Mês da Cultura Independente reúne atrações de diversas vertentes em setembro

Programação terá Rogério Skylab, Orquestra dos Músicos de Rua, rapper Rael, Rico Rodriguez, mostra de cinema e apresentações em terminais de ônibus

O Mês da Cultura Independente, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, chega a sua sétima edição em setembro, com atividades a partir do dia 1º em bibliotecas públicas, nos centros culturais da Penha, Cidade Tiradentes, São Paulo e da Juventude, Galeria Olido, além de terminais de ônibus da cidade. 

Criado originalmente no Centro Cultural da Juventude (CCJ), o festival se espalhou por vários espaços da Secretaria ao longo dos anos e apresenta algumas atividades já características como as sessões “Cinetério”, realizadas no Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, em frente ao CCJ. 

Entre as atrações musicais estão o rapper Rael, que se apresenta no Centro Cultural da Penha dia 25, às 15h, ao lado do cantor e compositor Otto; o trombonista Rico Rodriguez, criado na Jamaica e apontado como lenda do ska, que se apresenta no Centro Cultural São Paulo dia 21, às 19h. O jamaicano Johnny Osbourne, um dos principais representantes do reggae, faz três shows em São Paulo: dia 13, na Rua Dom José de Barros; dia 14, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes e dia 15 na Praça Zumbi dos Palmares. 

No Centro Cultural da Juventude acontece o “Festival 20 minutos dos sem rótulos”, que consiste em uma seleção de bandas de rock independentes. Para se inscrever, os interessados devem enviar, até dia 12 de setembro, três músicas e/ou link de um vídeo (clipe, ensaio ou apresentação ao vivo) para o e-mail 20minutos@ccj.art.br . A apresentação do artista selecionado será dia 21 e o encerramento fica por conta de Rogério Skylab, às 19h.

No Centro Cultural São Paulo, a mostra de cinema “Cultura Urbana” aborda diversas manifestações como o hip-hop e o grafitti. A Biblioteca Alceu Amoroso Lima abriga a segunda edição do Encontro de Literatura Divergente, com encontros e debates com escritores que encontram alternativas de publicação por meio de editoras de pequeno porte e até mesmo na internet. Algumas bibliotecas recebem, ainda, saraus e encontros. 

Mais informações no site: www.culturaindependente.org


PROGRAMAÇÃO COMPLETA: MÊS DA CULTURA INDEPENDENTE

ESPECIAIS

FESTA DE ABERTURA Fernando Ferrer (CUBA), Chico Mann (EUA), Systema Solar (Colômbia) + DJs Macumbia + Voodoohop
Afrobeats e ritmos latinos anunciam o início da edição 2013 do MCI. O dia começa com o Cubano Fernando Ferrer, segue com o afrobeat de Chico Mann, membro do lendário grupo Antibalas e encerra ao som da aclamada cumbia do grupo colombiano Systema Solar, que se apresenta pela primeira vez em São Paulo.
Os coletivos Macumbia, Voodoohop  e Calefação Tropicaos alegram a festa com sets especias .
Praça da República. Centro. Dia 1º, das 14h às 21h30. Grátis

BASURAMA
O coletivo radicado no Centro da cidade traz ao evento mais uma edição de seu projeto “A cidade é para brincar”. Qualquer espaço da cidade pode se transformar num playground quando há liberdade, quando há interação e quando há pessoas querendo se divertir, se relaxar e brincar juntas. A Cidade é para Brincar é um lugar onde a cidade oferece essas condições.
| Vale do Anhangabaú, de 7 a 21 de setembro. Grátis
| Rua 25 de março

PÍLULAS DE CULTURA
| Centro Cultural São Paulo. Grátis
 
O Instituto Feira Preta e a Rede Kultafro, em parceria com o CCSP, promovem o projeto Pílulas de Cultura – um espaço de fortalecimento e difusão das manifestações relacionadas à cultura afro-brasileira. O evento acontecerá de maio a novembro no Centro Cultural e a cada mês será apresentado um tema diferente. Neste mês, a programação do projeto faz parte do projeto Mês da Cultura Independente
 
 
MULHERES NO SAMBA
| Sala Adoniran Barbosa.Dia 29, das 16h às 20h
 
PERFORMANCE DJ RESIDENTE MF
Carlos Augusto Soares é mais conhecido como DJ MF. Nesta apresentação, ele traz repertório especial nas pick ups, homenageando as principais vozes femininas do samba. Foi três vezes finalista do hip hop DJ Brasil. Residente na Feira Preta há 10 anos, iniciou sua carreira como DJ internacional recentemente, tocando em países como Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai e Venezuela.
| Sala Adoniran Barbosa.Dia 29, às 16h

RODA DE CONVERSA: A MULHER NO UNIVERSO DO SAMBA
Com: Kelly Adriano de Oliveira (Antropóloga - UNICAMP)
Nesta roda de conversa será discutido o protagonismo das mulheres no universo do samba em especial as das escolas de samba.
| Sala Adoniran Barbosa.Dia 29, às 17h

SAMBA NA LAJE
O Samba da Laje é uma tradicional roda de samba de São Paulo com feijoada, que acontece formalmente há 12 anos numa comunidade na Vila Santa Catarina, sempre uma vez por mês. Um dos momentos mais aguardados é a participação das Pastoras do Samba da Laje, que alegram o samba com suas vozes.
| Sala Adoniran Barbosa.Dia 29, às 19h10

CINEMA

BR2 SKATE FILME FESTIVAL
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CINE OLIDO | CENTRO | CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL DE CIDADE TIRADENTES | ZONA LESTE | DE 24 A 29

O BR2 Skate Filme Festival, segunda edição do único Festival de Cinema e Vídeo de Skate da América Latina, acontece de 24 a 29 setembro no Cine Olido, CCSP (Centro Cultural São Paulo), CCJ (Centro Cultura da Juventude) e Centro Cultural Tiradentes em São Paulo.

O evento segue a mutação inspiradora do skate, que hoje é o segundo esporte mais praticado no Brasil, e leva para tela do cinema o que a principio só poderia ser visto nas ruas de diversos lugares do mundo. Na programação serão exibidos filmes e vídeos nacionais e internacionais recentes, entre curtas, médias e longas-metragens de ficção e documentário, retrospectiva e homenagens, além de filmes inéditos.


Com a curadoria de Alex Andrade, Anderson Tuca e Tânia Rodrigues, o BR2 SKATE FILM FESTIVAL é realizado pela ATTi Comunicação e Ideias e Kinopédia. O festival também conta com o apoio Departamento de Expansão Cultural e da Prefeitura da cidade de São Paulo.


Para saber mais sobre a programação do Festival é só acessar o site www.brskatefilmfestival.com.br ou mandar e-mail para brskatefilmfestival@gmail.com.



CULTURA URBANA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CINE OLIDO | CENTRO | CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL DE CIDADE TIRADENTES | ZONA LESTE | DE 19 A 22 | LIVRE | GRÁTIS

Curadoria: Alex Andrade.
| As exibições no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e no Cine Olido custam R$ 1 e no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CFCCT) são gratuitas.

