Cia. Druw traz coreografias que resgatam obras de pintores famosos

Tarsila do Amaral, Kandinsky e Van Gogh são referência para os espetáculos que acontecem entre os dias 20 e 30 de março, na Galeria Olido, durante a mostra de repertório da companhia


“Vila Tarsila” tem como referência a artista brasileira Tarsila do Amaral

Por Gabriel Fabri

Neste mês, a Galeria Olido oferece ao público a oportunidade única de mergulhar, por meio da dança, no mundo da pintura. Trata-se da Mostra de Repertório da Cia. Druw, que reúne três coreografias infantojuvenis: “Lúdico”, “Vila Tarsila” e “Girassóis”, além da instalação inédita “Experimentos sinestésicos da cor”. A programação acontece entre os dias 20 e 30 de março e é gratuita. 

Os três espetáculos são baseados em obras de pintores consagrados. “Vila Tarsila”, apresentado no dia 27, tem como referência a artista brasileira Tarsila do Amaral; “Girassóis”, encenado no dia 28, é inspirado no holandês Van Gogh; por último, nos dias 29 e 30, “Lúdico” resgata o trabalho do pintor russo Wassily Kandinsky.

Segundo a diretora dos três espetáculos, Miriam Druwe, o objetivo era tirar os elementos estáticos dos quadros e transformá-los em movimento. “Amo as artes visuais e acredito muito na união das linguagens no processo criativo. São gênios da pintura e resgatar suas obras em dança é um desafio”. A coreógrafa cita como exemplo o célebre “O Abapuru”, tela de Tarsila do Amaral. Nesse espetáculo, “o homem que come gente” se levanta e dança. 

Finalmente, sobre “Experimentos sinestésicos da cor”, em cartaz entre os dias 20 e 23, Miriam explica que a instalação é fruto de uma pesquisa aprofundada das colorações, partindo das obras dos três artistas que inspiraram as coreografias anteriores. Ela definiu o projeto como um “percurso cênico com efeitos da cor no movimento e no som”. As influências para esse trabalho foram os livros “Da cor à cor inexistente”, de Israel Pedrosa, e “A cor na arte”, de John Cage.  

Serviço: Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 20 a 30/03. Grátis.  


EXPERIMENTOS SINESTÉSICOS NA COR
Concepção, dir. e dir. geral: Miriam Druwe. Bailarinos-pesquisadores: Adriana Guidotte, Anderson Gouveia, Miriam Druwe e outros. 60 min. Livre.
Após se inspirar em pintores como Tarsila do Amaral, Kandinsky e Van Gogh em seus trabalhos anteriores, a companhia buscou como base para este espetáculo, cuja pesquisa foi contemplada pelo 14º Edital do Fomento à Dança, o livro “Da cor à cor inexistente”, de Israel Pedrosa. O trabalho explora o corpo/cor, a cor/luz e a cor/pigmento, além do som da cor que gera impulso e dinâmicas, questionando como uma cor se comporta ao lado da outra.
| De 20 a 23. 5ª a sáb., 20h. Dom., 17h

VILA TARSILA
Dir. geral: Miriam Druwe. Concepção e dir.: Cristiane Paoli Quito e Miriam Druwe. Trilha sonora: Fábio Cárdia. Com Bruna Petito, Elizandro Carneiro, Orlando Dantas e outros. 50 min. Livre.
Espetáculo infantojuvenil inspirado nas cores brasileiras da pintora modernista Tarsila do Amaral presentes em quadros como o célebre Abaporu.
| Dia 27, 20h.

GIRASSÓIS
Concepção, roteiro e dir.: Miriam Druwe. Trilha sonora: Fábio Cardia. Intérpretes-criadores: Adriana Guidotte, Anderson Gouvêa, Bruna Petito e outros. Voz em off: Paulo Federal. 50 min. Livre.
Espetáculo inspirado em obras do pintor holandês Vicent van Gogh, entre elas, os quadros “Camponeses”, “Noite estrelada”, e os retratos “O carteiro”, o seu próprio, além de outros.
| Dia 28, 20h

LÚDICO
Dir. geral: Miriam Druwe. Concepção e dir.: Miriam Druwe e Cristiane Paoli Quito. Trilha sonora: Fábio Cardia. Intérpretes: Elizandro Carneiro, Orlando Dantas, Tatiana Guimarães e outros.
Inspirado nas obras do pintor russo Wassily Kandinsky, o espetáculo propõe, de forma colorida e poética, um passeio pelo universo da criação de uma obra de arte.
| Dia 29, 20h. Dia 30, 17h