Departamento de Expansão Cultural

2013

Programa Vocacional
Orientações artísticas para jovens maiores de 14 anos, por meio de trabalhos artístico-pedagógicos estruturados em artes visuais, música, teatro, dança e artes integradas. Realizado em 75 equipamentos, entre bibliotecas, CÉUS, teatros, casas de cultura e centros culturais.
Em 2013 foram 177 artistas contratados e cerca de 3.700 vocacionados.

PIÁ – Programa de Iniciação Artística

Atende um público de 5 a 14 anos e visa à iniciação às linguagens artísticas tradicionais: artes visuais, dança, música e teatro.
Realizado em 18 equipamentos, entre bibliotecas, CÉUS e Centros Culturais.

Programa Aldeias

O Programa Aldeias é um diálogo entre a Secretaria Municipal de Cultura e lideranças das aldeias indígenas do povo Guarani, residentes na cidade de São Paulo. Em 2013, foram contratados 10 artistas orientadores, incluindo indígenas, e atendendo quatro aldeias nas regiões norte e sul da cidade.

EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística

Localizada no Parque Municipal Lina e Paulo Raia, no Jabaquara, promove, desde 1982, uma aprendizagem baseada no fazer artístico, na criatividade e expressividade, para crianças de 5 a 12 anos, através de uma metodologia própria com as linguagens de Música, Dança, Teatro e Artes Visuais.

Abertura do Seminário Violeiros do Brasil

Realizada na Sala Olido e no Teatro Décio de Almeida Prado, contou com violeiros e violeiras das diferentes regiões do Brasil e de São Paulo e com a Associação Nacional de Violeiros do Brasil e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Coletivo de Cultura.

Centro de Dança UMBERTO DA SILVA – GALERIA OLIDO

Ocupação das Salas de Ensaio do Centro de Dança Umberto da Silva – Galeria Olido

27 Cias./Coletivos e/ou artistas da dança, selecionados via edital público, ocuparam de fevereiro a dezembro, as salas de ensaio do centro de dança para desenvolvimento de suas criações.

Programação dos Espetáculos de Dança no CDUS – Galeria Olido
Realizado na Sala Paissandu com entrada gratuita.
Os grupos vieram de outros estados como Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, e dois grupos internacionais, da Escócia e de Portugal.

Programa de Oficinas de Dança do Centro de Dança Umberto Silva

Realizado na Sala Azul do Centro de Dança, na Vitrine da Dança, e no Centro Cultural da Penha, uma das ações mais inclusivas da programação, congregando, sobretudo na Dança de Salão, diversos perfis sociais e etários.
Público: 17.635 participantes.

Cine Olido
Abrigou Festival Internacional de Curtas-Metragens, Anima Mundi, Mostra Internacional de Cinema, entre outros.
Seguindo a vocação do espaço, foram realizados eventos em torno do skate, pré-estréias de filmes brasileiros, oficinas, debates, e mostras temáticas dedicadas à música pop internacional, bem como nomes importantes do cinema mundial como o alemão Werner Herzog e o cineasta senegalês Ousmane Sembène, entre outros recortes.

Centro Cultural da Penha
Oficinas Livres nas modalidades:
Artes Visuais para crianças, Desenho a Nanquim, Capoeira Angola, Ateliê Coreográfico, Dança de Salão, Balé para crianças, Dança na Maturidade, Dramaturgia, Elaboração de Projetos Culturais, Jogos de Xadrez, RPG (Role Playing Game), Jogos Cooperativos, Contação de Histórias - Cultura Afro, Book-in-a-Box/Escrevendo um Livro, Literatura com Hip Hop, Som e Ritmo através do Corpo, Musicografia Braille, Violão Popular, Música para crianças, Oficina de Clown, Teatro para crianças, Jogos Teatrais com Literatura, Teatro/ Prosa e Samba, Práticas para a Encenação, Teatro para terceira idade, Hatha Yoga, Pilates, Pintura em tecido, Artesanato Temari e Artesanato Costurando Histórias.
Além destas atividades também oferece programação de música, teatro e cinema.

Projeto Terça tem Cinema

Todas 3ª.feiras são realizadas sessões, que se iniciam e finalizam com um bate-papo.
Várias Mostras foram realizadas, destaque para o resgate dos filmes que passaram nos cinemas antigos da Penha, Penharama, Cine Júpiter e Penha Príncipe.
Mostras sobre a Cultura Negra, Mostra Tim Burton e documentários diversos.

Projeto Baile na Penha
Acontece toda a última 5ª.feira do mês, tem como objetivo principal unir as turmas de dança de salão das oficinas do Centro Cultural da Penha, e o público em geral.

Projeto Sarau da Penha
 O evento acontece sempre na primeira 6ª. do mês.
A proposta é que o Sarau aconteça e seja planejado pelos artistas locais.

Programação de Teatro
De 6ª. a domingo

Programação de Dança
Apresentações acontecem prioritariamente às 5.ªs.
Em 2013 foram realizadas diversas parcerias com o Projeto do Fomento a Dança, e também com artistas locais.

Programação de Música
Os shows aconteceram as 4.ª e 5.ª.
Os shows de Rael e Otto foram marcos na história deste Centro Cultural, mais de 800 pessoas apareceram para prestigiar cada um dos shows.

Palestras
Acontecem com periodicidade bimestral, são temáticas e associadas a algum evento paralelo da programação.

Contacões de história
As contações são dedicadas prioritariamente as Escolas da região, são realizadas mensalmente no espaço da Biblioteca.

Programa Rede Leste
Este programa nasceu para atender a demanda dos artistas e/ou agentes culturais da comunidade, da região da Penha e da Zona Leste, preferencialmente, que desejavam realizar apresentações e/ou ensaios no Teatro do Centro Cultural.

Festa da Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
O Centro Cultural da Penha é localizado em frente a Igreja histórica Nossa Senhora do Rosário, bastante tradicional no bairro, o Centro Cultural participou da Comissão de Festejos.


CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL DE CIDADE TIRADENTES


Biblioteca Temática em Direitos Humanos
Inaugurada no dia 06 de Julho com um acervo que possui títulos de todas as áreas do conhecimento e com um acervo específico de Direitos Humanos.

Telecentro
 Inaugurado em março, teve 450 pessoas atendidas em cursos regulares e 1100 pessoas em público espontâneo, no período de março a dezembro.

Desenvolvimento dos programas PIÁ e Vocacional
Foram atendidas 60 crianças no PIÁ e de 90 jovens e adultos no Vocacional.

Viabilização do Centro de Memória, Pesquisa e Documentação e do Laboratório de Línguas
Com aquisição de computadores fixos e portáteis, TV`s, DVD e Blu-Rays, projetores multimídias, carteiras, mesas, armários, equipamentos de som, foram iniciados neste Centro cursos e oficinas, abertas ao público em geral.