“Tributo à Diversidade da Alma” promove debates sobre igualdade

Discussões visam à melhoria e visibilidade de políticas públicas, especialmente, para as mulheres


Por Amanda Monteiro


A Biblioteca Mário de Andrade, em parceria com o Casarão Brasil (associação LGBT), promove, em comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica, o encontro “Tributo à Diversidade da Alma”, que acontece sexta-feira, dia 30, das 10h às 18h, com entrada franca.

O evento terá uma série de debates e palestras voltadas, principalmente, a questões do universo feminino, que vão desde a discriminação no trabalho ao assédio moral e o direito ao corpo, abordando também temas como identidade de gênero e direitos humanos.

Participam das mesas de debates nomes importantes da área, como a cantora e deputada Leci Brandão e Cláudia Patricia de Luna, da ONG Elas por Elas - Vozes e Ações das Mulheres. No encontro em que elas participam é enfocado o tema “trabalho” por meio de assuntos como emprego/desemprego, assédio moral e discriminação no trabalho. Explorando também os temas “sustentabilidade”, “saúde” e “discriminação”, as mesas contam com a participação de integrantes de diversas comunidades. Durante o evento, será lançada a campanha “Olhos de Ver e Direitos de Sentir”.


O Dia da Visibilidade Lésbica é comemorado em 29 de agosto, data em que ocorreu o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), em 2006.


Veja programação completa

9h – Credenciamento


Mesa “Trabalho”: Emprego/Desemprego, Assédio Moral, Discriminação no Trabalho.

Com a deputada Leci Brandão (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp) e a Dra. Cláudia Patricia de Luna (ONG Elas por Elas - Vozes e Ações das Mulheres) e Adriana Costa Ferreira (IBM Brasil)

Mesa “Saúde”: Direito ao Corpo, Atendimento Médico, Transgenitalização.

Com Kátia Maria Barreto Souto (Coordenação-geral de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social - Ministério da Saúde), Valéria Melki Busin (Católicas pelo Direito de Decidir) e Marcia Regina Galvão (psicopedagoga e escritora, autora do Livro “Mentes que Aprendem”)

Mesa “Sustentabilidade”: Direitos dos Animais à Vida e à Proteção, Meio Ambiente.

Com George Guimarães (Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade – Veddas) e Márcio Moreira (responsabilidade social da Empresa Surya Brasil).

Intervalo para almoço (livre).


Lançamento da Campanha “Olhos de Ver e Direitos de Sentir”

Com a Dra. Iolanda Mendonça (Projeto “Freedom by the Law”)

Mesa “Discriminação”: Novas Famílias, Depoimentos das Comunidades, Homofobia.

Com a Dra. Maria Cristina Reali Esposito (conselheira de desenvolvimento sustentável do Município de São Paulo) e a professora Esa (especialista em direito homoafetivo)
Depoimentos das comunidades: imigrante, nordestina, deficiente, anã, transexual, cigana, moradora de rua, presidiária, idosa, assexuada, intersexo, lésbica, quilombola, autista, Síndrome de Down, sobrevivente da ditadura, indiana, latino-americana, caribenha, africana, afegã, plus size, cross dressing, doenças raras, negra, índia, oriental e judia.
Com a Dra. Tatiana Lionço (doutora em psicologia, docente de graduação e mestrado em psicologia no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB)