Exposição “100 Anos de Arquitetura e Design na Alemanha” chega ao CCSP

Pela primeira vez na América Latina, mostra em comemoração ao centésimo aniversário do movimento Deutscher Werkbund fica em cartaz até 18 de maio


"Vasos de Corações" de Wilhelm Wagenfeldl


Por Amanda Monteiro


Desvendar o universo do movimento cultural alemão Deutscher Werkbund é o que propõe a exposição “100 Anos de Arquitetura e Design na Alemanha”, que fica em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP) até o dia 18 de maio, com entrada franca.

Fundado em 1907, Deutscher Werkbund é um movimento de arquitetura e design alemão pouco conhecido no Brasil, que apresentou uma linha arquitetônica mais adequada aos padrões de praticidade da industrialização, destacando-se pela sua funcionalidade. Sendo considerada a ascendência mais próxima da escola Bauhaus, movimento da vanguarda alemã que reunia áreas como o design, as artes plásticas e tecnologias no desenvolvimento de seus estudos, Werkbund surgiu por meio de exposições que reuniam jovens artistas na Alemanha e canalizou suas ideias em torno da beleza e praticidade de suas obras.

Estruturada em sete seções cronologicamente planejadas para explicar os estilos que perpetuavam no período, a mostra conta com objetos como xícaras e vasos, datados de cada época do movimento.

A ideia consiste em harmonizar utensílios do cotidiano, tirando o aspecto “industrializado” e atuando em problemas urbanísticos. “Sua influência na Alemanha vem de uma associação que reúne várias pessoas de diversos campos das artes, estudantes visionários que quebraram o design antigo, elevando o conceito de que o design simples também pode ser complexo e muito bem feito”, conta Sören Metz, curador da exposição.

Recebida pela primeira vez na América Latina, a exposição comemora o centésimo aniversário do movimento Deutscher Werkbund e conta com a cooperação do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), do Instituto para Assuntos Internacionais de Stuttgart (IFA), da Universidade Técnica de Munique (TU München), no âmbito da Temporada Brasil + Alemanha 2013/14, e do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP).

O objetivo da mostra é tornar pública a perspectiva sobre o movimento alemão e as mudanças que aconteceram sob sua influência, além de ressaltar a importância de seu legado na história da arquitetura e do design.

Serviço: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3397-4002. Próximo da estação Vergueiro do metrô.  Até dia 18/5. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb. Dom e feriados, das 10h às 18h. Grátis