Programa do CCSP migra para a Casa Modernista

Mostra coletiva exibe obras de Chico Togni, Jimson Vilela e Rodolfo Parigi até novembro


Fernando Marques Penteado, em colaboração com Sérgio Funari,
equipa a cozinha da Casa Modernista com utensílios



Por Gilberto De Nichile


Em 23 anos de existência, o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (CCSP), pela primeira vez, ultrapassa as fronteiras dos espaços expositivos do local e chega a outro equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, a Casa Modernista, imóvel projetado em 1927 pelo icônico arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik, no bairro de Vila Mariana.

A mostra coletiva é uma parceria do CCSP com o Museu da Cidade de São Paulo e exibe obras de Chico Togni, Jimson Vilela e Rodolfo Parigi, três dos 12 artistas plásticos selecionados para 2013. Ao lado deles, estão em destaque trabalhos de dois convidados: Fyodor Pavlov-Andreevich e Fernando Marques Penteado, este em colaboração com Sérgio Funari.


Como nas outras edições do Programa, a escolha dos participantes esteve a cargo de uma comissão julgadora especializada, formada, este ano, pelo artista e professor Orlando Maneschy (docente da Universidade Federal do Pará), pela curadora que vive em Londres Kiki Mazzucchelli, e pelo também curador Nilton Campos (diretor do Museu de Arte de Ribeirão Preto). Os trabalhos dos 12 artistas selecionados, entre mais de 700 inscritos, foram direcionados para quatro espaços diferentes: CCSP (no 1º semestre), Casa Modernista (atualmente), Gabinete do Desenho (antiga Chácara Lane), e Galeria Olido (ambas no fim do ano).

A Casa Modernista serviu também de inspiração para os dois convidados do mês. O russo Fyodor Pavlov-Andreevich ocupa espaços da residência, imaginando como teria sido a vida de Warchavchik se não tivesse conseguido fugir de Odessa, na Rússia, para o Brasil, em 1923. Fyodor também trabalha com a piscina vazia e com as calhas do imóvel.

Já o paulista F. Marques Penteado, conhecido por seus trabalhos com bordados à mão ou à máquina, aparelha a cozinha da casa com móveis, objetos e utensílios que contrastam totalmente com os conceitos modernistas do arquiteto criador e primeiro morador da casa.

Serviço: Casa Modernista. Zona Sul. De 14/9 a 17/11. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis