, Mesas Redondas e Atividades lúdicas para crianças.
Auditório da BMA, de 17 out. a 19 out. 2013.
Evento que marca uma mudança de paradigma na BMA, que passa a entender a criança como usuário da Biblioteca.

Lançamento do livro e espetáculo teatral: Lendas da América Latina – Narradas por Xico
Apresentação Teatral sobre relatos que têm origem na tradição oral dos países latino-americanos. Parte das comemorações ao mês da criança.
Auditório da BMA, 11 out. 2013.

Diálogo de Civilizações
Ciclo de palestras e programação cultural promovida pela BMA e a Tenda Cultural Ortega y Gasset, da USP, coordenado e organizado pela artista plástica Denise Milan e Profa. Dra Olgária.
Auditório BMA, 9 e 10 dez. 2013.
O evento foi coopatrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com realização da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e Tenda Cultural Ortega y Gasset, com o apoio da Universidade Federal de São Paulo, da Aliança Francesa de São Paulo, do Cedars Institute, da Notre Dame University – Louaize, do Lebanon: Land for Dialogue among Civilizations and Cultures e The Council for Research in Values and Philosophy.
Participaram conferencistas nas áreas de literatura, história, filosofia e artes, o encontro das tradições da cultura cristã, árabe e judaica da Idade Média com o mundo contemporâneo.

Lançamento da noite paulistana: por uma nova abordagem da noite de São Paulo
Encontro com a participação de organizações governamentais, comerciantes e agentes culturais.
Auditório BMA, 18 dez. 2013.
Anunciou a realização do Seminário da Noite Paulistana pensado para proporcionar a reflexão sobre a noite urbana de São Paulo e suas implicações econômicas, sociais e culturais.

Exposição e lançamento de livro: A São Paulo de German Lorca
Lançamento do livro e encontro com Fernando Lemos, German Lorca e José de Souza Martins, na ocasião também foi inaugurado o espaço expositivo no terceiro andar da Biblioteca Mário de Andrade, a Sala de exposições BMA em parceria com a Imprensa Oficial e Museu da Cidade.

Exposição: Infância em Conflito

Exposição de fotografias de Hamid Khatib em parceria com a Reuters.
Sala de exposições BMA, de 18 out. a 8 nov. 2013

Exposição: Marcello Grassmman 1925-2013
Inauguração da exposição de Marcello Grassmann e lançamento livro sobre o artista, escrito por Leon Kossovitch e Mayra Laudanna, junto de um fac-símile do caderno de desenho do artista.
Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, de 12 out. 2013 a 14 jan. 2014.

Lançamento da Revista da Biblioteca Mário de Andrade – nº 69 Obscena
Lançamento da Revista em co-edição com a Imprensa Oficial, apresentação de filme inédito, apresentação musical de Swami Jr., performance artística do Coletivo de Cabeceira, abertura da exposição Hilda Hilst, por Fernando Lemos e Boca do Lixo, por Ozualdo Candeias.
Apresentação teatral: A Obscena Senhora D; Osmo e Poesia Cantada.
Prédio da BMA, 28 nov. 2013 e dez. 2013.

Inauguração da Sala ONU
Abertura de uma sala que reúne documentos da Organização das Nações Unidas sobre direitos humanos, de 1958 até hoje, que agora estão disponíveis ao público, fez parte das comemorações do 1º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas.

Frequência de público: 210.617
Empréstimo de Livros: 81.204


Saiba mais