Secretaria Municipal de Cultura promove celebração de São João com shows e culinária típica

Nos dias 6 e 7 de julho, uma grande festa com shows musicais e culinária típica acontece no Vale do Anhangabaú; OCA abriga exposição em homenagem a Luiz Gonzaga; e quermesses em diversas regiões da cidade recebem apoio da Secretaria de Cultura



(Zé Ramalho e Alceu Valença se apresentam no Arraial de São Paulo)

Alceu Valença, Zé Ramalho, Quatro Ases do Forró (Anastácia, Amelinha, Duani e Milena) e diversos trios animam o “Arraial de São Paulo”, evento que será promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, com promoção da TV Globo e patrocínio da Petrobras, no Vale do Anhangabaú nos dias 6 e 7 de julho. Ao longo do mês, diversas outras atividades serão desenvolvidas também nos equipamentos culturais da Secretaria.

A celebração do São João nestes moldes é uma novidade para São Paulo, capital que reúne uma das maiores populações de nordestinos do Brasil, em torno de 4 milhões de pessoas. "Inserir a celebração do São João no programa anual de eventos da Secretaria de Cultura atende a uma demanda da própria cidade, que já incorporou a comemoração no seu próprio calendário a partir das festas promovidas pelas paróquias e outras instituições, promovidas até então sem o apoio da Prefeitura", ressalta o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.

A festa paulistana terá cenografia criada especialmente para o evento, com elementos cênicos compostos de bandeirinhas, estandartes, gambiarras e toda a vestimenta de palco remontando a uma cidade do interior do Nordeste. O projeto cenográfico é inspirado nos grafismos do artista plástico ítalo-brasileiro, Alfredo Volpi.

Como forma de fortalecer outras festas promovidas em diversas regiões da cidade, a Secretaria Municipal de Cultura também está apoiando a 5ª festa julina da Cidade Julia; Bloco do Beco Sacolão das Artes; Quermesse Capão Cidadão (o Casamento do Jumento 7) e o Arraiá Solidário da União Popular das Mulheres.

Shows e culinária típica
Serão montados dois palcos, um principal e outro exclusivo para trios de forró, além de uma tenda de cordel e uma feira gastronômica com pratos da culinária regional servidos por chefs, bares e restaurantes da cidade, vendidos a preços populares de até R$ 15. Caldo de mocotó, linguiça artesanal, macaxeira com carne seca e arroz doce estão no cardápio.
Haverá, ainda, harmonização de cachaças artesanais promovida pelo site Mapa da Cachaça, e para cada opção de prato, será sugerida uma bebida específica. Além disso, na barraca exclusiva do Mapa da Cachaça, o mixologista Junior WM servirá sua versão repaginada da mais popular bebida típica das festas, o Quentão. Ao todo, serão cerca de 40 barracas de alimentação.

+ Confira o cardápio de pratos que serão vendidos na festa



(Circuladô de Fulô se apresenta no domingo, dia 7, às 18h)

Entre as atrações musicais que animam a festa, no sábado, dia 6, a abertura do palco principal acontece às 16h, com o show “Quatro Ases do Forró”, que reúne Anastácia, Amelinha, Duani e Milena. No repertório, canções tradicionais de Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, entre outros compositores. Às 19h, Alceu Valença apresenta a “Turnê Nordestina no São João 2013”, com repertório formado por xotes, baiões, forrós, toadas e emboladas. No segundo palco, se apresentam Casa Amarela e Trio Juazeiro.

No domingo, no palco principal, a banda Peixelétrico abre as festividades, às 16h30, e o encerramento fica por conta do cantor Zé Ramalho. No outro espaço musical, Diego Oliveira apresenta canções de seu disco de forró lançado em 2010, intitulado “Mais um Homem Apaixonado”. O encerramento desse palco fica com o Circuladô de Fulô.


(Amelinha, à esq., Milena, Anastácia e Duani formam o quarteto
4 Ases do Forró, que se apresenta dia 6, às 16h)


Rei do Baião na OCA

Depois de passar pelo Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, entre dezembro do ano passado e fevereiro de 2013, chega a São Paulo a exposição “O Imaginário do Rei - Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga”. A mostra ocupará, a partir do dia 20, a OCA, espaço expositivo localizado no Parque Ibirapuera.

