Festival celebra cultura árabe no Centro Cultural São Paulo

5º Festival Sul-Americano da Cultura Árabe promove oficinas, exposições, show musical e contação de histórias em homenagem ao Dia da Comunidade Árabe no Brasil


Obra "O futuro pertence àqueles
que acreditam na beleza de seus sonhos", de Moafak Dib Helaihel


Por Luísa Bittencourt


Com mais de 16 milhões de imigrantes e descendentes vivendo no Brasil –cerca de 3 milhões somente em São Paulo–, a comunidade árabe tem uma influência sociocultural determinante entre os brasileiros, desde a chegada dos primeiros imigrantes, em meados do século 19. Devido à sua importância histórica e presença significativa, se comemora, em 25 de março, o dia da comunidade árabe no Brasil.

Para celebrar a data, a BibliASPA (Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul - Países Árabes), com apoio da Unesco, promove a 5ª edição do Festival Sul-Americano da Cultura Árabe (Saca), que traz diversas atividades culturais ao Centro Cultural São Paulo (CCSP), entre oficinas, exposições, contação de histórias e apresentações musicais, com o objetivo de promover a diversidade cultural, fortalecendo a relação entre as duas culturas.

A arte na escrita árabe
Com curadoria de Paulo Daniel Elias Farah, a exposição “A arte da caligrafia árabe” reúne obras de artistas contemporâneos que exploram a diversidade de estilos caligráficos, entre eles ruqa‘a, naskh e diwani. Escrito da direita para a esquerda, o árabe é o segundo alfabeto mais utilizado no mundo e é o suporte gráfico em que se escrevem dezenas de idiomas na África e na Ásia. De acordo com Farah, nos países árabes e muçulmanos a representação figurativa não é recomendada, o que fez com que o desenvolvimento da arte islâmica fosse dirigido à caligrafia. “Ao invés de movimentos artísticos, o desenvolvimento, ao longo de milênios, se deu no âmbito da caligrafia, que exerce um papel nessa cultura que não existe em nenhuma outra sociedade”, conta.

Farah também é curador da exposição “Representações gráficas da poesia árabe”, que exibe composições feitas pela artista visual Janaina Elias e pelo libanês, doutor em caligrafia, Moafak Dib Helaihel, a partir de versos poéticos, utilizando o gestual da escrita árabe. “A poesia árabe é um híbrido entre caligrafia e representação figurativa, ela transforma versos poéticos em obra de arte”, diz Farah.

As mostras exibem, também, objetos pertencentes ao mundo da escrita árabe, como cálamos, instrumentos, suportes, porta-cálamos, tinteiros e tábuas de escrever. As duas exposições podem ser visitadas entre os dias 22 de março e 18 de maio.

Interessados na temática podem participar da oficina gratuita de caligrafia árabe, que acontece nos dias 29 e 30, ministrada por Moafak Dib Helaihel. Na ocasião, serão ensinados os diversos estilos caligráficos existentes, assim como suas principais características. Paulo Daniel Farah explica que cada um deles foi desenvolvido em um período determinado e possui sua singularidade. “O thuluth é um estilo formado no século 7, caracterizado pela escrita ornamental e letras curtas. Já o kufi, mais presente no Iraque do século 8, tem medidas proporcionais específicas e ângulos bem pronunciados”, explica.

Sons da Tunísia
Em 2013, alguns dos mais importantes músicos da Tunísia se reuniram em um espetáculo inédito em comemoração ao 20º aniversário do Centro de Músicas Árabes e Mediterrâneas Ennejma Ezzahra, na cidade de Sidi Bou Saïd, naquele país. O concerto, intitulado Nubah Siqah, será apresentado pela primeira vez no Brasil, no dia 23, e traz ao palco da Sala Adoniran Barbosa o maestro e musicista Dr. Makram Lansari, acompanhado por outros três músicos: Imed Messaoud, Mohammad Abdel-Qadir al-Haj Qacim e Abdel-Aziz Cherif. Baseado em uma versão anterior desse encontro, realizada em 1932, composta pelo sheik Khmaïyis se Tarnân –considerado um dos mais famosos guardiões da tradição musical da Tunísia–, o espetáculo apresenta composições musicais árabes interpretadas com instrumentos tunisianos tradicionais, como a rababe, o alaúde, o tar (espécie de tamborim) e o nagharat (instrumento de percussão), além de contrabaixo. No dia 22, os artistas participam de uma conversa com o público sobre a música tunisiana.