Retratos da cultura urbana

Programa 1
SAMPARKOUR
(Brasil, 2007, 5 min, documentário, digital). Dir.: Wiland Pinsdorf.
O atleta profissional Zico Corrêa percorre pontos icônicos da cidade de São Paulo praticando parkour (mover-se rapidamente de um ponto a outro).
SNEAKERS - ENTRANDO DE SOLA NA CULTURA URBANA
(Brasil, 2008, 48 min, documentário, digital). Dir.: Edson Soares.
A explosão das séries limitadas e releituras de modelos antigos de tênis e a mudança no status do calçado, que passou a ser visto por muitos como peça de luxo ou mesmo plataforma artística.
| Exibições seguidas. CCSP. Dia 19, 16h

Programa 2
TYGER
(Brasil, 2006, 5 min, animação, digital). Dir.: Guilherme Marcondes.
Um tigre enorme aparece misteriosamente e revela a realidade por trás de uma noite numa grande cidade.
PIXO
(Brasil, 2009, 61 min, documentário, digital). Dir.: João Wainer e Roberto T. Oliveira.
O impacto da pichação como fenômeno cultural na cidade de São Paulo e sua influência internacional como uma das principais correntes da arte urbana.
| Exibições seguidas. CCSP. Dia 20, 16h
| Exibições seguidas. Olido. Dia 21, 19h

Programa 3
SPRAY JET
(Brasil, 1985, 13 min, documentário, digital). Dir.: Ana Maria Magalhães.
Três jovens pintores urbanos brasileiros falam sobre os diversos caminhos da criação artística individual ou coletiva e discutem o renascimento da pintura e a arte conceitual.
NO TRAÇO DO INVISÍVEL
(Brasil, 2007, 52 min, documentário, digital). Dir.: Laura Faerman e Marilia Scharlach.
Em São Paulo, o grafiteiro Zezão explora cenários para suas obras: subterrâneos, construções inabitadas ou paisagens esquecidas.
| Exibições seguidas. CCSP. Dia 21, 16h
| Exibições seguidas. Olido. Dia 20, 19h

Programa 4
CIDADE IMPROVISADA
(Brasil, 2012, 19 min, documentário). Dir.: Alice Riff.
Por meio da poesia presente no hip-hop freestyle, estilo de improvisação conhecido pelas batalhas de MCs, o curta mostra grandes cidades brasileiras e seus problemas.

VERSIFICANDO
(Brasil, 2009, 52 min, documentário, digital). Dir.: Pedro Caldas.
Percorrendo diferentes gêneros musicais, do repente ao hip-hop freestyle, o filme traz depoimentos de artistas, estudiosos e conhecedores do tema e abrange, ainda, assuntos como a sobrevivência do improviso e o papel da mulher nessa expressão artística.
| Exibições seguidas. CCSP. Dia 22, 16h
| Exibições seguidas. Olido. Dia 19, 19h

Programa 5
BATALHA: A GUERRA DO VINIL
(Brasil, 2007, 15 min, animação, digital). Dir.: Rafael Terpins.
Animação que narra a batalha das cabines entre o astro DJ Black Jamantha e o novato DJ Air.
EU, O VINIL E O RESTO DO MUNDO
(Brasil, 2008, 72 min, documentário, digital). Dir.: Lila Rodrigues e Karina.
Jovens da cidade de São Paulo tentam construir nova vida por meio do Hip-Hop DJ, maior campeonato de DJs da América Latina desde 1997.
| Exibições seguidas. CCSP. Dia 19, 18h
| Exibições seguidas. Olido. Dia 22, 15h

Programa 6
RAP, O CANTO DA CEIL NDIA
(Brasil, 2005, 15 min, documentário, digital). Dir.: Adirley Queirós.
Conversa com quatro consagrados artistas do rap nacional, X, Jamaika, Marquim e Japão, todos moradores de Ceilândia, cidade-satélite de Brasília, sobre suas trajetórias na música.
L.A.P.A.
(Brasil, 2008, 75 min, documentário, digital). Dir.: Emílio Domingues e Cavi Borges.
Por meio de MCs, o documentário mostra o cotidiano da Lapa, bairro carioca boêmio que foi reduto do samba e ponto de encontro do rap na cidade.
| Exibições seguidas. CCSP. Dia 20, 18h
| Exibições seguidas. Olido. Dia 19, 15h

Hip-hop 80’s

WILD STYLE
(EUA, 1983, 82 min, DVD). Dir.: Charlie Ahearn.
Com Easy A. D., A. J., Almighty K. G. e outros.
O filme mostra o graffiti, até então marginalizado, enfocando o lendário representante do estilo, Lee Quinones, e a cena hardcore do bairro nova-iorquino do Bronx, com seus astros pioneiros do hip-hop, como Grandmaster Flash e Cold Crush.
| CCSP. Dia 19, 20h
| Olido. Dia 22, 17h

KRUSH GROOVE
(EUA, 1985, 97 min, DVD). Dir.: Michael Schultz. Com Sheila E., Joseph Simmons, Darryl McDaniels e outros., Produtor musical, que compete com o irmão pelo amor de uma cantora, precisar arrumar dinheiro para expandir sua gravadora. Como não consegue por vias legais, pede ajuda a um gângster e isso lhe traz muitos problemas.
| CCSP. Dia 20, 20h
| Olido. Dia 21, 17h

BEAT STREET - A LOUCURA DO RITMO
(EUA, 1984, 105 min, DVD). Dir.: Stan Lathan. Com Rae Dawn Chong, Guy Davis, Jon Chardiet e outros.
No lugar da violência dos anos 80, surge o break com seus artistas, provocando uma revolução na música, na dança e nas artes plásticas. Na trilha, clássicos de rappers como Kool Moe Dee e Afrika Bambaataa.
| CCSP. Dia 21, 20h
| Olido. Dia 20, 17h

BREAKIN’
(EUA, 1984, 90 min, DVD). Dir.: Joel Silberg. Com Lucinda Dickey, Adolfo Quinones, Michael Chambers e outros.
Jovem dançarina de jazz se junta a dois dançarinos de rua e se tornam a maior sensação da break dance. O filme foi um dos mais importantes veículos para a popularização do rapper Ice-T fora dos EUA.
| CCSP. Dia 22, 20h
| Olido. Dia 19, 17h

Graffiti S/A

BOMB IT
(EUA, 2007, 94 min, documentário, digital). Dir.: Jon Reiss.
História do graffiti contemporâneo, traçando suas raízes desde as pinturas pré-históricas em rochas, passando por Picasso e chegando ao seu lugar na cultura hip-hop, da Nova Iorque dos anos 70 aos dias de hoje. O filme apresenta trabalhos de artistas como OsGêmeos (Brasil) e Fé 47 (África do Sul).
| CFCCT. Dia 19, 17h
| CCSP. Dia 22, 18h
| Olido. Dia 21, 15h

EXIT THROUGH THE GIFT SHOP
(EUA, 2010, 87 min, documentário, digital). Dir.: Banksy.
Dono de loja e cineasta amador francês tenta localizar o artista e grafiteiro britânico Banksy e se aproximar dele. Mas o artista inverte os papéis e passa a documentar a vida do excêntrico francês. No filme, sequências de Banksy, Shephard Fairey, Invader e outros grafiteiros transgressores em ação.
| CFCCT. Dia 22, 17h
| CCSP. Dia 21, 18h
| Olido. Dia 20, 15h

BR-INDIE
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CINE OLIDO | CENTRO | CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL DE CIDADE TIRADENTES | ZONA LESTE | DE 3 A 18 | +14 ANOS | GRÁTIS
 
| As exibições no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e no Cine Olido custam R$ 1 e no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CFCCT) são gratuitas.

