Programação especial celebra Mês da Cultura Independente

Eventos que procuram destacar os trabalhos de grupos e produtores independentes em diversas linguagens acontecem em diversos espaços como o Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e bibliotecas públicas

A escassez de recursos e a não submissão à indústria cultural que caracterizam muitas das produções realizadas pelos artistas independentes incita críticas negativas que, por vezes, atem-se às falhas técnicas em detrimento ao conteúdo. Em setembro, a mostra “Mês da Cultura Independente”, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, chega a sua quinta edição e procura dissipar essa falsa ideia, dando destaque para essa forma de expressão livre de amarras.

A Biblioteca Mário de Andrade abre o evento rcebendo o professor José Teixeira Coelho, curador do Museu de Arte de São Paulo (Masp), para falar sobre o conflito entre cultura e cultura independente.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) é palco para músicos como Skatalites e BNegão & Seletores de Freqüência; Sociedade Independente Amigos da Boa Rima; e Mano Brown ao lado de convidados como os rappers Dexter e Emicida. Atrações internacionais também se apresentam no CCJ, como a banda holandesa The Ex e o norte-americano Gary Grice (GZA/The Genius), membro fundador de um dos maiores grupos disseminadores da cultura hip hop no mundo: o Wu-Tang Clan.

No campo da literatura, o CCJ promove o “Sarau Literatura Independente: a Periferia Vista na Bolinha do Olho”; nas artes plásticas, ocorre a palestra “A Pichação na 7ª Bienal de Berlim - O Que a Fez Ocupar Este Lugar”, com a participação do sociólogo Sérgio Franco e do pichador Djan “Cripta” Ivson, ambos participantes dessa Bienal alemã. Na área de audiovisual, é exibido o documentário “Zeca, o Poeta da Casa Verde”, seguido de show com a bateria da Inajar.

Entre muitos shows que ocorrem no Centro Cultural São Paulo, estão os das bandas holandesas Shackle, Corkestra e, novamente, The Ex. Ainda no CCSP, a Gibiteca Henfil recebe, entre cinco convidados, o escritor e artista gráfico Lourenço Mutarelli para falar sobre a produção de quadrinhos pelo sistema do “faça você mesmo”.

Diversas bibliotecas públicas recebem alguns dos saraus mais tradicionais da cidade e a Viriato Corrêa exibe a mostra de cinema do diretor independente Roger Corman.

Serviço:
| BP Viriato Corrêa. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul | tel. 5573-4017 e 5574-0389.
| BP Rubens Borba de Moraes. Rua Sampei Sato, 440, Ermelino Matarazzo, Zona Leste. Tel. 2943-5255.
| BP Brito Broca. Av. Mutinga, 1.425, Pirituba, Zona Norte. Tel. 3904-1444 e 3904-2476.
| BP Afonso Schmidt. Av. Elísio Teixeira Leite, 1.470, Cruz das Almas, Zona Norte. Tel. 3975-2305.
| BP Raimundo de Menezes. Av. Nordestino, 780, São Miguel Paulista, Zona Leste. Tel. 2297-4053.
| BP Marcos Rey. Av. Anacê, 92, Jardim Umarizal, Zona Sul. Tel. 5845-2572 e 5843-1179.
| BP Paulo Duarte. Rua Arsênio Tavollieri, 45, Jabaquara, Zona Sul. Tel. 5011-8819 e 5011-7445.
| BP Helena Silveira. Rua João Batista Reimão, 146, Campo Limpo, Zona Sul. Tel. 5841-1259.
| BP Adelpha Figueiredo. Praça Ilo Ottani, 146, Canindé, Zona Leste. Tel. 2694-0013 e 2292-3439.
| Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, Consolação, Centro. Tel. 3256-5270.
| BP Alceu Amoroso Lima (Temática em Poesia). Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste. Tel. 3082-5023 e 3063-3064.
| BP Cora Coralina. Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases, Zona Leste. Tel. 2557-8004.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466.
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3397-4002.


