Peça “Lampião e Lancelote” realiza temporada no Teatro João Caetano

Espetáculo que conta com grandes nomes da dramaturgia entra em cartaz no dia 2 de maio


Com trilha sonora original do músico Zeca Baleiro, peça apresenta duelo
entre as linguagens do cordel e da novela de cavalaria


Por Amanda Monteiro


O cangaceiro mais temido do Nordeste e o melhor cavaleiro da Távola Redonda do Rei Arthur disputam o título de melhor repentista (cantor que faz poesia por meio da arte do improviso) na premiada peça “Lampião e Lancelote”, que chega ao Teatro João Caetano no dia 2 de maio. Oriunda de uma adaptação homônima do livro de Fernando Vilela, o espetáculo fica em cartaz até o dia 22 de junho.


Com direção musical e trilha sonora original do músico Zeca Baleiro, a trama se desenvolve em um duelo entre as linguagens do cordel e da novela de cavalaria. Lancelote (Marcos Damigo), que possui o título de melhor cavaleiro do Rei Arthur, desafia o mais famoso cangaceiro do Nordeste, Lampião (Daniel Infantini). Os personagens se apropriam de suas referências culturais particulares para apresentar o melhor repente, demonstrando suas diferenças e semelhanças por meio da poesia que é intrínseca ao estilo do musical.


Adaptada por Bráulio Tavares, a peça se mantém fiel à narrativa do premiado livro de Fernando Vilela, fazendo uma relação delicada entre o universo dos dois personagens, que inicialmente parecem muito distintos, mas acabam encontrando, ao longo da história, semelhanças em suas experiências de vida. Respeitando e mantendo a beleza da estrutura literária, o cenário de Duda Arruk e os figurinos de Márcio Vinicius dialogam com arranjos executados em momentos que mesclam, durante toda a encenação, a participação sonora de pré-gravações e música ao vivo.


O espetáculo tem a direção assinada por Debora Dubois e é ganhador dos prêmios Melhor Espetáculo pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Bibi Ferreira de Melhor Musical Brasileiro 2013, além de ser indicado ao prêmio FEMSA Coca-Cola em 11 categorias.


A peça faz um recorte que vai além da realidade do sertanejo e as características da era medieval, promovendo empatia, respeito e riqueza cultural, que podem ser encontrados neste curioso e original duelo entre Lampião e Lancelote.


Serviço: Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul. Tel. 5573-3774 e 5549-1744. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. De 02/05 a 06/06 e de 13 a 22/6. Sextas e sábados, 21h. Domingos, 19h. R$ 10