Circuito Municipal de Cultura: Férias chega à Praça das Artes com cinema, música e leitura

Iniciativa inédita da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Cine Tela Brasil oferece programação de filmes adultos e infantis ao longo do mês em diversas regiões da cidade; Ônibus-biblioteca completa a programação; Dia 15, ao meio-dia, Orquestra dos Músicos de Rua, projeto idealizado por Lívio Tragtenberg, marca a chegada do projeto na Praça das Artes


O Projeto Neuropolis, idealizado pelo compositor Lívio Tragtenberg, tem se tornado uma opção informal e inesperada para os paulistanos apreciarem boa música na sala do Conservatório, na Praça das Artes, anexo do Theatro Municipal de São Paulo.

A Orquestra de Músicos das Ruas irá se apresentar no dia 15 de julho, segunda-feira, às 12h, com entrada gratuita, como parte integrante do projeto Circuito Municipal de Cultura: Férias, que inclui sessões de cinema do Cine Tela Brasil e também o projeto Ônibus-biblioteca. A orquestra é composta por músicos que tocam nas ruas de São Paulo e músicos imigrantes, como japoneses, paraguaios e bolivianos. As composições são de autoria de seus integrantes e combinam as músicas dos imigrantes com o clamor das ruas. Ao longo de sua trajetória tem incluído novos elementos e sonoridades ao seu trabalho, como hip-hop, embolada, maracatu japonês e tango paraguaio.

O projeto Cine Tela Brasil, criado em 2004 pelos cineastas Laís Bodansky e Luiz Bolognesi, já viajou pelo Brasil levando sessões gratuitas de cinema e neste mês integra a programação oficial de férias da Secretaria Municipal de Cultura.

As projeções serão feitas em uma estrutura que é um cinema itinerante. Trata-se de uma sala fechada com 225 lugares, assentos acolchoados, ar-condicionado, projeção cinemascope 35mm, som stereo surround e tela de 21 metros quadrados.

Ao todo, serão exibidos oito longas-metragens nacionais, entre eles, a animação “Rio”, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha; “Chega de Saudade”, filme de Laís Bodansky, produzido com apoio da Secretaria Municipal de Cultura; “A Máquina”, longa-metragem de João Falcão que traz o ator Paulo Autran no elenco, entre outros.  

Além das exibições dos filmes, outro projeto sobre rodas estará à disposição da população. Esta ação contará com a participação do projeto Ônibus-biblioteca, da Secretaria Municipal de Cultura, que poderá ser visitado pelo público em todos estes locais em dias e locais específicos. Todo o acervo desta biblioteca itinerante, formado por mais milhares de títulos entre livros, revistas e periódicos, poderá ser consultado.

SERVIÇO

CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA: FÉRIAS

GRÁTIS

ORQUESTRA DE MÚSICOS DAS RUAS, PRAÇA DAS ARTES
Data: Segunda-feira, 15 de julho, às 12h
Local: Praça das Artes (Anexo ao Theatro Municipal)
Entrada Franca.

Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281– Centro – São Paulo.
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Telefone: 3311-0194

CINE TELA BRASIL
| Todas as projeções têm suporte em 35mm.

15/julho (segunda-feira)
10h30 - Rio
14h – As melhores coisas do mundo
16h – Chega de Saudade
18h – A beira do caminho

16/julho (terça-feira)
10h30 – A máquina
14h - Rio
16h – As melhores coisas do mundo
18h – À beira do caminho

17/julho (quarta-feira)
10h30 – As melhores coisas do mundo
14h – Bicho de sete cabeças
16h – À beira do caminho
18h – Chega de Saudade

18/julho (quinta-feira)
10h30 - Rio
14h – A máquina
16h – Bicho de sete cabeças
18h – As melhores coisas do mundo

19/julho (sexta-feira)
10h30 – As melhores coisas do mundo
14h – Chega de saudades
16h – À beira do caminho
18h – Rio

20/julho (sábado)
13h30 - Rio
15h30 – As melhores coisas do mundo
17h30 – À beira do caminho
19h30 – A máquina