Confira a programação completa do mês da cultura independente:

CINEMA

EXIBIÇÃO + POCKET SHOW: “ZECA, O POETA DA CASA VERDE”
Realização: coletivo Borá Produções. Idealização: Akins Kinte. Produção executiva: Sueide Kintê. Produção: Gabriela Watson. Projeto contemplado pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) 2011.
O documentário conta a história do sambista e compositor Zeca da Casa Verde, autor de sambas-enredo das Escolas Morro da Casa Verde e Rosas de Ouro. O filme traz depoimentos de Tonikinho Batuqueiro, Jair Rodrigues e integrantes da bateria e da Velha Guarda da Rosas de Ouro. Após a exibição, ocorre um pocket show com integrantes da bateria Inajar e convidados.    
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 20, 19h30. Grátis (retirar ingresso uma hora antes na recepção do CCJ)


ROGER CORMAN, CINEASTA INDEPENDENTE (*)
BIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA | SALA LUIZ SERGIO PERSON | ZONA SUL | ATÉ DIA 9 | GRÁTIS

| Todas as projeções têm suporte em DVD.

CINCO REVÓLVERES MERCENÁRIOS
(Five Guns West, EUA, 1955, 78 min). Dir.: Roger Corman. Com John Lund, Dorothy Malone, Mike Connors e outros. Livre.
Filme de estreia do cineasta que se tornou um clássico do faroeste ao contar a história de cinco prisioneiros enviados pelo exército Confederado para assaltar um comboio com ouro da União durante a Guerra Civil Americana.
| Dia 1º, 16h

A PEQUENA LOJA DOS HORRORES
(The Little Shop of Horrors, EUA, 1960, 72 min). Dir.: Roger Corman. Com Jack Nicholson, Jonathan Haze, Jackie Joseph e outros. +14 anos.
Primeira versão da comédia de humor negro protagonizada por um rapaz que trabalha em uma floricultura, sua paixão, a namorada de um dentista sádico e uma planta carnívora.
| Dia 1º, 18h

MURALHAS DO PAVOR
(Tales of Terror, EUA, 1962, 99 min). Dir.: Roger Corman. Com Vincent Price, Peter Lorre, Basil Rathbone e outros. +16 anos.
Adaptação para cinema de três contos de Edgar Allan Poe: “Morella”, “O Gato Preto” e “O Caso do Sr. Valdemar”.
| Dia 2, 18h

ANJOS SELVAGENS
(The Wild Angels, EUA, 1966, 93 min). Dir.: Roger Corman. Com Peter Fonda, Nancy Sinatra, Bruce Dern e outros. +12 anos.
Rapaz é ferido ao tentar roubar a motocicleta da polícia, dando início a uma perseguição frenética que envolve um grupo de motociclistas rebeldes.  
| Dia 8, 16h

OS CINCO DE CHICAGO
(Bloody Mama, EUA, 1970, 92 min). Dir.: Roger Corman. Com Shelley Winters, Pat Hingle, Robert De Niro e outros. +18 anos.
Inspirado na célebre criminosa norte-americana dos anos 30, Ma Baker, o filme mostra uma mulher simples, que sofreu durante a infância, e, mais tarde, liderou um bando de criminosos formado por seus filhos.
| Dia 9, 18h


Infantojuvenil

NEM QUE A VACA TUSSA
(Home on the Range, EUA, 2004, 76 min, animação, DVD). Dir.: Alan Merken. Livre.
Grupo de animais planeja defender a fazenda onde vive da ganância de um vilão que deseja tomar posse das terras.
| Biblioteca Pública Viriato Corrêa – Sala Luiz Sergio Person. Zona Sul. Dia 30, 16h. Grátis

MÚSICA POPULAR

MÊS DA CULTURA INDEPENDENTE NO CCJ (*)
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ZONA NORTE | CORETO DA PRAÇA DA REPÚBLICA | CENTRO | DE 2 A 29 | GRÁTIS

SKATALITES + BNEGÃO & SELETORES DE FREQUÊNCIA
Com quase cinco décadas de estrada, o grupo Skatalites é o criador do ska e a primeira backing band do lendário Studio One, local que revelou nomes lendários como Bob Marley, Peter Tosh, Jimmy Cliff e outros. Em sua quarta visita ao Brasil, o grupo toca clássicos como “Latin Goes Ska”, “Eastern Standard Time” e “Phoenix City”. A formação atual inclui o saxofonista Lester Sterling e a cantora Doreen Schaffer, remanescentes desde o início do Skatalites. BNegão & Seletores de Frequência mostram o novo álbum, “Sintoniza Lá”, que reúne ritmos jamaicanos, africanos e brasileiros, mesclados ao rap, ao funk 70 e ao hardcore.
| Na rua em frente ao CCJ. Dia 2, 16h (não é necessário retirar ingresso)

