Espetáculo de dança “A Flor Boiando Além da Escuridão” chega ao Teatro Cacilda Becker

Inspiradas em coreografias revolucionárias, apresentações reúnem personagens do mestre Kazuo Ohno e acontecem nos dias 2, 3 e 4 de maio

A renomada bailarina Andreia Yonashiro interpreta a coreografia


Por Amanda Monteiro

Relembrar bailarinas e coreografias revolucionárias que caíram no esquecimento do público é a temática que permeia o espetáculo de dança “A Flor Boiando Além da Escuridão”. Interpretado pela renomada bailarina Andreia Yonashiro, as apresentações acontecem no Teatro Cacilda Becker nos dias 2 e 3, às 21h, e no dia 4, às 19h, com entrada franca.

Criada e dirigida por Joana Lopes, diretora teatral e dramaturga fundadora do Teatro Antropomágico - escola que visa à difusão do teatro com a dança, a coreografia, que estreou nos palcos em 2008, carrega elementos inspirados em personagens femininas da poesia corporal de Kazuo Ohno, sendo criada especialmente para sua homenagem. 

O dançarino japonês foi um dos pioneiros do Ankoku Butôh (butô), que, traduzido para o português, significa “dança das trevas”, um estilo que inclui o teatro e caracterizações feitas em movimentos bem lentos, destacados pela pintura corporal branca. A influência do trabalho apresentado por Kazuo Ohno ultrapassou o universo da dança e revolucionou a perspectiva artística, levando o seu nome a ser uma referência mundial no universo da dança.

O espetáculo reúne personagens que habitaram os cem anos de trajetória do mestre butô e é encenado pela bailarina Andreia Yonashiro, que ganhou os prêmios Klauss Vianna 2013 e Fomento à Dança 2012 (por “Clarabóia”) e Prêmio Klauss Vianna 2012 (por “Erosão”). O ambiente vivido no palco traz a dançarina envolvida em um lenço branco, que, enquanto vive a mutação de identidade entre as personagens de Ohno, dança ao som da composição musical original de Zeka Lopez.

O espetáculo já passou pelos palcos do Teatro da USP (2008), Sala Crisantempo (ensaio aberto com Tadashi Endo, 2010), SESC Pinheiros (2007), Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (2008), Festival Vértice de Teatro em Florianópolis (2010) e SESC Consolação (2011), além de realizar em 2013 um projeto de circulação contemplado pelo Edital Proac da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Serviço: Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3864-4513. Dias 2 e 3, 21h. Dia 4, 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)