Conferência Municipal de Cultura de São Paulo acontece em agosto

Neste fim de semana, entre 2 e 4 de agosto, a Secretaria Municipal de Cultura organiza a III Conferência Municipal de Cultura com abertura na Praça das Artes e debates no Memorial da América Latina


Evento tem abertura na Praça das Artes e, no fim de semana, discussões e eleição dos delegados no Memorial da América Latina

Inscrições estão abertas até 1º de agosto pelo site da Conferência

Atrações musicais e circense se apresentam durante a Conferência, que terá homenagem a Dominguinhos e Jackson do Pandeiro


A Conferência de Cultura é um espaço democrático, criado pelo poder público para avaliação e elaboração de políticas públicas culturais. A terceira edição da etapa municipal acontece nos dias 2, 3 e 4 de agosto e os encontros preparatórios, as pré-conferências, foram realizados no fim de semana passado, nos dias 27 e 28 de julho, nas cinco regiões da cidade.

Com a participação de entes governamentais e sociedade civil, o objetivo destes encontros é a construção de uma política pública que promova a inclusão e o desenvolvimento social tendo como área de desenvolvimento destas ações a Cultura em todas as suas formas de manifestação.

A abertura do encontro em São Paulo será na Praça das Artes, dia 2 de agosto. Ao longo do final de semana, serão desenvolvidos os debates relacionados à Conferência no Memorial da América Latina, na Barra Funda. Os grupos serão organizados em quatro eixos temáticos: Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento, que deverão ser selecionados por cada participante no momento da inscrição. Na etapa municipal, serão eleitos representantes para a etapa estadual, que acontece em setembro.

As inscrições para participar da conferência estão abertas, até 1º de agosto pelo site da Conferência.

Além da programação normal de debates e eleição de representantes, o evento contará também com uma programação cultural. Na abertura, dia 2, o cantor, dançarino e coreógrafo Antônio Nóbrega homenageia Dominguinhos. No sábado, Danilo Moraes e Douglas Alonso interpretam o repertório de Jackson do Pandeiro, às 13h. No encerramento deste primeiro dia de trabalho, a partir das 17h30, se apresentam, do lado externo do Memorial, gratuitamente, Andreia Dias e o trio Metá Metá. No domingo, o coletivo circense La Mínima apresenta, às 13h, o espetáculo “Reprise”. A partir das 17h30, o DJ Yellow-P da festa “Dubversão” assume as pick-ups.

Confira a programação completa:

2 de agosto

Local: Praça das Artes – Avenida São João, 281 - Centro
18h45 – Antonio Nóbrega homenageia Dominguinhos
19h – Abertura oficial com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira, e convidados.


3 de agosto

Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

8h às 10h – Credenciamento e entrega de material

10h às 11h – Abertura dos trabalhos e apresentação geral

11h às 12h30 – Leitura e aprovação do regimento

12h30 – Almoço

13h – Apresentação Artística: Danilo Moraes e Douglas Alonso homenageiam Jackson do Pandeiro

14h às 17h - Trabalho em eixos temáticos

17h30 – Apresentação artística de Andreia Dias: apresenta o show “Pelos Trópicos” - 3º álbum da cantora que traz influência de 10 capitais brasileiras: saindo do Rio de Janeiro seguindo para Belém e descendo até Salvador. Durante um ano, Andreia circulou cidades do Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil e interagiu com bandas locais atuantes na cena pop das suas cidades.

19h – Apresentação artística do Trio Metá Metá: grupo mostra canções de seu novo álbum “Metal Metal”, que mistura o rock com diversas influências, como a polifonia africana, sem deixar de se relacionar com o meio urbano, a cidade e o contemporâneo.

04 de agosto

Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

9h às 12h30 - Plenária: apresentação, discussão e votação das propostas dos eixos temáticos

12h30 – Almoço

13h – Apresentação artística com o coletivo circense La Mínima – Espetáculo: Reprise

14h às 17h – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura

17h30 – Discotecagem com DJ Yellow P da festa “Dubversão”