MATARAM MEU IRMÃO
(Brasil, 2012, 78 min, DCP). Dir.: Cristiano Burlan.
O cineasta relembra a morte violenta de seu irmão Rafael Burlan, assassinado com sete tiros há 12 anos ao se envolver com drogas num subúrbio paulistano.
| CCSP. Dia 3, 19h30. Dia 14, 17h (após a sessão, ocorre um debate com o diretor)
| Olido. Dia 18, 19h

ANTÁRTICA
(Brasil, 2009, 72 min, DVD). Dir.: Evaldo Mocarzel.
O documentário segue um grupo de geólogos em uma expedição pelo extremo sul do globo terrestre. Evitando depoimentos ou outras formas de intervenção, o filme registra o cotidiano dos cientistas, a beleza das paisagens e os perigos do local.
| CCSP. Dia 4, 17h. Dia 10, 19h30
| Olido. Dia 17, 15h

A FLORESTA DE JONATHAS
(Brasil, 2012, 98 min, DCP). Dir.: Sérgio Andrade. Com Begê Muniz, Ítalo Castro, Viktoryia Vinyarska e outros.
No Amazonas, rapaz e seu irmão vendem frutas em uma barraca à beira da estada. Ao conhecerem uma turista ucraniana e um indígena local, decidem acampar juntos durante um fim de semana.
| CCSP. Dia 4, 19h30. Dia 15, 17h
| Olido. Dia 18, 17h

CONSTRUÇÃO
(Brasil, 2007, 48 min, 2007, digital). Dir.: Cristiano Burlan.
A cidade de São Paulo em seu contínuo processo de construção e desconstrução, vista a partir do microcosmo de um canteiro de obras, seus trabalhadores e as várias máquinas em plena atividade.
| CCSP. Dias 5 e 10, 17h
| CFCCT. Dia 5, 17h

ESSE AMOR QUE NOS CONSOME
(Brasil, 2012, 80 min, DCP). Dir.: Allan Ribeiro. Com Gatto Larsen, Rubens Barbot, Wilson Assis e outros.
Companheiros há mais de 40 anos, Larsen e Barbot se mudam para um casarão abandonado no centro do Rio de Janeiro e ensaiam com sua companhia de dança.
| CCSP. Dia 5, 19h30. Dia 11, 17h
| CFCTC. Dia 14, 17h

A NOITE DO CHUPACABRAS
(Brasil, 2011, 95 min, digital). Dir.: Rodrigo Aragão. Com Mayra Alarcón, Ricardo Araújo, Petter Baiestorf e outros.
Casal jovem retorna para a sua terra natal e reencontra os parentes transtornados pela morte misteriosa de todos os animais da fazenda.
| CCSP. Dias 6 e 17, 17h. Dia 12, 19h30

ESTRADEIROS
(Brasil, 2011, 79 min, digital). Dir.: Renata Pinheiro e Sergio Oliveira.
O documentário passa por Peru, Buenos Aires, São Tomé das Letras, Recife e São Paulo, mas sem destino definido. Registra o estilo de vida dos que vivem livres no mundo, nômades pela América Latina.
| CCSP. Dias 6 e 15, 19h30
| Olido. Dia 17, 19h

QUEBRADEIRAS
(Brasil, 2009, 71 min, DVD). Dir.: Evaldo Mocarzel.
Apesar de ter cerca de 18 milhões de hectares de babaçuais, a expansão da pecuária e a devastação das palmeiras têm ameaçado a cultura secular das quebradeiras de coco de babaçu na região do Bico do Papagaio, onde os estados do Maranhão, de Tocantins e do Pará se encontram.
| CCSP. Dia 7, 17h. Dia 13, 19h30
| CFCTC. Dia 12, 17h

HU
(Brasil, 2011, 71 min, DCP). Dir.: Pedro Urano e Joana Traub Csekö.
Um edifício partido ao meio: de um lado, o hospital; do outro, a ruína.
| CCSP. Dias 7 e 17, 19h30. Dia 12, 17h

SINFONIA DE UM HOMEM SÓ
(Brasil, 2011, 93 min, digital). Dir.: Cristiano Burlan. Com Henrique Zanoni, Regina Vianna, Hélio Cícero e outros.
História de um homem comum que sai do interior do Brasil para tentar a vida em São Paulo, trabalhando na construção civil. A revolta metafísica desse personagem é a mesma do homem contra sua condição.
| CCSP. Dia 8, 17h
| CFCTC. Dia 7, 17h

LAURA
(Brasil, 2011, 76 min, digital). Dir.: Fellipe Barbosa.
O diretor segue Laura do MoMA aos metrôs de Nova Iorque durante a noite, encantado com essa mulher misteriosa.
| CCSP. Dia 8, 19h30. Dia 13, 17h
| Olido. Dia 17, 17h

O HOMEM DA CABINE
(Brasil, 2008, 90 min, digital). Dir.: Cristiano Burlan.
Documentário sobre a rotina longa e solitária do projecionista de cinema.
| CCSP. Dia 11, 19h30
| Olido. Dia 18, 15h

MÚSICA

100% FAVELA
Tradicional festa do rap, nesta edição, é realizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura
Shows de Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue, Ndee Naldinho, Flora Matos, Negredo, Ferrez, RDG, Rosana Bronks, Doce Encontro, Detentos do Rap e discotecagem dos DJs Odair, Formiga e Line, entre outros.
| Dia 7, a partir das 15h
| Rua Adoasto de Godoi, 50 – Capão Redondo (próximo da Estação de Metrô Capão Redondo). Grátis.