CCJ ITINERANTE: “SOCIEDADE INDEPENDENTE AMIGOS DA BOA RIMA”
Curadoria: Laboratório Fantasma.
A Sociedade procura valorizar a poesia urbana de São Paulo e injetar um novo gás na cena da rima improvisada por meio de batalhas de freestyle, sessões de rima coletiva e apresentações de artistas com trabalhos relevantes no cenário brasileiro. Emicida apresenta as batalhas e DJ Nyack comanda os instrumentais. Nesta 2ª edição, os rappers Amiri e Kamau encerram o evento com um pocket show.
| Coreto da Praça da República. Dia 7, 16h (não é necessário retirar ingresso)

GZA (WU-TANG CLAN)
O norte-americano Gary Grice (ou GZA “The Genius”) é membro fundador de um dos maiores grupos disseminadores da cultura hip hop no mundo: o Wu-Tang Clan. Além de participações em programas de TV e filmes, como “Coffee & Cigarettes”, do cineasta Jim Jarmusch, e de ministrar palestras em universidades como Harvard e Oxford, GZA é escritor de histórias em quadrinhos e mantém uma relação estreita com físicos e cosmólogos da MIT e Cornell University para compor seu próximo álbum, “Dark Matter”, que será lançado este ano. Seu segundo disco, “Liquid Swords”, produzido por RZA, também membro do Wu-Tang Clan, é considerado um dos mais importantes da história do rap e serviu de inspiração para artistas de diversos gêneros musicais.
| Teatro de arena do CCJ. Dia 9, 18h (retirar ingresso, apenas um por pessoa e com apresentação do RG, a partir das 15h na recepção do CCJ)

MANO BROWN E CONVIDADOS
O vocalista do grupo Racionais MC’s, Mano Brown, recebe os convidados Dexter, Emicida e Edi Rock para apresentar a transição e convergência de estilos da nova música negra brasileira. No show, além das participações especiais, Mano Brown estará acompanhado de Lino Krizz, Du Bronk’s, Big, Boy e os DJs Will e Ajamu para interpretar composições como “Gangsta Boogie”, “Amor Distante” e “Mulher Elétrica”.
| Na rua em frente ao CCJ. Dia 16, 18h (não é necessário retirar ingresso)

THE EX
Formado em 1979, o grupo holandês The Ex é uma instituição do punk europeu. Em sua trajetória, a banda absorveu elementos de improvisação livre, música folk do leste europeu e da Turquia, música africana, incluindo uma frutífera parceria com o saxofonista etíope Getatchew Mekurya, entre muitas ideias musicais dissonantes. Com 25 álbuns lançados, o The Ex já trabalhou com diferentes artistas e bandas como Getatchew Mekuria (Etiópia), Mats Gustafsson (Suécia), Tom Cora, Fugazi, Sonic Youth e Tortoise (EUA). Longe das expectativas ou tendências comerciais, a postura independente do The Ex para organizar shows e distribuir discos virou uma referência no circuito de música alternativa.
| Anfiteatro do CCJ. Dia 29, 20h (retirar ingresso, apenas um por pessoa e com apresentação do RG, a partir das 17h na recepção do CCJ)

MÊS DA CULTURA INDEPENDENTE NO CCSP
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | PRAÇA MÁRIO CHAMIE | CENTRO | GRÁTIS

| Não é necessário retirar ingresso.

CHINESE COOKIE POETS
O trio instrumental carioca mescla rock, free jazz e improvisação.
| Dia 13, 21h   

ELMA & KEVIN DRUMM
Formada em 2002, a banda norte-americana de rock mostra seu disco “Elma LP”, disponível nos formatos vinil e download digital. Nos anos 90, Kevin Drumm tornou-se um dos nomes de destaque mundial no uso da guitarra preparada e apresenta composições eletroacústicas e música eletrônica.
| Dia 15, 20h  

SEMANA DA MÚSICA HOLANDESA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | CENTRO | GRÁTIS

SHACKLE
Com Anne La Berge (flauta e eletrônicos) e Robert van Heumen (laptop).
O duo trabalha com um sistema de comunicação computadorizado. Antecedendo ao show, o grupo ministra na sala de ensaio 1, às 16h, a oficina “Objetos Convergentes”, sobre fundamentos da improvisação de música com recursos eletrônicos. Para participar, não é necessário se inscrever.
| CCSP – Praça Mário Chamie. Dia 27, 21h    