Narrativas
Em uma tenda com temática árabe servindo de cenário, a programação do Festival terá sessões de contação de histórias que levarão ao público um pouco da sabedoria e encantamento dos contos tradicionais de origem árabe, entre eles narrativas do escritor Malba Tahan e de Nasrudin, sábio que viveu no século 13, na região da atual Turquia. Nos dois primeiros fins de semana do mês, o escritor e contador de histórias Giba Pedrosa, também pesquisador de literatura infantil e tradição oral, faz uma leitura para o público com obras daqueles autores. Finalizando a temporada, a Cia. Duo Encantado, formada pela contadora de histórias Rosita Flores e pelo sonoplasta Giba Santana, apresenta contações com o auxílio de pequenos objetos, tecidos, xales e pontuações sonoras para dar força à palavra narrada.

Além da programação no CCSP, o Festival também acontece em outras localidades de São Paulo, além de Campinas, Diadema, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Foz do Iguaçu (PR), Santana do Livramento (RS), Buenos Aires (Argentina), Rivera (Uruguai) e Beirute (Líbano).

Veja programação completa:

Contação de histórias
GIBA PEDROSA
Pedrosa, um dos pioneiros na arte de contar histórias no Brasil, narra contos com personagens como Malba Tahan e Nasrudim.
| Praça Mário Chamie. De 8 a 16. Sáb. e dom., 14h30

CIA. DUO ENCANTADO
Com Rosita Flores e Giba Santana. Livre.
Narração de histórias mesclada com cantigas e brincadeiras tradicionais.
| CCSP. Centro. De 22 a 30. Sáb. e dom., 14h30 (nos dias 29 e 30, com interpretação em Libras)


Exposição
A ARTE DA CALIGRAFIA ÁRABE
A caligrafia árabe é uma arte extremamente refinada a partir da qual se desenvolvem arabescos, entre o geométrico e o vegetal. Serão expostos, também, objetos pertencentes ao universo da escrita árabe, como instrumentos, suportes, porta-cálamo, tinta e tábuas de escrever.
| Praça Mário Chamie. De 22/3 a 18/5. 3ª a 6ª, das 10h às 19h30. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 17h30

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DA POESIA ÁRABE
Composições gráficas feitas por Janaina Elias e Moafak Dib Helaihel a partir de versos poéticos árabes, utilizando o gestual dessa escrita.
| Praça Mário Chamie. De 22/3 a 18/5. 3ª a 6ª, das 10h às 19h30. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 17h30

Música
NUBAH SIQAH (Tunísia)
Com Dr. Makram Lansari (maestro, rababe e vocal), Imed Messaoud (alaúde e vocal), Mohammad Abdel-Qadir al-Haj Qacim (percussão e vocal) e Abdel-Aziz Cherif (contrabaixo).
“Nubah Siqah” é o nome do espetáculo concebido no final de 2013 como parte da comemoração do 20º aniversário do Centro de Músicas Árabes e Mediterrâneas Ennejma Ezzahra, da Tunísia, e inédito no Brasil. A apresentação conta com cinco dos melhores músicos desse país, tocando instrumentos tradicionais, como a rababe, o alaúde, o tar (espécie de tamborim) e as nagharat (par de tímbales), além de contrabaixo.
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 23, 18h (retirar ingresso a partir das 16h)

Bate-papo
CONVERSA SOBRE A MÚSICA DA TUNÍSIA
Com os músicos do espetáculo “Nubah Siqah”.
| Sala Jardel Filho. Dia 22, das 15h às 17h

Oficina
CALIGRAFIA ÁRABE
Coord.: Moafak Dib Helaihel (artista libanês, autor da obra “Caligrafia árabe”, em quatro idiomas - Edições BibliASPA).
Oficina que alia produção artística e conteúdo e representa a arte árabe e islâmica. Escrito da direita para a esquerda, o árabe é o segundo alfabeto mais utilizado no mundo e é suporte gráfico em que se escrevem dezenas de idiomas na África e na Ásia. A escrita possui grande flexibilidade, o que permite utilizá-la para criar desenhos de animais, flores e outras figuras.
| 20 vagas por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição. Praça Mário Chamie. Dias 29 e 30, das 16h às 18h

Serviço: 5º Festival Sul-Americano da Cultura Árabe. Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | Tel. 3397-4001. Grátis

Programação do Sistema Municipal de Bibliotecas

Exposições

DELEITE DO ESTRANGEIRO EM TUDO O QUE É ESPANTOSO E MARAVILHOSO
Textos e imagens que ilustram a primeira descrição do Brasil feita por um erudito árabe e muçulmano, no século XIX. Fonte de informação científica, histórica, literária e geográfica, versa sobre a paisagem e a sociedade multiétnica e multiconfessional que se formava à época no Brasil. De 18/03 a 18/05. 2ª a 6ª, das 10h às 19h | BP Mário Schenberg

Oficina

CALIGRAFIA ÁRABE
Com o artista Moafak Dib Helaihel, autor da obra “Caligrafia Árabe”, das Edições BibliASPA.
A oficina alia arte e conteúdo. 40 vagas. Público-alvo: professores e demais interessados. Inscrições pessoalmente na Biblioteca.
Dia 28, das 19h às 21h | BP Alceu Amoroso Lima
Dia 29, das 10h às 12h | BP Mário Schenberg