DMN
Referência no rap nacional, o grupo, formado em 1989, lança o disco “DMN - 9 Anos Depois... Epílogo”, que inova na produção musical e, sem perder o caráter de contestação dos álbuns anteriores, principalmente contra o racismo, amplia o leque dos temas abordados nas rimas.
| Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Dia 8, 18h. Grátis
| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 15, 18h

FESTIVAL DE MONOBANDAS
Todas as segundas-feiras, uma banda formada por uma pessoa só (executando todas as funções de uma banda sozinho) alegra a hora do rush em terminais de ônibus da cidade de São Paulo.
Parceria: SPTrans

Terminal Campo Limpo -  Estrada do Campo Limpo
Banda: The Uncle Butcher and his Oneman Band
Dia 2/9, às 18h

Terminal Vila Nova Cachoeirinha -   Av. Inajar de Souza, s/nº
Banda: Bloody Mary
Dia 9/9, às 18h

Terminal Mercado - Expresso Tiradentes – Avenida do Exterior 3350
Banda: The Fabulous Go-Go Boy From Alabama
 Dia 16/9, às 18h

Terminal Lapa - Praça Miguel Dell Erba
Banda: O Lendário Chucrobillyman
 Dia 23/09, às 18h

Terminal Sapopemba – Av. Arquiteto Vilanova Artigas
Banda: XTreme Blues Dog
Dia 30/09

FESTIVAL 20 MINUTOS DOS SEM RÓTULOS 2013
Mestre de cerimônia: Chellmí (jovem escritor paulista). Show de encerramento: Rogério Skylab.
Festival destinado a músicos que misturam diversos estilos e elementos experimentais. Para participar, é preciso ter um trabalho independente e novo. O projeto “20 minutos” selecionará seis bandas de rock para fazer um pocket show dentro da programação do Mês da Cultura Independente. A banda ou artista solo mais votado pelo público voltará ao CCJ para um show completo e remunerado. O show de encerramento fica por conta do irreverente cantor e compositor carioca, Rogério Skylab, ao lado de banda formada por Thiago Martins, Alex Curi e Bruno Coelho. Entre as músicas do repertório estão as recém-lançadas no CD “Abismo e Carnaval”.
| Inscrições pelo e-mail inscrições .ccj.art.br . Deve-se enviar, até dia 12, três músicas e/ou link de um vídeo (clipe, ensaio ou apresentação ao vivo) para o e-mail 20minutos@ccj.art.br . Centro Cultural da Juventude – anfiteatro. Dia 21, 15h30 (festival), 19h (show de Skylab). Grátis (retirar ingresso a partir das 14h30)

GAROTAS SUECAS
Com Guilherme Sal, Tomaz Paoliello, Irina Bertolucci, Fernando Freire e Nico Paoliello. Participação especial: Lurdez da Luz. 90 min.
A banda de rock lança seu segundo álbum, “Feras Míticas”.
| Auditório Ibirapuera. Zona Sul. Dia 15, 19h. R$ 20

GRANT HART
Grant Hart foi o fundador, baterista e compositor da legendária banda de hardcore Hüsker Dü, junto a Greg Norton e Bob Mould em 1979 e também integrou Nova Mob. O músico apresenta agora seu trabalho solo.
Galeria Olido – Sala Olido. Centro. Dia 15, 18h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).

HOUDINIS 
Show: “Roda de Rock”. 60 min.
A banda apresenta canções próprias e versões de
outras conhecidas, em formato semiacústico e intimista.
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. Dia 7, 21h. Dia 8, 19h. Grátis (retirar ingresso, um por pessoa, uma hora antes)

JOHNNY OSBOURNE (Jamaica)
Apelidado de “padrinho do dancehall”, Johnny Osbourne contribuiu para levar o reggae da comunidade jamaicana para o mundo. Uma sequência de hits que datam do final dos anos 70 até a década de 90 define a longevidade de Johnny e sua habilidade artística, entre eles, “Come Back Darling”, gravado com sucesso pelo grupo britânico UB40, “Truths & Right” e “Little Sound Boy”. Seu clássico “Warrior” foi sampleado por lendas do reggae como Bunny Wailer e Marcia Griffiths. Em cada local, o artista se apresenta acompanhado de um soundsystem diferente.
| Com Kas Dub Soundsystem,  seletor - DJ Stranjah.   Rua Dom José de Barros. Centro. Dia 13, 18h
| Com África Mãe de Leão. Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Zona Leste. Dia 14, 14h
| Com Quilombo Hifi. Praça Zumbi dos Palmares. Zona Norte. Dia 15, 14h
| Grátis

INFORMAL - FESTIVAL DE IMPROVISAÇÃO: TERRY DAY (INGLATERRA) 
Esta série reúne artistas brasileiros e estrangeiros em apresentações de improvisação livre. Diversos gêneros musicais se mesclam em torno de um ideal de composição desvinculada de estruturas prévias. Antecipando o show, ocorre uma oficina ministrada pelos artistas. O convidado de setembro é Terry Day. Multi-instrumentista e luthier, o inglês é também poeta e incorpora a sonoridade de seus textos nas apresentações. Desde os anos 60 desenvolve projetos originais de música e de interação com outras artes, tendo pertencido aos grupos People Band e Alterations. Um dia antes ao show, dia 11, das 19h às 22h, ministra uma oficina de improvisação livre.
| Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. Centro. Dia 12, 20h30. Grátis

LA YEGROS (Argentina)  
Com raízes afro-argentinas, a cantora, que grava para o inovador selo argentino ZZK Records, busca sons primitivos e distantes no meio da mestiçagem portenha, combinando ritmos tradicionais da selva do noroeste da Argentina com um estilo musical urbano.
| Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Dia 7, 19h. Grátis

MATANA ROBERTS (EUA)
A saxofonista e compositora nascida em Chicago vem ao Brasil com um trabalho solo de interação entre som e imagem, tocando a partir de projeções audiovisuais. Ligada à cena jazzística norte-americana, integrou o trio Sticks & Stones e a big band Exploding Star Orchestra.
| Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Dia 28, 19h. Grátis

MUKEKA DI RATO
Formada em 1995 na cidade de Vila Velha, ES, o Mukeka di Rato se tornou uma das bandas mais importantes do hardcore nacional.  Com inúmeros álbuns lançados, com passagem por grandes gravadoras (deck disc), a banda já tocou no Japão, Europa e América do Sul, além de rodar o Brasil tocando nas mais renomadas casas de show underground e festivais.  Para esse ano, se prepara para lançar um novo CD gravado pelo produtor Daniel Ganjaman.
 | CEU Perus - Pista de Skate. Zona Oeste. Dia 29, 15h. Grátis

ORQUESTRA DE MÚSICOS DAS RUAS DE SÃO PAULO 
Projeto “Neurópolis”. Dir. musical: Livio Tragtenberg. Participação especial: Perla (cantora paraguaia). 90 min.
Formada por músicos anônimos das ruas de São Paulo, a orquestra faz show no CCJ junto com a cantora Perla. Entre os dias 17 e 20, sempre às 18h, e no dia 21, às 16h, ocorrerá a “Happy Hour das Ruas”, na qual músicos da orquestra fazem apresentações solo em espaços do CCJ.
| Centro Cultural da Juventude – área de convivência. Zona Norte. Dia 22, 15h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)

