Seminário 'Liberdade, privacidade e o futuro da internet' terá transmissão online

Julian Assange participa de debate via videoconferência. O fundador do WikiLeaks responderá apenas as perguntas do público presente no local

Acontece agora, no Centro Cultural São Paulo, o seminário “Liberdade, Privacidade e o Futuro da Internet”, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Boitempo Editorial, com apoio da Agência Pública.

Confira a transmissão online do evento
 
O evento contará com três mesas de debates e terá transmissão feita pelo sistema da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), via streaming, pelo site do Centro Cultural São Paulo (www.centrocultural.sp.gov.br) e pelo Blog da Boitempo Editorial (http://www.boitempoeditorial.wordpress.com/) ao longo de todo o encontro, que começa às 14h.
 
Às 19h30, acontecerá o debate via videoconferência com Julian Assange, fundador do Wikileaks e autor do livro Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet, publicado este ano pela Boitempo. Atualmente sob asilo político na embaixada do Equador em Londres, Assange participará da última mesa do evento por meio de transmissão ao vivo, com tradução simultânea. A jornalista Natália Viana, parceira do Wikileaks no Brasil e coordenadora da Agência Publica de Jornalismo Investigativo e o secretário Juca Ferreira participarão do debate e o público presente no local terá a oportunidade de realizar perguntas a Assange.
 
Os ingressos para a videoconferência com Assange serão distribuídos durante as mesas do período da tarde. Os ingressos restantes serão distribuídos uma hora antes do evento.
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO:
 
SEMINÁRIO “LIBERDADE, PRIVACIDADE E O FUTURO DA INTERNET”
Evento aberto e gratuito com o criador e editor do WikiLeaks vai discutir a questão da espionagem promovida por empresas privadas e redes sociais, denúncias recentes promovidas por Edward Snowden e o futuro da internet. Programação contará com a presença de diversos especialistas na área, contribuindo para a discussão do funcionamento da rede, tráfego de informações, transparência das instituições e de governos e a privacidade de dados.
 
► SEMINÁRIO "LIBERDADE, PRIVACIDADE E O FUTURO DA INTERNET"
18 de setembro de 2013, Centro Cultural São Paulo
 
Realização | Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Boitempo Editorial
Apoio | Agência Pública
 
► PROGRAMAÇÃO
14h | Arquitetura e governança da Internet: como funciona a rede, quem controla o tráfego dos nossos dados e quem define suas regras de funcionamento
Debate com Sérgio Amadeu (Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal do ABC. É pesquisador das relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais) e Tereza Cristina Carvalho (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)
 
16h | Vigilância e privacidade na rede: como garantir a privacidade em um cenário de vigilância e os impactos para a cultura digital
Debate com Silvio Rhatto (Pesquisador independente de tecnologias digitais de armazenamento e transmissão segura de dados), Marta Kanashiro (Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo [Labjor] e professora plena do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural do Labjor) e Gisele Beiguelman (Professora da FAU-USP, midiartista e curadora, pesquisadora na área de História da Arte sobre usos críticos de mídias e editora da Revista Select).
 
19h30 | Debate com Julian Assange, por meio de videoconferência, (fundador do Wikileaks) e lançamento do livro “Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet”.
Com participação de Natalia Viana (parceira do Wikileaks no Brasil e coordenadora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo) e Juca Ferreira (secretário municipal de Cultura).
 
Os ingressos para a videoconferência serão entregues durante as atividades do período da tarde. Os restantes serão distribuídos a partir das 18h30.
 
Saiba mais sobre “Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet” e baixe amostra gratuita do livro: http://bit.ly/17tkMeM
 
| Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Rua Vergueiro, nº 1.000 (próximo da estação Vergueiro do Metrô).