CORKESTRA
Com Cornelius Fuhler (clarinete e órgão/sintetizador), Anne La Berge (flauta e eletrônicos), Ab Baars (clarinete e saxofone tenor), Tobias Delius (saxofone tenor e clarinete), Nora Mulder (cimbalom), Michael Vatcher (percussão), Tony Buck (percussão) e Wilbert de Joode (contrabaixo).
Grupo que mescla punk e música eletrônica em uma apresentação com elementos de improvisação criados a partir de composições de Cornelius Fuhler. No dia 29, às 18h30, a banda ministra, na própria Praça Mário Chamie, uma oficina de improvisação de música. Serão disponíveis 30 vagas, preenchidas por ordem de chegada.
| CCSP – Praça Mário Chamie. Dia 28, 21h    

THE EX
Desde seu início, em 1979, o grupo explora diferentes gêneros musicais, como rock, jazz, improvisação e música étnica, em seus shows e nos 25 álbuns lançados. Já trabalhou com Getatchew Mekuria (Etiópia), Mats Gustafsson (Suécia), Tom Cora (EUA), entre outras bandas e artistas. O grupo também é convidado do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ).
| CCJ – anfiteatro. Dia 29, 20h (retirar ingresso, apenas um por pessoa e com apresentação do RG, a partir das 17h na recepção do CCJ)
| CCSP – jardim suspenso (fachada Vergueiro). Dia 30, 17h

PALESTRAS | DEBATES | ENCONTROS

O CONFLITO ENTRE CULTURA E A CULTURA INDEPENDENTE (*)
Com José Teixeira Coelho (curador do Museu de Arte de São Paulo e ganhador do Prêmio Portugal Telecom com o livro “História Natural da Ditadura”).
Para abrir a edição 2012 do projeto “Mês da Cultura Independente”, que ocorre em diversos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, a BMA promove esta palestra.
| Biblioteca Mário de Andrade – auditório. Centro. Dia 4, das 19h às 21h. Grátis

BIBLIOTECAS DE SÃO PAULO
BIBLIOTECAS PÚBLICAS | ROTEIROS DE ÔNIBUS-BIBLIOTECA | GRÁTIS

Programação com alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade. A atividade chega a dez bibliotecas públicas (BP).

SARAU MARGINALIARIA
| BP Raimundo de Menezes. Zona Leste. Dia 1º, 14h

SARAU ARTE MALOQUEIRA
| BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 8, 17h

SARAU DOS MESQUITEIROS
| BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. Dia 8, 14h

SARAU DA VILA FUNDÃO
| Roteiro Vila Silvia. Zona Leste. Dia 9, 14h  
| Roteiro Vila da Paz. Zona Sul. Dia 11, 12h30
| Roteiro Jardim das Rosas. Zona Sul. Dia 12, 12h30  
| Roteiro Jardim Primavera. Zona Sul. Dia 14, 14h  
| Roteiro Tremembé. Zona Norte. Dia 19, 10h30
| Roteiro Jardim da Pedreira. Zona Sul. Dia 21, 14h
| BP Helena Silveira. Zona Sul. Dia 25, 14h

SARAU DA BRASA
| BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 15, 14h

SARAU DA POESIA MALOQUEIRISTA
| BP Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. “Pelada Poética”. Oficina de brincadeiras com palavras. Coord.: Eduardo Tornaghi. Dia 20, 19h; “Récita Maloqueirista”. O poeta Michel Yakini, organizador do Sarau Elo da Corrente, lança o livro “Acorde um Verso”. Dia 22, 19h; “Tinta Fresca”. Leitura de textos inéditos. Concepção: Juliana Bernardo. Mediação: Carol Araújo, Victor Rodrigues e Poesia Maloqueirista. Dia 26, 19h

SARAU ELO DA CORRENTE
| BP Brito Broca. Zona Norte. Participação do grupo Pé na Jaca. Dia 27, 19h; “Quero Ser o que Desejo Ser”. Espetáculo sobre mulheres do bairro do Jaraguá. Dia 29, 15h