PERI PANE E POETA ARRUDA
Show: “Canções Velhas para Embrulhar Peixes”. 60 min.
Utilizando instrumentos acústicos, o show intimista mescla música e poesia num repertório com canções autorais de Pane e parcerias com o poeta arrudA que compõem o disco homônimo. 
| Centro Cultural da Juventude – Espaço Sarau. Zona Norte. Dia 20, 20h. Grátis (retirar ingresso a partir das 19h)

AS RADIOATIVAS
60 min.
A banda feminina toca músicas de seu primeiro álbum, “Cuidado Garota”, que traz dez faixas de rock, entre elas, “Taty the Sex Maker”, “LetsKrüger” e “CricaMess”.
| Centro Cultural da Juventude – anfiteatro. Zona Norte. Dia 27, 20h. Grátis (retirar ingresso a partir das 19h)

RAEL
O rapper e sua banda apresentam show baseado no último trabalho solo, “Ainda Bem que Eu Segui as Batidas do Meu Coração”. Nele, Rael contou com a produção da dupla norte-americana Beatnick e K-Salaam. Conhecido por agregar ao rap elementos de outros gêneros musicais, o artista apresenta esse trabalho com influência jamaicana e africana, em faixas como “Semana” e “Diferenças”, além de canções do primeiro disco solo, como “Vejo Depois” e “Eles Não Tão Nem Aí”. O cantor Otto faz participação especial, em um encontro inédito.
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. Dia 25, 20h. Grátis

RICO RODRIGUEZ (CUBA/JAMAICA)
Lenda do ska e do reggae, o trombonista Rico Rodriguez, 78 anos, consagrou-se com gravações para selos como a Trojan, 2 Tone e Island. Nascido em Cuba, criado na Jamaica e residente há décadas na Inglaterra, é mundialmente conhecido pelo álbum “Roots to the Bone”, além do magnífico solo na versão de “A Message to You Rude”, dos Specials, e também por fazer parte do grupo Jazz Jamaica e da big-band do apresentador britânico Jools Holland. Rico desembarca pela primeira vez no Brasil e estará acompanhado de músicos talentosos do cenário reggae paulistano, integrantes das bandas Brasilites e Leões de Israel, que já tocaram também com Gregory Issacs, Max Romeo e Pablo Moses, entre outros artistas jamaicanos.
| Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Dia 21, 19h. Grátis

SIGNS OF THE SILHOUETTE (Portugal)
Criado pelo guitarrista Jorge Nuno e pelo baterista João Paulo Entrezede, o projeto propõe uma criação sonora variada em tempo real que se desenvolve como resposta à exibição de vídeos.
| Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guerra. Centro. Dia 14, 19h. Grátis

WE ARE PIANO
Com Vitor Almeida Lopes, Raul Teodoro, Eliton Silva e Guilherme Abreu. 60 min.
Criada sob as fundações do rock progressivo, a banda briga intermitentemente com o post-hardcore e o jazz.
| Centro Cultural da Juventude – anfiteatro. Zona Norte. Dia 13, 20h. Grátis (retirar ingresso a partir das 19h)

QUARTA  FLOW
GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | 4ª | GRÁTIS

| Não é necessário retirar ingresso.

DJ ERRY-G
Show: “Dos Tambores aos Toca-discos”. Participações: MC Gaspar (Z’Africa Brasil) e Bruno Duarte (Gestos Sonoros). 90 min.
Releitura dos ritmos africanos, brasileiros e afro-americanos por meio da música percussiva em conjunto com a cultura hip-hop.
| Dias 4, 11, 18 e 25, 19h

QUINTA NA FAIXA 
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA ADONIRAN BARBOSA | CENTRO | 5ª | CENTRO

FILARMÔNICA DE PASÁRGADA
Composto por oito integrantes de diversos instrumentos, o grupo, criado em 2008 por alunos do curso de música da ECA/USP, reúne influências da MPB com pegadas de rock, interpretando composições de Marcelo Segreto, e lança o primeiro CD, “O Hábito da Força”.
| Dia 5, 20h30

IBRAHIM ELECTRIC (Dinamarca)
Formado por Niclas Knudsen na guitarra, Jeppe Tuxen no órgão Hammond b3 e Stefan Pasborg na bateria, o trio, que se apresenta pela primeira vez no Brasil, funde soul, jazz, afrobeat e referências lisérgicas dos anos 60 com passagens rápidas, quase punks. Apoio: Instituto Cultural da Dinamarca e Dinâmica Dinamarquesa.
| Dia 19, 20h30

DJ TUDO E SUA GENTE DE TODO LUGAR
Alfredo Bello, conhecido como DJ Tudo, é um dos mais destacados pesquisadores da tradição musical brasileira. Em suas apresentações faz conviver samplers, melodias e ritmos recolhidas por todo o Brasil com o potente som de sua banda. Unindo tecnologia e autenticidade, DJ Tudo viaja das capitais do mundo aos quintais do interior, valendo-se de colagens sonoras.
Dia 26, 20h30

ROCK NA VITRINE 
GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | CENTRO | SÁB. | GRÁTIS

Projeto permanente da Galeria Olido que convida bandas independentes para se apresentarem, no segundo sábado de cada mês, no espaço Vitrine da Dança. Curadoria: Luiz Calanca (selo Baratos e Afins).
| Não é necessário retirar ingresso.

BLUES RIDERS
60 min.
Com dois CDs lançados, “Blues Riders na Cidade Rock” (2000) e “A Sagrada Seita do Rock’n’Roll” (2009), a banda faz apresentação calcada no hard rock dos anos 70. No repertório, “Amém Rock’n’Roll”, “Aqui Estou Eu”, “Cidade Rock”, de A. Alessandir e A. Marques, e outras.

EDVALDO SANTANA
Com Reinaldo Chulapa, Ricardo Garcia e Luiz Waack. 60 min.
O cantor e compositor paulistano lança seu sétimo álbum solo, “Jataí”. Parceiro, entre outros, de Arnaldo Antunes e Tom Zé, já gravou com compositores como Lenine e Zélia Duncan. No repertório, músicas de sua autoria como “Quem É que Não Quer Ser Feliz”, “Amor É de Graça” e a que dá nome ao disco.

KIM KEHL & OS KURANDEIROS
60 min.
Sempre com o objetivo de compor e cantar em português, Kehl foi, também, um dos guitarristas de blues e rock mais requisitados de São Paulo nos anos 80 e 90. No repertório, músicas de sua autoria, como “Sou Duro”, “A Galeria Quer Rock” e “Maria Maluca”.
| Dia 14, 18h (a ordem dos shows é decidida na hora)

Série Contemporânea - Terça no Centro
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA JARDEL FILHO | CENTRO | 3ª | GRÁTIS

| Retirar ingresso a partir de duas horas antes.

