Espetáculo de dança “Corpos de Passagem” invade os corredores da Galeria Olido

Grupo Gentleman de Rua – GRUA apresenta coreografia na Sala Paissandu entre os dias 17 e 20


Em "Corpos de passagem", o Grua - Gentlemen de Rua
interage com o espaço urbano

Por Amanda Monteiro


Incitar o público e levantar, por meio da dança, a questão de que o homem capitalista perdeu sua sensibilidade é o que propõe o coletivo Grua - Gentlemen de Rua no espetáculo “Corpos de passagem”. A performance coreográfica é encenada entre os dias 17 e 20 na Sala Paissandu e nos corredores da Galeria Olido.

O Grua teve início com pequenos encontros na Avenida Paulista que visavam o improviso do movimento para quebrar a rotina caótica da metrópole. Desde então, segue realizando performances variadas em espaços públicos da cidade. O projeto, que teve início em 2001, foi idealizado por Jorge Garcia, Osmar Zampieri e Willy Helm, então dançarinos do Balé da Cidade de São Paulo. A proposta estendia a dança contemporânea aos movimentos do parkour, da capoeira e da #street dance#.  

Em uma reflexão sobre a submissão atual aos padrões sociais, vestidos com ternos assinados pelo estilista João Pimenta, os integrantes do coletivo, que se autodefinem “grueiros”, instigam os espectadores sobre as possibilidades da expressão, que não deve ser estagnada ou reprimida, mas sim mostrada com espontaneidade por meio do corpo nas ruas. A performance traz leveza e impacto com movimentos improvisados que se deixam fluir através das sensações obtidas no ato de cada encenação, com o intuito de transformar o dia a dia numa rotina menos árida e formal, utilizando a sensibilidade para aproximar o artista do público.

A apresentação conta com a captura de imagens através de uma câmera acoplada a um dançarino, que se move de forma espontânea e capta as sensações tanto dos bailarinos como do público. “O Grua é um grupo de improviso, portanto, lida com a instabilidade, a urgência, o risco, o estado de atenção o tempo todo. É nesse sentido que entra a proposta, buscando estar alerta às possibilidades que se anunciam em cada performance, criando um fio de tensão entre a ação presencial e a ação em vídeo”, afirmam os grueiros.  

Serviço: Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473, Centro. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 17 a 20. De quinta a sábado às 20h. Domingo às 19h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)