Ao todo, estão reunidas obras de 60 artistas de todas as regiões do país, entre fotografias históricas e raras, livros e discos. Podem ser vistas também mais de 160 peças de arte criadas, em sua maioria, com exclusividade para esta mostra coletiva. Serão projetados, ainda, quatro filmes: “O Milagre de Santa Luzia”, de Sérgio Roizenblit; “Viva São João!”, de Andrucha Waddington; “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira, e “Luiz Gonzaga - A Luz dos Sertões”, de Rose Maria.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

São João 2013

“Arraial de São Paulo”

TENDA DE CORDEL CHAPÉU DE PALHA
Cordelistas convidados: João Gomes de Sá, Varneci Nascimento, Cacá Lopes, Costa Senna, Cleusa Santo, Moreira de Acopiara, Pedro Monteiro, Marco Haurelio, Luiz Wilson e Eufra Modesto. Repentistas convidados: Adão Fernandes e João Doto.
Exposição, leituras, interpretação de cordéis, poemas e apresentações de cordel musicado com trava-língua e pitadas da obra de Luiz Gonzaga.
| Dias 6 e 7, das 14h30 às 22h

FEIRA GASTRONÔMICA CHEFS NA RUA
| Dias 6 e 7, das 14h30 às 22h (preços populares)

Shows no palco 1

QUATRO ASES DO FORRÓ: ANASTÁCIA, AMELINHA, DUANI E MILENA
| Dia 6, 16h

ALCEU VALENÇA
| Dia 6, 19h

Shows no palco 2

CASA AMARELA
| Dia 6, 14h30
 
TRIO JUAZEIRO
| Dia 6, 17h30

------------------------------------
Shows no palco 1

PEIXELÉTRICO
| Dia 7, 16h30

ZÉ RAMALHO
| Dia 7, 19h30

Shows no palco 2

DIEGO OLIVEIRA
| Dia 7, 15h

CIRCULADÔ DE FULÔ
| Dia 7, 18h

LUIZ GONZAGA NA OCA

OCA (PAVILHÃO LUCAS NOGUEIRA GARZEZ) | PARQUE IBIRAPUERA | ZONA SUL | DE 20/7 A 15/9 | GRÁTIS

EXPOSIÇÃO: O IMAGINÁRIO DO REI - VISÕES SOBRE O UNIVERSO DE LUIZ GONZAGA
Curadoria: Bené Fonteles (artista plástico, escritor e crítico de arte).
| 3ª a dom., das 9h às 17h

Programação ao longo do mês em diversos espaços:

ZANZA SIMIÃO – “VINDO DE LONGE DE LÁ”
O show “Vindo de longe de lá”, é uma grande festa de música nordestina, onde Zanza Simião convida a todos para cair na folia, com repertório vasto de clássicos de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca entre outros, apresentará algumas músicas da MPB em versão de xote e baião.
GALERIA OLIDO | VITRINE DA DANÇA | | GRÁTIS dias 3, 10 e 17 de julho às 19h

MARIANGELA ZAN – “VIAGEM PELA MÚSICA”
Mariangela Zan, filha do acordeonista e compositor Mário Zan, é cantora e pesquisadora da cultura brasileira, do folclore e dos diversos segmentos da música popular brasileira, principalmente a música caipira raiz. Em seu show “Viagem pela música raiz”, mostra ao público a riqueza de nosso folclore, interpretando as principais canções da musica raiz, numa agradável interação com o público, encantando todas as gerações.
Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Zona Leste. dia 18 de julho, 20h

 
ARRAIÁ CULTURAL
Fortalecendo os festejos de São João, o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes realiza o primeiro Arraiá Cultural com atrações musicais da comunidade, convidados, quadrilha, brincadeiras e comidas típicas.
Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes . Zona Leste. Dia 20 de julho, 14h

4º ARRAIÁ LITERÁRIO
Participação especial: Escurinho do Acordeon.
Nesta festa junina cultural, ocorrem performances artísticas, intervenções literárias, apresentações de sanfoneiro e cordelistas, pescaria de poesias, correio elegante literário, barraca de dobraduras e quadrilha improvisada com os convidados, crianças e arte-educadores do PIÁ (Programa de Iniciação Artística).
| Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 6/7, 10h. Grátis