Palestras debatem conjuntura democrática atual

Democracia na História é tema de encontro na Biblioteca Mário de Andrade



Encontro foi idealizado a partir dos protestos realizados em junho
por todo o Brasil


Por Gabriel Fabri


Os protestos de junho, que se alastraram por todo o país, produziram um abalo de proporções ainda incertas na conjuntura política do Brasil. Tendo em vista a grande importância social que essas manifestações adquiriram, a Biblioteca Mário de Andrade vem promovendo, às quintas-feiras, o projeto “Democracia na História”, ciclo de palestras que traz pensadores de peso para discutir temas históricos que se associam com profunda relevância ao momento atual.

No dia 5 ocorre a palestra “As Origens do Autoritarismo no Brasil a partir da Revolução de 30”, ministrada pela historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro.

No dia 12, o sociólogo André Singer fala sobre “A Democracia Brasileira e os Partidos Políticos” e traça um panorama histórico do papel dos partidos na construção e manutenção da democracia brasileira. Ele aborda também a impossibilidade de um regime democrático existir sem as formas de organização partidárias.


Dia 19, a filósofa Marilena Chaui aborda o tema “Democracias e Autoritarismos no Brasil Contemporâneo”. No encontro, ela discorre a respeito das manifestações e o que considera ser a essência do funcionamento da democracia: seus conflitos.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade – Auditório. Rua da Consolação, 94, Consolação, Centro. Tel. 3256-5270. Dias 5, 12 e 19. 5ª. Grátis.

Veja a programação completa:

AS ORIGENS DO AUTORITARISMO NO BRASIL A PARTIR DA REVOLUÇÃO DE 30
Com Maria Luiza Tucci Carneiro (historiadora, autora de obras como “Livros Proibidos, Ideias Malditas”, pelo Ateliê Editorial, 2000).
Sobre as origens do pensamento autoritário e intolerante no Brasil e o modo como essas concepções saíram do plano das ideias para se concretizar em políticas públicas.
| Dia 5, das 19h às 21h

A DEMOCRACIA BRASILEIRA E OS PARTIDOS POLÍTICOS
Com André Singer (sociólogo e autor de livros como “Esquerda e Direita no Eleitorado Brasileiro”, pela Edusp).
Sobre o papel que os partidos políticos tiveram na construção da democracia recente do país, o modo como eles a vêm conduzindo e o motivo pelo qual uma democracia não pode funcionar sem partidos.
| Dia 12, das 19h às 21h

DEMOCRACIAS E AUTORITARISMOS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO  
Com Marilena Chauí (professora titular de filosofia política e história da filosofia moderna na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP).
Sobre a razão pela qual democracia não deve ser o regime da lei e da ordem, mas sim o regime no qual os conflitos são considerados o princípio do seu funcionamento.
| Dia 19, das 19h às 21h