KATIA GUEDES
Apoio cultural: Consulado Geral da Alemanha.
Seis peças solo para soprano de compositores vivos berlinenses, ou que vivem em Berlim, hoje um dos maiores centros internacionais de arte contemporânea. No repertório, a cantora interpreta peças como “Parergon I zu Melusine”, de Aribert Reimann, e “Dreizehn Verwehungen”, de Charlotte Seither.
| Dia 3, 20h30

PAULO ALVARES
Considerado um dos maiores intérpretes contemporâneos da atualidade, o pianista apresenta “Estudos 4, 5, 10 e 11”, de Gyorgy Ligeti, “Mimetics - Metapiece” e Estudo para piano “An Tasten”, de Mauricio Kagel, entre outras peças.
| Dia 10, 20h30

Eduardo Guimarães Álvares (EM MEMÓRIA)
Mostra coordenada pelo irmão de Guimarães Álvares, pianista Paulo Álvares, que faz homenagem ao compositor morto recentemente. No programa, obras de sua autoria, como “Liedbegleitung para Piano e Tape”, “Quatro Canções sobre Textos de Bertolt Brecht” e “Baladas da Cantora Fantasma do Rádio”.
| Dia 17, 20h30

Alexandre Zamith E Flo Menezes
O pianista e o artista de eletrônica e difusão eletroacústica interpretam quatro peças ilustrando diferentes fases e períodos de Menezes, um dos mais ativos e instigantes compositores brasileiros. No programa, obras de sua autoria, entre elas, “Todos os Cantos” (para oito grupos de alto-falantes) e “Profils Écartelés” (para piano e sons eletroacústicos).
| Dia 24, 20h30

SONS DO BRASIL
| TEATRO DÉCIO DE ALMEIDA PRADO | ZONA OESTE | 5ª | GRÁTIS

Projeto que procura criar um novo espaço para dar oportunidade a bandas independentes de mostrar seu trabalho autoral por meio de composições, CDs, DVDs e clipes.
| Retirar ingresso, um por pessoa, uma hora antes.

5PRASTANTAS
Show: “Rock em Outra Frequência”. Lançamento do videoclipe “Clichê dos 90”. 60 min.
A ideia do show é propor ao ouvinte um tempo diferente da vida atarefada de seu cotidiano, lembrando quando as pessoas paravam para ouvir LPs atentamente.
| Dia 5, 21h

BANDA REATA
Show: “A Espera”. 60 min.
Formado no início de 2009, em Santo André, o grupo, em sua nova formação, apresenta show de rock’n’roll.
| Dia 12, 21h
 
OS GADÚS
Show: “SEMaquiagem”. 60 min.
Três cantores, acompanhados por violões, contrabaixo, cajón e percussões, interpretam textos e poemas.
| Dia 19, 21h

MARIA CHRISTINA
60 min.
| Dia 26, 21h

TATU NO AR! 
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | SALA ADONIRAN BARBOSA | CENTRO | 5ª | GRÁTIS

Programação especial da Web Radio CCSP que dá início ao projeto “TATU no Ar! Mobile Radio”, que permite transmissões ao vivo a partir de qualquer ponto do CCSP. Abrindo a série, o programa Nossos Compositores recebe, na sala Adoniran Barbosa, convidados e plateia e a apresentação é amplificada através da radiodifusão.

CELSO MOJOLA, POR ELE MESMO E CÉSAR ALBINO 
Piano e saxofone.
| Dia 12, 12h

EDUARDO GUIMARÃES ÁLVARES, POR PAULO ÁLVARES
Piano.
| Dia 19, 12h

WILLY CORREA DE OLIVEIRA, POR TADEU BORGES 
Piano.
| Dia 26, 12h


CURSOS | OFICINAS

FABRIQUETA DE CAPAS DE CD
Coord.: Rafael Gentile (artista plástico).
No dia da apresentação do show do músico Peri Pane com o poeta ArrudA, dia 20, às 20h, no Espaço Sarau, ocorre antes esta oficina de capas do CD da dupla, “Canções Velhas para Embrulhar Peixes”, feitas a partir de papelão reutilizado. As capas são feitas uma a uma com a técnica do estêncil, uma máscara vazada na qual é aplicada tinta em spray de diferentes cores.
| Inscrições dia 20 até as 14h. É necessário levar papelões. Centro Cultural da Juventude – mirante. Zona Norte. Dia 20, das 14h30 às 17h. Grátis

FLORESTA VERMELHA
Floresta Vermelha é o primeiro curta-metragem narrativo no formato de cinema digital (2k Anamorphic) a ser feito com ferramentas open source (FOSS) e uma câmera open hardware. Cada encontro acontecerá em um dia diferente e trará um tema específico. O objetivo é passar a experiência de como criar uma obra audiovisual com essas ferramentas de softwares abertos.
Tema 1: O uso do software Blender rumo a um sistema de legendas em língua de sinais (LIBRAS). Dia 14, das 14h30 às 17h30
Tema 2: O uso do software Blender para a finalização profissional de peças publicitárias e efeitos especiais. Dias 15 e 21, das 14h30 às 17h30
Tema 3: Áudio profissional no mundo open source, um panorama geral. Dia 22, das 14h30 às 17h30.
Tema 4: Formatos digitais - como funcionam os diferentes codecs na cadeia de produção audiovisual. Dia 28, das 14h30 às 17h30.
Tema 5: Open DCP - como se finaliza um filme em DCP usando ferramentas livres (FOSS). Dia 29, das 14h30 às 17h30.
| Centro Cultural São Paulo. 99 vagas. Inscrições de 1º a 12 de setembro pelo site www.centrocultural.sp.gov.br

ÁUDIO INDEPENDENTE PARA MÚSICA E CINEMA - DA CAPTAÇÃO À FINALIZAÇÃO
Coord.: Diogo Valentin (baixista da banda Supercordas).
A oficina visa introduzir músicos e interessados na produção das gravações musicais e cinematográficas independentes e capacitá-los a realizar os processos, da captação à finalização de áudio, mostrando seus meios, formas de produção e finalidades e apresentando as possibilidades de atuação profissional de cada uma delas, com foco na produção independente.
| +14 anos. 10 vagas. Inscrições de 3 a 15, pessoalmente na recepção do CCJ, de 3ª a sáb., das 10h às 20h, dom., das 10h às 18h. Haverá seleção. Centro Cultural da Juventude – estúdio. Zona Norte. De 17 a 20, das 15h às 19h. Grátis

DJ PARA FUNK
Coord.: DJ Bruninho (responsável pelos sons do MC Dedé).
Oficina sobre discotecagem para bailes funks e sobre como acompanhar um MC.
| +16 anos. 10 vagas. Inscrições de 3 a 15, pessoalmente na recepção do CCJ, de 3ª a sáb., das 10h às 20h, dom., das 10h às 18h. Haverá seleção. Centro Cultural da Juventude – estúdio. Zona Norte. De 24 a 27, das 14h às 16h. Grátis

PRODUÇÃO DE VÍDEO DE FUNK PARA YOUTUBE
Coord.: Funk TV.
Com o advento de redes na internet como o YouTube, o funk ganha um novo aliado. A oficina mostra os caminhos e métodos para criar esses vídeos.
| +16 anos. 10 vagas. Inscrições de 3 a 15, pessoalmente na recepção do CCJ, de 3ª a sáb., das 10h às 20h, dom., das 10h às 18h. Haverá seleção. Centro Cultural da Juventude – ilhas de edição. Zona Norte. De 17 a 20, das 14h às 16h. Grátis

PALESTRAS | DEBATES | ENCONTROS

CINETÉRIO: FIME+ VOODOOHOP + AVEY TARE (ANIMAL COLLECTIVE)
Na oitava edição do “Cinetério”, o público é convidado a assistir o filme O Som da Minha Voz, do diretor Zal Zal Batmanglij. Em seguida, Tomash, do coletivo Voodoohop, comanda a festa que encerra ao som do músico americano Avey Tare, vocalista da banda Animal Collective, que irá apresentar o seu mais novo projeto Avey tare's Slasher Flicks pela primeira vez no Brasil. A praça recebe uma ambientação especial com projeções e intervenções visuais.

