Centro Cultural de Cidade Tiradentes recebe mostra de peças infantis

Atividade integra programação especial do mês da criança


Cia. do Fubá apresenta "A Menina Lia",
inspirada em obra do escritor Roald Dahl


Por Lidyanne Aquino


Em comemoração ao mês da criança, o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CFCCT) promove, em três fins de semana de outubro, uma mostra teatral composta por quatro peças infantis, todas com entrada franca.

Nos dias 5 e 6, a Cia. do Fubá apresenta “A Menina Lia”. Inspirada no livro “Matilda”, de Roald Dahl, a encenação conta a história de uma garota solitária que, assim como a personagem central da obra de Dahl, encontra refúgio na literatura. Lia tenta solucionar seus problemas inspirada nas atitudes da protagonista Matilda.

Nos dias 6 e 26, a criançada confere “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, adaptação da obra homônima de Jorge Amado, feita pelo Grupo 59 de Teatro. A narrativa discorre sobre o amor impossível entre um gato e uma andorinha. Os atores assumem os personagens e a narração, combinando humor e lirismo para discutir o mote do espetáculo: a tolerância às diferenças. “Apesar de termos desde o início uma linda e potente fábula que sustentava toda a composição teatral, a cena em si foi criada a partir de improvisações, de tentativas, erros, repetições e do jogo entre os atores a cada dia de ensaio”, explica Carol Faria, que integra o elenco.

Para a atriz, apresentar-se no teatro do CFCCT é uma oportunidade muito especial de produzir experiências e potencializar encontros. “O espaço fica afastado do centro de São Paulo, onde geralmente o teatro ‘acontece’, e atinge um ‘novo’ público, o que para nós artistas torna-se uma experiência muito instigante”, completa.

“Mareados”, da Cia. Desajuste, é encenada nos dias 12 e 13. Com trilha musical e efeitos sonoros executados na hora da apresentação, a peça narra a rotina de dois palhaços que viajam a bordo da embarcação Formosa.
 
Completa a mostra a Cia. Dedo de Prosa com o espetáculo “As Três Mulheres Sabidas”, apresentado nos dias 19 e 20. “Buscávamos contos de fadas que rompessem com a figura da Bela Adormecida, a mulher frágil à espera de um príncipe encantado”, conta a atriz Priscilla Herrerias. “Encontramos três versões britânicas em que as protagonistas utilizam o poder da sabedoria feminina, a paciência, a intuição, o cuidar, para irem em busca dos seus destinos”, explica.

Para Priscilla, o envolvimento do público foi fundamental no processo de maturação da peça. “O bom de se fazer um espetáculo por algum tempo - estamos na estrada há 2 anos e meio - é que há oportunidades no encontro com o público para novas descobertas. E isso é realmente um privilégio”, conclui.

Veja a programação completa:

Serviço: 1ª Mostra de Teatro Infantil do CFCCT. Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esqu. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. Tel. : 2444-2840. |Retirar ingresso, até um par por pessoa, uma hora antes.

A MENINA LIA
Cia. do Fubá. Dramaturgia e dir.: Fernanda Gama. Com Bia Campos, Bruno Gavranic, Leonardo Devitto e Maria Tuca Fanchin. 60 min.
Menina solitária adora ler, para desgosto dos pais que preferem vê-la assistindo a televisão. Ao encontrar na biblioteca o livro “Matilda”, obra de Roald Dahl que conta a história de uma garota igual a ela, aprende com a narrativa e procura vencer os problemas em casa e na escola.
| Dias 5 e 6, 16h

O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ
Grupo 59 de Teatro. Texto: Antônio Rogério Toscano e grupo. Dir.: Cristiane Paoli Quito. Com Carol Faria, Felipe Alves, Jane Fernandes e outros. 60 min.
Da obra de Jorge Amado, o espetáculo narra a história do amor impossível entre um gato mal-humorado e uma simpática andorinha.
| Dia 6, 11h. Dia 26, 16h

MAREADOS
Cia. Desajuste. Concepção e dir.: Lana Sultani. Com Adriano Pequeno, Livia Rios, Paloma Fraga e Silvia Brunello. 50 min.
Ao som de canções tocadas ao vivo, dois palhaços navegam numa embarcação chamada Fabulosa até serem surpreendidos pela chegada de uma divertida náufraga. Todos percebem, então, como é difícil dividir um mesmo barco.
| Dias 12 e 13, 16h

AS TRÊS MULHERES SABIDAS
Cia. Dedo de Prosa. Dir.: André Garolli e Luciana Viacava. Com Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscilla Herrerias. 55 min.
Inspirado em contos da tradição oral britânica, o espetáculo traz três protagonistas que, ao invés de agirem como frágeis donzelas, são verdadeiras heroínas enfrentando monstros, bruxas e outros desafios.
| Dias 19 e 20, 16h