CCJ recebe festival internacional de dança de rua

Freestyle Session Brasil 2014 acontece entre os dias 2 e 4 de maio


Festival chega à 3ª edição no Brasil e terá participação de Cros1
como jurado da competição


Por Gabriel Fabri


Desde 1997 acontece, no estado da Califórnia (EUA), o festival de breaking Freestyle Session. O Centro Cultural da Juventude (CCJ) recebe, entre os dias 2 e 4 de maio, a terceira edição brasileira desse evento, que traz entre os convidados o idealizador do festival norte-americano, Cros1, como jurado da competição nacional.


O produtor Igor Orsolon define o breaking como uma dança “sem limites do corpo”, que envolve a superação das próprias dificuldades. Se depender da programação, os participantes do Freestyle Session Brasil têm muitos desafios para superar: além de workshops com convidados estrangeiros, acontece, no dia 4, a Batalha Show. Criação exclusiva para a última edição brasileira, em 2012, ela consiste em uma competição entre cinco dançarinos, escolhidos por votação online, que são julgados por nomes internacionais do breaking, entre eles o criador do Freestyle Session. Orsolon considera essa batalha o “ápice do evento”.


O Festival terá abertura da banda argentina Demovida Cypher, que, segundo o produtor, é o único grupo da América Latina especializado em tocar músicas para os “Bboys” – como são chamados os dançarinos de breaking. A banda já se apresentou na edição de 2012 e promete repetir o sucesso esse ano.


Serviço: Centro Cultural da Juventude – Espaço de Arena. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Dia 2, das 15h às 18h. Dia 3, das 11h às 21h30. Dia 4, das 11h às 20h. Grátis