SARAU DO BINHO
| BP Marcos Rey. Zona Sul. Dia 29, 13h

SARAU ENCONTRO DE UTOPIAS
| BP Adelpha Figueiredo. Zona Leste. Dia 29, 14h

SARAU DA COOPERIFA
| BP Paulo Duarte. Zona Sul. Dia 29, 15h

MÊS DA CULTURA INDEPENDENTE NO CCJ
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO | ZONA NORTE | GRÁTIS

AUDIOTOUR FICCIONAL
Coord.: BiNeural-MonoKultur. Coprodução: Difusa Fronte(i)ra.
Promovida pelo CCJ Ruth Cardoso, esta experiência sonora toma a cidade como cenário para um trajeto ficcional, propondo uma exploração inédita nas ruas de São Paulo. O público é convocado a um ponto de partida onde recebe um reprodutor de MP3 conectado a um fone de ouvido. Através deste, acompanha as instruções para realizar uma caminhada pelas ruas, praças e edifícios públicos próximos ao “ponto zero”. A experiência é individual e dura, aproximadamente, 60 minutos. Um participante entra em cena a cada 10 minutos. Suspense, perseguição, humor e outros gêneros são mesclados a uma rede de tramas que levará o espectador-ator por caminhos inusitados.
| +16 anos. 19 vagas por dia. Inscrições nos dias da atividade na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Zona Norte. De 6 a 29. 5ª e 6ª, das 14h às 17h. Sáb., das 11h às 14h. Grátis

SARAU A PERIFERIA VISTA NA BOLINHA DO OLHO
Mestre de cerimônias: Airô Barros. Curadoria: Michell da Silva “Chellmí” (Sarau da Brasa).
O encontro celebra a criação literária da periferia paulistana e reúne poetas, coletivos e público para compartilhar músicas, poesias, contos e outras criações. Participam integrantes de diferentes saraus e coletivos da cidade, como Sarau da Brasa, Sarau Perifatividade, Cláudio Cákis, Literatura Suburbana, Victor Rodrigues, Luan Luando, Coletivo Cultural Esperança Garcia, Walner Danziger, Carolzinha Teixeira, Sarau da Ocupa e outros. Além do encontro, serão realizadas exposição e feira de troca e venda de livros da cena independente da periferia e de bonecas negras feitas por Lucia Makena.
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Espaço Sarau. Zona Norte. Dia 15, das 18h às 21h. Grátis

A PICHAÇÃO NA BIENAL DE BERLIM - O QUE A FEZ OCUPAR ESTE LUGAR
Com Sérgio Franco (curador de exposições como “São Paulo Mon Amour”, em Paris, em 2009, e acompanhante dos pichadores brasileiros na 7ª Bienal de Berlim, em 2012) e Djan “Cripta” Ivson (pichador que participou da 7ª Bienal de Berlim).
Bate-papo sobre o caráter subversivo e contestador da pichação dentro da programação da 7ª Bienal de Berlim, na Alemanha, em 2012. Com uma proposta ousada de curadoria, a Bienal adotou o mote “Forget Fear” (“Esqueça o Medo”) e escolheu apenas manifestações estético-políticas performáticas para a edição deste ano, abolindo institucionais das bienais internacionais.  
| Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Espaço Sarau. Zona Norte. Dia 23, 17h. Grátis

MÊS DA CULTURA INDEPENDENTE NO CCSP
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | PRAÇA MÁRIO CHAMIE | CENTRO | GRÁTIS

A Gibiteca Henfil preparou uma programação que aborda o trabalho independente e tem como objetivo estimular e divulgar a produção de quadrinhos.

FANZINE NEW SCHOOL - A NOVA ESCOLA
Com Cynthia B. (quadrinista que trabalha na produtora de desenhos animados Toscographics e participa das revistas Tarja Preta, Prego e outras).
| Dia 5, 20h

FANZINE OLD SCHOOL - A VELHA ESCOLA
Com Rodrigo Okuyama (desenhou o livro “Horror, Humor e Quadrinhos: as Vítimas do Mico Contra o Trio Terror”).
Nesta oficina, será abordada a elaboração de fanzines com técnicas tradicionais, como stencil, colagens, nankin e aquarela.
| Dia 6, 20h

FANZINEIROS DO SÉCULO PASSADO (capítulo 2)
Com Marcio Sno (editor de zines dos anos 90, entre eles, “Aaah!!” e “Don’t Worry!!”).
Apresentação do segundo capítulo do documentário de Marcio, “Fanzineiros do Século Passado”, que aborda temas como “fanzine a serviço do rock”, seguido de bate-papo.
| Dia 12, 20h