Filme: O som da minha voz
(Sound of my voice. EUA, 2011, 85min, digital)
Diretor: Zal Batmanglij
Elenco: Christopher Denham, Nicole Vicius, Brit Marling
Sinopse: Um jornalista e sua namorada infiltram-se em uma nova seita para investigar sua líder, uma jovem mulher que afirma ter vindo do futuro.

| Praça do Cemitério da Vila Nova Cachoeirinha (próximo ao CCJ). Zona Norte. Dia 29, 18h30. Grátis (não é necessário retirar ingresso)


DIÁLOGOS COM ROGÉRIO SKYLAB
Em setembro, o convidado do projeto “Diálogos” é o músico Rogério Skylab, que fala sobre música, poesia e carreira. Na estrada desde 1992, lançou músicas como “Você É Feia”, “Convento das Carmelitas” e “Matador de Passarinho”. Como poeta, é autor da coletânea de sonetos “Debaixo das Rodas de um Automóvel”.  Atualmente, também é apresentador do programa “Matador de Passarinhos”, exibido pelo Canal Brasil.
| Centro Cultural da Juventude – anfiteatro. Zona Norte. Dia 22, 16h30. Grátis

FLAP!: O CORPO E AS MARGENS 
Com Alfredo Fressia, Clara Averbuck, Elizandra Souza, Juliano Garcia Pessanha e Nuno Ramos.
Também integrando o 7º FLAP!, festival independente voltado à literatura contemporânea e à produção editorial que acontece, de 20 a 27, em vários locais da cidade, a BMA recebe esta mesa-redonda que discutirá a relação do corpo com a literatura.
| Biblioteca Mário de Andrade – auditório. Centro. Dia 21, das 10h às 11h30. Grátis

FLAP! A ARTE DA ESCRITA E O MUNDO QUE A CERCA 
BIBLIOTECA PÚBLICA ALCEU AMOROSO LIMA | ZONA OESTE | DOM. | GRÁTIS

Sem perder o humor e a faceta crítica, autores, leitores, editores, críticos, livreiros e professores se reúnem para debater a produção literária, especialmente a poesia, numa abordagem acessível e bem-humorada. Este encontro também integra o 7º FLAP!, festival independente voltado à literatura contemporânea e à produção editorial que acontece, de 20 a 27, em vários locais da cidade.

O PACTO DA INDIFERENÇA - APATIA E CRÍTICA NA CONTEMPORANEIDADE
Com Carlos Filipe Moisés e Reynaldo Damázio. Mediação: Andréa Catrópa e Renan Nuernberger.
| Dia 22, 12h

A POESIA SE VENDE? OS NÚMEROS CRESCEM COMO ORELHA DE BURRO OU RABO DE CAVALO?
Com Berimba de Jesus, João Scortecci, Sergio Cohn e Vanderley Mendonça. Mediação: Gabriel Kolyniack.
| Dia 22, 15h

FLAP! MESA: O SILÊNCIO DO TRADUTOR
Uma obra traduzida se inscreve sob duas penas, a suscitar a pergunta: o tradutor trabalha ou silencia sua própria voz ao traduzir a obra de outrem? A discussão acerca da co-autoria na tradução é inesgotável e necessária, sobretudo, ante os inúmeros casos recentes de plágios de tradução. Debatedores: Berthold Zilly;  Denise Bottmann; Mário Ramos; Rodrigo Garcia Lopes e mediação de Vera Helena Rossi.
| Espaço dos Satyros. Praça Roosevelt.
Dia 21, a partir das 14h

FLAP! FEIRA DE LIVROS   
Editoras participantes: Oitava Rima, Patuá, Selo Demônio Negro, Selo Prólogo Selo Sebastião Grifo. Publicações: Revista Celuzlose, Revista Córrego. Gisele Inácio, Maiara Gouveia, Rodrigo Garcia Lopes (lançamento do livro)

| Casa das Rosas. Avenida Paulista, 37 – Bela Vista. A partir das 18h


Literatura: internet e selos independentes
Com Antônio Xerxenesky (autor de livros como o romance “Areia nos Dentes”, 2008, fundador da independente Não Editora e editor do site da Cosac Naify) e Daniel Pellizzari (autor do romance recém-lançado “Digam a Satã que o Recado Foi Entendido”, pela Companhia das Letras, e um dos fundadores da editora independente Livros do Mal).
Sobre como o processo de massificação do uso da internet e o surgimento de diversos selos editoriais independentes têm produzido, nos últimos anos, uma reviravolta nesse cenário.
| Centro Cultural São Paulo – Praça Mário Chamie. Centro. Dia 14, 16h30. Grátis

SARAU DA COOPERIFA
Org.: Sérgio Vaz (poeta).
Como ocorre em todas as quartas-feiras no Bar do Zé Batidão, em Chácara Santana, zona sul, esta biblioteca temática em poesia recebe o Cooperifa, sarau comandado por Sérgio Vaz. Nele, poetas, escritores, rappers, músicos e público em geral são convidados a expor sua arte.
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 13, 19h. Grátis


ARTE NAS RUAS 
ÔNIBUS-BIBLIOTECA | LIVRE | GRÁTIS

Encontros artísticos e literários que ocorrem em diversos roteiros dos ônibus-biblioteca.

