Seminário discute a noite paulistana na Biblioteca Mário de Andrade

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o CoLaboratório, é parte de um processo de construção de políticas públicas para a noite paulistana

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o coletivo CoLaboratório, promove, entre os dias 18 e 21 de março, na Biblioteca Mário de Andrade, o Seminário da Noite Paulistana, evento que propõe a reflexão sobre políticas públicas voltadas para a noite urbana paulistana e suas implicações econômicas, sociais e culturais.

Durante quatro dias, convidados internacionais e nacionais debaterão com o público sobre a importância da noite, dentro de uma visão urbana que insere a questão do tempo, da diversidade e da criatividade como temáticas cruciais para o planejamento das metrópoles contemporâneas. Grupos de trabalho, envolvendo um número maior de pessoas, irão discutir e aprofundar questões específicas ligadas ao tema.

O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, abre os debates na terça-feira, dia 18. Também participam dos encontros o produtor cultural holandês, Mirik Milan; o geógrafo francês Luc Gwiazdzinski, especialista em Territórios Urbanos; e Will Straw, sociólogo PhD em Comunicação e diretor do Instituto McGill de Estudos do Canadá . Entre as mesas temáticas estão “A noite como um ponto de encontro para o talento criativo”, “Poder Público e o Planejamento Urbano”, "A cidade e a conquista de suas noites: entre tensões e inovações", “Mediação e Legislação”, “Clusters, Zonas, Monumentos e Noite Urbana" e “Cultura e Turismo”. A programação é aberta ao público em geral.

A partir do conteúdo transcrito, será produzida uma publicação gratuita a ser distribuída pela Prefeitura da Cidade de São Paulo. O Seminário será transmitido ao vivo no site: www.colaboratorio.art.br/seminariodanoite

Confira a programação completa

Dia 18, terça-feira
19h - ABERTURA
Participação do Secretário Municipal de Cultura – Juca Ferreira
20h – PALESTRA
"A noite como um ponto de encontro para o talento criativo"
Com Mirik Milan. Com vários anos de experiência em produção cultural, é criador e diretor estratégico de festas, desfiles de moda e eventos culturais. Em 2012, tornou-se Prefeito da Noite de Amsterdã. É também embaixador do Young Stedelijk do Museu de Arte Moderna de Amsterdã. Mirik Milan destaca a importância da mediação entre a vida noturna da cidade e a administração municipal, com a existência de um prefeito da noite, um porta-voz das atividades noturnas na busca soluções criativas em casos de conflito. Seu papel também é garantir que investidores e profissionais do planejamento urbano levem em consideração os aspectos culturais da noite antes de tomar decisões. Milan criou uma fundação e contribui para o estabelecimento da função de Prefeito da Noite em outras cidades europeias, como Paris, Berlim e Londres.


Dia 19, quarta-feira
Das 19h às 20:30h – DEBATE
“Poder Público e o Planejamento Urbano”

Com Nabil Bonduki (vereador e especialista em planejamento urbano), Fernando Mello Franco (Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano), Alex Atala (chef de cozinha), Facundo Guerra (empresário). Moderação: Baixo Ribeiro (curador e integrante do CoLaboratório)
21h – PALESTRA
"A cidade e a conquista de suas noites: entre tensões e inovações"

Com Luc Gwiazdzinski. Geógrafo, doutor em Territórios Urbanos e graduado pelo Institut des Hautes Études en Aménagement et Développement du Territoire (IHEDAT). Dirigiu agências de desenvolvimento, mobilidade, urbanismo e desenvolvimento sustentável. Luc Gwiazdzinski discute conflitos que surgem durante a noite entre indivíduos, grupos e bairros das metrópoles. O geógrafo destaca a multiplicação de iniciativas que nascem nas cidades, tais como “noites brancas”, para responder a evoluções e novas demandas internas mobilizadas pela noite urbana, que envolvem liberdade, insegurança, violências e inovação.

Dia 20, quinta-feira
Das 19h às 20:30h – DEBATE

“Mediação e Legislação”
Com Gilberto Dimenstein (jornalista), Ferréz (romancista, contista e poeta), Camilo Rocha (DJ e jornalista), Elaine Bortolanza (Doutora em Psicologia). Moderação: Anna Dietzsch (arquiteta e integrante do CoLaboratório).
21h – PALESTRA  "Clusters, Zonas, Monumentos e Noite Urbana"

Com Will Straw. Sociólogo PhD em Comunicação e diretor do Instituto McGill de Estudos do Canadá, é professor do Departamento de História da Arte e Estudos de Comunicação na Universidade McGill e coeditor de diversos livros sobre cultura popular e urbana. Publicou mais de cem artigos sobre cidade, música, cinema e cultura popular. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa: Media and Urban Life in Montreal [Mídia e vida urbana em Montreal] e The Urban Night as Interdisciplinary Object [A noite urbana como objeto interdisciplinar]. Will Straw aborda os modos em que administrações municipais, tanto nas Américas quanto na Europa, desenvolveram políticas que produzem novas geografias da vida noturna ou “cidadania noturna”. Ele compara algumas cidades, como Montreal, Detroit, Bogotá e Toronto, observando as diferenças entre políticas que buscam centralizar a atividade cultural noturna e aquelas que pretendem distribuí-la por toda a cidade, em um esforço para ir de encontro às percepções de insegurança e subdesenvolvimento culturais associados a certos bairros.

Dia 21, sexta-feira

Das 19h às 20:30h – DEBATE
“Cultura e Turismo”
Com Caio Luiz de Carvalho (empresário e ex-presidente da SPTuris), José Mauro Gnaspini (diretor artístico da Virada Cultural de São Paulo), Ana Carla Fonseca (empresária e especialista em Economia Criativa), Haydee Svab (membro da comunidade Transparência Hacker e do grupo de Extensão APĒ – estudos em mobilidade). Moderação: Marcos Boffa (produtor e integrante do CoLaboratório) e Eduardo Fernandes (artista e integrante do CoLaboratório)

De 19 a 21 de Março
Das 14h às 17:30h – GRUPOS DE TRABALHO

GT01: Mobilidade e infraestrutura urbana
GT02: Discriminação e direitos humanos
GT03: Ocupação do espaço público: atividades culturais e esportivas  Os grupos de trabalho são fechados para o público. No entanto, há um número limitado de assentos para ouvintes. Para mais informações, escreva para seminario@colaboratorio.art.br


Equipe dos Grupos de Trabalho
Mediadores

Clarissa Morgenroth (arquiteta e integrante do CoLaboratório) Demétrio Portugal (gestor cultural)
Jonaya de Castro (educomunicadora)
Sistematizadores
Ana Clara Osório (pesquisadora)
Miguel Castro Perez (gestor cultural)

Milena Durante (artista)

Serviço: Seminário da Noite Paulistana | De 18 a 21 | Biblioteca Mário de Andrade. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô | Centro | Tel. 3256-5270 | Grátis