Peça sobre ditadura militar é encenada no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes

Apresentações de “Geração AI-5 - Os Filhos da Dita” acontecem nos dias 14 e 21 de setembro


Grupo Arlequins faz reflexão sobre os 21 anos
do regime militar e suas consequências

Por Gabriel Fabri


O grupo teatral Arlequins leva ao Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes um espetáculo sobre a longa duração dos aspectos políticos e culturais da ditadura militar. Na peça “Geração AI-5 - Os Filhos da Dita”, dirigida por Sérgio Santiago, a proposta é fazer uma reflexão sobre os 21 anos do regime autoritário e suas atuais consequências e reminiscências. As duas apresentações ocorrem aos sábados, dias 14 e 21 de setembro, sempre às 20h, com entrada franca.


A época abrangida pela encenação vai do período pré-golpe militar, com o clima político que culminou na deposição do presidente João Goulart, até os dias atuais, discutindo questões como o chamado “milagre econômico” e a repressão. Em cena, duas atrizes, Camila Scudeler e Ana Maria Quintal, recriam, com humor e olhar crítico, episódios da história recente. Em suas falas é possível identificar citações de discursos de políticos da época, fruto de pesquisas do grupo, que irá se reunir com o público após a apresentação para uma conversa sobre a montagem.


A inspiração para a peça surgiu durante a temporada em que a companhia apresentava o espetáculo “Pra Não dizer que Não Falei das Flores”, que partia do conceito elaborado pela intelectual Marilena Chaui, no qual a ideologia é um instrumento de legitimação da dominação ideológica. Ao longo desse período, percebeu-se o interesse do público jovem em relação à história recente do Brasil.


Serviço: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Rua Inácio Monteiro, altura do nº 6.900. Zona Leste. Dias 14 e 21, 20h. Grátis (retirar ingresso, um por pessoa, uma hora antes). 75 min. Classificação indicativa: 10 anos.