SARAU DO BINHO
Este sarau busca o compartilhamento e o diálogo entre arte, poesia e rimas livres por meio do encontro com autores e iniciantes, que mostram suas produções.
| Roteiro Jardim Guaraú. Zona Oeste. Dia 3, 13h30
| Roteiro Jardim D’Abril. Zona Oeste. Dia 4, 13h30
| Roteiro Jardim  ngela. Zona Sul. Dia 10, 13h30
| Roteiro Jardim Santa. Zona Sul. Dia 11, 13h30
| Roteiro Vila Stéfani  Zona Sul. Dia 12, 13h30
| Roteiro Jardim Ramala. Zona Sul. Dia 14, 13h30
| Roteiro Jardim São Luís. Zona Sul. Dia 17, 14h
| Roteiro Jardim Olinda. Zona Sul. Dia 19, 13h30
| Roteiro Parque Residencial dos Lagos. Zona Sul. Dia 21, 13h30
| Roteiro Balneário São Francisco. Zona Sul. Dia 28, 13h30

CORDÉIS QUE EDUCAM E TRANSFORMAM 
Com Costa Senna.
Apresentação de música, provérbios, trava-línguas e brincadeiras que valorizam a literatura de cordel.
| Roteiro Jardim Helena. Zona Leste. Dia 4, 12h30
| Roteiro Jardim Colorado. Zona Leste. Dia 5, 14h
| Roteiro Jardim Nazaré. Zona Leste. Dia 6, 13h
| Roteiro Vila Sílvia. Zona Leste. Dia 8, 14h
| Roteiro Cidade Líder. Zona Leste. Dia 10, 14h
| Roteiro Vila Guilhermina. Zona Leste. Dia 11, 12h
| Roteiro Jardim da Casa Pintada. Zona Leste. Dia 12, 12h30
| Roteiro Vila Icaraí. Zona Norte. Dia 13, 14h
| Roteiro Itaim Paulista. Zona Leste. Dia 14, 13h 
| Roteiro Jardim Sapopemba 2. Zona Leste. Dia 15, 12h
| Roteiro Jardim Iguatemi. Zona Leste. Dia 17, 12h30
| Roteiro São Miguel Paulista. Zona Leste. Dia 18, 14h
| Roteiro Parque Vila Maria. Zona Norte. Dia 20, 11h
| Roteiro Ponte Rasa. Zona Leste. Dia 21, 14h
| Roteiro Jardim Cidade Pirituba. Zona Norte. Dia 22, 12h
| Roteiro Parque Novo Mundo. Zona Norte. Dia 24, 12h
| Roteiro Sapopemba. Zona Leste. Dia 26, 13h
| Roteiro São Mateus. Zona Leste. Dia 28, 11h


RÁDIO TAMBOR: TAMBORES E PICK-UPS ECOANDO NEGRITUDE
Org.: Guerreiros Produções.
Programa de rádio que cria um ambiente no qual o público participa e pode trocar ideias sobre a música e suas direções, estimulando seu senso crítico.
| Roteiro Jardim Sarah. Zona Oeste. Dia 5, 12h
| Roteiro Jardim da Pedreira. Zona Sul. Dia 6, 12h
| Roteiro Capão Redondo. Zona Sul. Dia 12, 14h
| Roteiro Cachoeirinha. Zona Norte. Dia 14, 11h
| Roteiro Jardim Clímax. Zona Sul. Dia 15, 12h
| Roteiro Jardim Luso. Zona Sul. Dia 22, 11h
| Roteiro Jardim Miriam. Zona Sul. Dia 28, 14h

2º ENCONTRO DE LITERATURA DIVERGENTE  
BIBLIOTECA PÚBLICA ALCEU AMOROSO LIMA | ZONA OESTE | SÁB. E DOM. | GRÁTIS

Reunião de personalidades das cenas literárias divergentes do Brasil. Escritores, declamadores, editores e pesquisadores em diálogos críticos com os demais envolvidos e interessados na divulgação e distribuição da livre expressão simbólica. 

ABERTURA: A LITERATURA DIVERGENTE
Com Berimba de Jesus (SP) e Nelson Maca (BA).   
Conceituação e histórico do evento e de literatura divergente.
| Dia 14, 18h
       
BATE-PAPO: ESCRITA  FEMININA, PRETA  E MUITO MAIS
Com Conceição Evaristo (RJ). Mediação: Nelson Maca (BA).
A escritora fala sobre sua produção e trajetória literária.
| Dia 14, 19h   

SARAU DIVERGENTE 1
Com Ba Kimbuta (SP), Mano Teko (RJ), Pingo do Rap (RJ), Roberta Estrela Dalva (SP) e 1 DJ! (SP). Apresentação: Zinho Trindade (SP).    
Apresentação de artistas que realizam a linguagem do canto falado e da poesia ritmada, passando pelos estilos da poesia, do slam, do rap e do funk carioca.
| Dia 14, 20h30      

BATE-PAPO: POR QUAIS CAMINHOS VIAJO NA DIVERGÊNCIA LITERÁRIA
Com Nicolas Behr (MS). Mediação: Berimba de Jesus (SP).
O escritor fala sobre sua produção e trajetória literária.
| Dia 15, 17h    

MESA-REDONDA: EDITORAS E NÃO EDITORAS
Com Eduardo Lacerda (Editora Patuá), Michel Yakini (Elo da Corrente), Tiago Oliveira (Edições do Autor/BA), Wanderlei Mendonça (Edith/Demônio Negro/SP) e Chapolim (Copy Fithg/RJ).
Sobre razões e prática das edições alternativas: do autor às pequenas editoras. Debate sobre o que é viável publicar no campo da literatura divergente e a importância real do livro.
| Dia 15, 18h

MESA-REDONDA: RAÇA, GÊNERO, CLASSE E REGIONALISMO
Com Allan Jones (SE), João Nascimento (BA/SP), Miriam Alves (SP) e Fábio Mandingo (BA). Mediação: Rodrigo Ciríaco (SP). 
Experiências de literaturas da escrita e da oralidade centradas nos conceitos de raça, classe e gênero, além da identidade regional.  
| Dia 15, 19h30   

SARAU DIVERGENTE 2
Com Allan Jones (SE), Bráulio Tavares (RJ), Eduardo Lacerda (SP), Fábio Mandingo (BA), João Nascimento  (BA/SP), Laura Castro (BA), Michel Yakini (SP), Miriam Alves (SP), Rodrigo Ciríaco (SP), Tiago Oliveira (BA) e Wanderlei Mendonça (SP). Apresentação: Nelson Maca (BA) e Berimba de Jesus (SP).
O sarau tem microfone aberto para a participação do público.
| Dia 15, 21h   

2º SOU LOCKER - ENCONTRO PAULISTA DE LOCKING
Professores convidados: Frank Ejara, Flip Couto, Jeff Moreira, Marcus Chorro, Eduardo Sô (MG), King Nino Brown, Carolina Gomes e Juliana Santos.
Segunda edição do projeto que visa difundir em São Paulo o locking, um dos estilos precursores das danças urbanas. A ideia é fomentar a cena de lockers na cidade e informar sobre esse estilo importante na história da cultura hip-hop. O encontro conta com workshops, aulas teóricas, debate, mostra de dança e jam, com diferentes profissionais expressivos na cena paulista e internacional.
| Informações e inscrições pelo e-mail contato@soulocker.com.br . Galeria Olido – Vitrine da Dança e Centro de Dança Umberto da Silva (sala azul). Centro. De 17 a 21. 3ª a 6ª, das 19h às 21h30. Sáb., das 10h às 20h. Grátis