Biblioteca Monteiro Lobato oferece curso de regência orquestral

Maestros Daniel Miziuk e Angelino Bozzini ensinam os principais conceitos relativos à execução e interpretação orquestral no dia 26


Maestro Daniel Miziuk irá ministrar curso ao longo de oito meses


Por Giovanna Longo


Quem já teve a oportunidade de assistir a apresentação de uma orquestra ao vivo, pôde observar os movimentos que o maestro faz diante dela. Cada qual a seu estilo, o condutor se utiliza de um gestual próprio para orientar o conjunto na execução da partitura. A função do maestro e a interpretação dos seus gestos são o tema central do curso de regência orquestral que será oferecido neste mês, na Biblioteca Monteiro Lobato.

Ministradas pelos maestros Daniel Miziuk e Angelino Bozzini, as aulas devem abordar, de forma dinâmica, os principais conceitos teóricos relativos à execução e interpretação. “Cada participante irá compor a orquestra do curso como músico e terá a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos como regente. Essa experiência permite a cada um vivenciar os dois lados da experiência orquestral”, explica Bozzini, que é trompista de formação, assim como Miziuk. Ambos estudaram no exterior e voltaram ao Brasil para se dedicar a atividades acadêmicas e ao ensino musical.

Os alunos aprenderão sobre os instrumentos que compõem uma orquestra e suas “famílias”, como são denominados os naipes, que se dividem em corda, metal, madeira e percussão.

Ao longo de oito meses, serão abordados temas como a constituição e manutenção de grupos instrumentais, entre elas, editoração musical eletrônica, instrumentação, arranjo, elaboração de programa e construção de repertório a partir das condições técnicas do grupo, visando seu aprimoramento.

Com início no dia 26, o período de inscrições é entre os dias 1º e 25, na própria biblioteca ou pelo e-mail regenciaorquestral@gmail.com . As aulas ocorrem sempre aos sábados e se estendem até o mês de dezembro, quando o curso será concluído com um concerto final aberto ao público, regido pelos próprios alunos. Esses deverão se revezar tanto na condução como na formação da orquestra.

Serviço:| Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro. | Tel. 3256-4122| A partir do dia 26. Sáb., das 10h às 13h. Grátis