CURSO DE FORMAÇÃO PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS ÁRABES
A oficina objetiva incentivar a leitura de contos oriundos do Oriente Médio e África. Apresentará e debaterá aspectos literários, históricos, geográficos, linguísticos e artístico-culturais da África, do Oriente e do Brasil. Coordenação: Prof. Dr. Paulo Daniel Farah e Maria Nilda R. Santos.
40 vagas. Público-alvo: professores e demais interessados
Inscrições pessoalmente na Biblioteca. O interessado deverá apresentar carta de intenção.
Dias 21 e 22, das 14h às 17h | BP Nuto Sant’Anna
Dias 28 e 29, das 14h às 17h | Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


Palestras
Público-alvo: estudantes do ensino médio e fundamental e demais interessados

TRAJETÓRIAS DE ÁRABES NA 25 DE MARÇO E POR SÃO PAULO
A palestra irá abordar temas relacionados à mobilidade dos imigrantes sírios, libaneses e descendentes por São Paulo, da rua 25 de Março e adjacências à dispersão para outros bairros. Fundamentará a análise nos conceitos de identidade, cotidiano, memória, mudanças e permanências. Com Paulo Daniel Farah (USP e BibliASPA) e Juliana Khoury.
Dia 19, 14h30 | BP Mario Schenberg

IMAGENS E ISLÃ: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE IMAGENS EM CONTEXTOS ISLÂMICOS
Abordará questões relativas às restrições ao uso de imagem no Islã, e o estatuto da fotografia na religião. Reflexões reunidas pela pesquisadora ao longo de 16 anos em comunidades islâmicas. Com Francirosy Campos Barbosa Ferreira (USP).
Dia 20, 14h30 | BP Mário Schenberg

DIÁLOGOS SOBRE O USO DO VÉU (HIJAB): EMPODERAMENTO, IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE
Abordará elementos sobre o uso do véu islâmico, o hijab, analisado sob a perspectiva do empoderamento, da identidade e da religiosidade de mulheres muçulmanas. Com Francirosy Campos Barbosa Ferreira (USP.)
Dia 21, 14h30 | BP Mário Schenberg

Mostra de Cinema “América do Sul – Países Árabes”

BAILE PERFUMADO
Brasil, 1997, 93 min., DVD
Dir.: Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Elenco: Chico Diaz, Jofre Soares, Duda Mamberti.
Libanês radicado no Nordeste sai em busca de recursos para realizar um sonho: capturar imagens do bando do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião. Saga real do libanês Benjamin Abrahão, responsável pelas únicas imagens de Lampião, quando vivia no sertão brasileiro.
Facilitador da conversa após a exibição: Prof. Dr. Paulo Daniel Farah
Dia 26, 14h | BP Viriato Corrêa
Dia 27, 14h | BP Roberto Santos

O SEGREDO DO GRÃO
La graine et le mulet, França, 2007, 151 min., legendado, DVD
Dir.: Abdellatif Kechiche. Elenco: Habib Boufares, Hafsia Herzi, Farida Benkhetache.
No porto de Sète, o Senhor Beiji se arrasta pelo estaleiro naval em um emprego que se tornou doloroso ao longo dos anos. Pai de família divorciado, insistindo em permanecer junto aos seus – apesar de uma história familiar de rupturas e tensões que sentimos estarem prestes a se reacender e que as dificuldades financeiras só fazem exacerbar – atravessa um período difícil da sua vida onde tudo parece contribuir para fazê-lo experimentar um sentimento de inutilidade. Ele sonha em melhorar de vida criando o seu próprio negócio: um barco-restaurante especializado em cuscus. Livre
Facilitadora da conversa após a exibição: Maria Nilda R. Santos
Dia 26, 17h | BP Viriato Corrêa
Dia 27, 17h | BP Roberto Santos

Dança
 
APRESENTAÇÃO DE DANÇA ÁRABE
Apresentação de dança árabe clássica e moderna, incluindo a dança oriental (conhecida em alguns países como dança do ventre). Com Patrícia Tumani Soubhia, bailarina e professora de dança árabe com aperfeiçoamento no Egito.
Dia 28, 21h30 | BP Alceu Amoroso Lima

Serviço:
| Biblioteca Pública Mário Schemberg. Rua Catão, 611, Lapa | Tel. 3675-1681
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros | Tel. 3082-5023
| Biblioteca Pública Nuto Sant’Anna. Praça Tenório Aguiar, 32, Santana | Tel. 2973-0072
| Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485, Vila Buarque | Tel.: 3256-4438
| Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana | Tel. 5573-4017
| Biblioteca Pública Roberto Santos. Rua Cisplatina, 505, Ipiranga | Tel. 2063-0901