Pensadores debatem democracia e movimentos sociais na Mário de Andrade

O francês Gérard Duménil e os brasileiros Paul Singer e Milton Pinheiro são alguns dos convidados no mês de abril


O francês Gérard Duménil encerra a programação, no dia 24,
divulgando o seu novo livro, “Crise do Neoliberalismo” (Boitempo Editorial),
co-escrito com Dominique Lévy

Por Gabriel Fabri

A Biblioteca Mário de Andrade continua promovendo encontros com importantes pensadores brasileiros, visando fomentar o debate a respeito da nossa democracia e de suas bases históricas. No mês de abril, são organizadas quatro mesas, entre os dias 3 e 24, que incluem um debate especial em virtude dos 50 anos do golpe de 1964 e o lançamento de um livro com o francês Gérard Duménil, que vem ao Brasil para o evento.

No dia 3, acontece o debate com o jurista e filósofo Alysson Leandro Mascaro, que deve expor uma redefinição do que é Estado e do que é política, com base no seu livro “Estado e Forma Política” (Boitempo Editorial, 2013). No dia 17, o debate fica por conta de Paul Singer, secretário nacional de economia solidária do Ministério do Trabalho e do Emprego. 

Já no dia 10, o evento integra a “Primavera de Livros”, programação especial que relembra o fatídico evento de 31 de março de 1964. Milton Pinheiro, José Quartim de Moraes e Paulo Arantes são os debatedores, que discutem sobre as conjunturas e continuidades do golpe militar. O primeiro é organizador do livro “Ditadura: O Que Resta da Transição?” (Boitempo Editorial). O segundo é professor colaborador da UNICAMP e contribuiu com essa mesma obra com o artigo “A natureza de classe do Estado Brasileiro”. Já o professor aposentado da USP Paulo Arantes é autor de “O Novo Tempo do Mundo – e outros estudos sobre a era da exceção” (Boitempo Editorial). Tanto o livro de Milton quanto o de Arantes serão lançados durante o evento.  

Encerrando a programação, no dia 24, o pesquisador Gérard Duménil, do Centro Nacional de Pesquisa Científica em Paris, vem ao Brasil divulgar o seu novo livro, “Crise do Neoliberalismo” (Boitempo Editorial), co-escrito com Dominique Lévy. 

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade – auditório. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro.| tel. 3256-5270 e 3241-4384. De 3 a 24. 5ª, 19h. Grátis (retirar senha uma hora antes)