WEBCOMICS - OS QUADRINHOS NA INTERNET
Com Fábio Coala (publicou suas primeiras tiras em 1995, em um jornal regional, e é autor de um blog de tiras e HQ na internet).
Nesta palestra/oficina, serão abordados os seguintes assuntos: “o planejamento e a periodicidade dos trabalhos”, “as melhores maneiras de divulgação na internet” e “como trabalhar as webcomics junto às mídias sociais”.
| Dia 19, 20h

LOURENÇO MUTARELLI
Escritor, artista gráfico, roteirista e ator paulistano, Mutarelli publicou diversos álbuns independentes de HQ, hoje cultuados entre o público do gênero. “O Cheiro do Ralo”, seu primeiro romance, saiu em 2002, seguido por “Natimorto”, ambos transformados em filmes, entre outros livros.
| Dia 26, 20h


1º ENCONTRO DE LITERATURA DIVERGENTE
BIBLIOTECA PÚBLICA ALCEU AMOROSO LIMA | ZONA OESTE | DE 12 A 15 | GRÁTIS

Este seminário reúne escritores que se distinguem dos princípios que regem os cânones da produção, divulgação e distribuição de textos e obras literárias na atualidade brasileira. O objetivo é promover o encontro de ativistas, estudiosos, consumidores e admiradores de vertentes literárias, passando por maior aprofundamento crítico sobre essa produção, além da ampliação de suas estratégias empreendedoras.

Da pesquisa ao conceito

A LITERATURA DIVERGENTE E AS RAZÕES DO ENCONTRO
Bate-papo de abertura do evento com Berimba de Jesus (Edições Maloqueirista, São Paulo) e Nelson Maca (UCSal - Sarau Bem Black, Bahia).
| Dia 12, 19h    

LITERATURAS ÀS MARGENS DO CÂNONE
Palestra com Heloísa Buarque de Holanda (UFRJ - Aeroplano Editora, Rio de Janeiro).
| Dia 12, 19h30   

ALGUNS CONCEITOS CORRENTES
Mesa-redonda com Nelson Maca: “Literatura divergente”; Érica Peçanha (pesquisadora, São Paulo): “Literatura Marginal X Periférica”; e Victor Hugo (UERJ, Rio de Janeiro): “Literatura e desvio do cânone”. Mediação: Nelson Maca.
| Dia 12, 20h30    

Autores e autodefinição

LITERATURA E TRANSGRESSÃO
Palestra com Glauco Mattoso (escritor, São Paulo).
| Dia 13, 19h

AUTORES E AUTODEFINIÇÃO
Mesa-redonda com Berimba de Jesus, Allan da Rosa (Edições Toro, São Paulo), Marciano Ventura (Ciclo Contínuo, São Paulo), Guilherme Zarvos (CEP – 20.000, Rio de Janeiro). Mediação: Berimba de Jesus.
| Dia 13, 20h      

SARAU DIVERGENTE 2
Componentes da mesa e microfone aberto.
| Dia 13, 21h30      

A cadeia da literatura divergente

DOS SARAUS ALTERNATIVOS ÀS FESTAS LITERÁRIAS
Com Marcelino Freire (escritor, Pernambuco).
| Dia 14, 19h      

A CADEIA DA LITERATURA DIVERGENTE                                     
Mesa-redonda com Welinton de Melo (Urros Masculinos, Pernambuco), Karina Rabinovitz (escritora, Bahia) e Alessandro Buzo (Suburbano Convicto, São Paulo). Mediação: Nelson Maca.
| Dia 14, 20h

SARAU DIVERGENTE 3
Componentes da mesa e microfone aberto.
| Dia 14, 21h30      

Os saraus literários e a renovação da oralidade

ENCONTRO DE SARAUS LITERÁRIOS NO BRASIL (parte 1)
Mesa-redonda com Robson Veio (Sarau Bem Black, Bahia), Binho (Sarau do Binho, São Paulo), Caco Pontes (Poesia Maloqueirista, São Paulo), Vagnão (Sarau da Brasa, São Paulo). Mediação: Robson Veio.
| Dia 15, 17h30

ENCONTRO DE SARAUS LITERÁRIOS NO BRASIL (parte 2)
Mesa-redonda com Gog (Grupo Só Balanço, Brasília), Vinicius Borba (Sarau Radicais Livres, Distrito Federal) e Raquel Almeida (Elo da Corrente, São Paulo). Mediação: Roberta Estrela Dalva (Slam-ZAP, São Paulo).
| Dia 15, 19h

SARAU DIVERGENTE
Encerramento do evento com reunião de saraus.
| Dia 15, 21h