Teatro Martins Penna, no Centro Cultural da Penha, exibe grandes sucessos de Tim Burton

Mostra “Terça Tem Cinema” comemora o mês das bruxas com filmes de um dos maiores diretores do gênero macabro


Versão do clássico da Disney,
"Alice no País das Maravilhas" será exibido no dia 1º


Por Amanda Monteiro


Para comemorar o mês das bruxas, o projeto “Terça tem Cinema” exibe, em outubro, obras do cineasta norte americano Timothy Walter, mais conhecido como Tim Burton. Uma seleção de filmes inspirados na temática do halloween será exibida nas telas do Teatro Martins Penna, no Centro Cultural da Penha (CCP), todas as terças-feiras do mês.

A programação traz uma seleção de filmes do diretor que possui um estilo único e peculiar. Tim Burton apresenta em suas obras uma mescla entre terror e comédia, gêneros que desenvolve com maestria por meio de tramas excêntricas e divertidas, compostas em universos geralmente paralelos ao da realidade.

O primeiro filme da programação, que será exibido no dia 1º, é “Alice no País das Maravilhas”, clássico da Disney revisitado que possui um elenco familiar para o diretor, com sua esposa Helena Bonham Carter como a Rainha Vermelha e Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco.

Na semana seguinte, no dia 8, “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas” apresenta aos espectadores um universo de histórias surreais narradas por Ed Bloom (Albert Finney), que revive seus contos que aludem à fantasia na flor da juventude, interpretado pelo ator Ewan McGregor.

“O Estranho Mundo de Jack”, que será exibido no dia 15, é uma das animações mais aclamadas do diretor, na qual o Rei das Abóboras se cansa da rotina fatídica do Dia das Bruxas e se depara com um novo mundo de possibilidades ao chegar à Cidade do Natal. Já “Marte Ataca”, no dia 22, é um dos primeiros filmes que possuem a assinatura de Burton, e tem um elenco notório com Jack Nicholson, Sarah Jessica Parker e Natalie Portman. Eles dão vida a estranhos personagens que identificam discos voadores nos céus dos EUA e organizam uma recepção pacífica, até que algo dá errado e são iniciados os planos para um bem sucedido contra-ataque.

“Frankenweennie” é a obra que fecha a mostra, no dia 29. Inspirado no halloween, o filme conta a história de um garoto que perde seu cachorro e o ressuscita por meio de uma máquina do tempo que ele mesmo constrói. Só que ele não contava com o fato de que sua atitude traria diversos problemas que acabariam afetando toda a cidade.

Serviço: Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20, Penha, Zona Leste | tel. 2295-0401. Grátis. Dias 1, 8, 15, 22 e 29. 3ª, às 19h30. Retirar ingresso a partir das 18h30. +12 anos. Grátis.