Mostra celebra centenário de Nelson Rodrigues

“Agosto 100 Nelson” exibe adaptações das obras do dramaturgo no Cine Olido e na Biblioteca Pública Viriato Corrêa

Nelson Rodrigues passava longe de temas leves. Dramas familiares carregados de tragédias eram recorrentes em sua obra. O dito atual “politicamente correto” era criticado por ele a duras penas, quando não se tornava motivo de gozação. O dramaturgo, escritor e jornalista estava disposto a despertar o desconforto da plateia, tocando nas feridas abertas da sociedade brasileira.

Visto como uma figura polêmica no período em que viveu (1912-1980), Nelson só teria seu trabalho positivamente reconhecido após a morte. A contragosto da grande maioria, que ele dizia ser “burra”, o autor é, hoje, uma unanimidade ao se falar em boa dramaturgia brasileira.

Neste mês, quando o escritor chegaria ao seu centenário, a Secretaria Municipal de Cultura apresenta a mostra “Agosto 100 Nelson”, que acontece entre 3 e 16 de agosto. A programação celebra a obra de Rodrigues exibindo releituras de suas peças nos teatros distritais e uma mostra que leva para a Sala Luiz Sergio Person da Biblioteca Viriato Corrêa e para o Cine Olido algumas adaptações para cinema.

As temáticas não parecem tão absurdas se levarmos em conta a história de vida do autor. Além de dificuldades financeiras, a família imensa e problemática, a saúde frágil e os amores não correspondidos contribuíram para sua visão ácida e crítica do cotidiano. Soma-se a isso o fato de ter trabalhado como jornalista na seção policial de um periódico, época em que acompanhou episódios típicos dos enredos apresentados em sua obra.

“O Beijo no Asfalto”, por exemplo, retrata a história de um rapaz que foi atropelado e, antes de morrer, implora a um desconhecido que o beije na boca. Por ter atendido ao pedido, o assunto é explorado sensacionalmente pela imprensa e desencadeia situações constrangedoras. O Cine Olido exibe as duas versões cinematográficas do texto, uma dirigida por Flávio Tambellini em 1964 e a outra, por Bruno Barreto em 1980. Também no Olido, será apresentado o cultuado “A Falecida”, de Leon Hirszman, que marcou a estreia de Fernanda Montenegro no cinema, em 1965.

Nas duas salas que recebem a mostra serão exibidos, entre outros longas-metragens, “Toda Nudez Será Castigada” (1973) e “O Casamento” (1975), ambos com direção de Arnaldo Jabor.

Serviço:
Biblioteca Pública Viriato Corrêa – Sala Luiz Sergio Person. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul | tel. 5573-4017 e 5574-0389. Grátis.

Galeria Olido – Cine Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. R$ 1. Censura: 16 anos

| Todas as projeções têm suporte em DVD.


GÊMEAS
(Brasil, 1998, 75 min). Dir.: Andrucha Waddington. Com Fernanda Torres, Evandro Mesquita, Francisco Cuoco e outros.
Duas irmãs gêmeas idênticas enganam os homens, fazendo-se passar uma pela outra. Uma grande rivalidade surge entre elas quando uma se apaixona pelo dono de uma escola e tem que lidar com o assédio da irmã.
| BP Viriato Corrêa. Dia 3, 16h
| Cine Olido. Dia 10, 17h

TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA
(Brasil, 1973, 107 min). Dir.: Arnaldo Jabor. Com Paulo Porto, Darlene Glória, Paulo Sacks e outros.
Viúvo puritano conhece, por meio de seu irmão vagabundo, uma prostituta por quem se apaixona, para desgosto das cunhadas e do filho.
| BP Viriato Corrêa. Dia 3, 18h
| Cine Olido. Dias 11 e 14, 17h

O BEIJO NO ASFALTO
(Brasil, 1980, 80 min). Dir.: Bruno Barreto. Com Tarcísio Meira, Lídia Brondi, Ney Latorraca e outros.
Homem casado beija outro, que agoniza vítima de atropelamento. Desde então, ele passa a ser acusado de homossexualidade por um jornalista da imprensa sensacionalista, por um delegado corrupto, pelo sogro e pela esposa.
| BP Viriato Corrêa. Dia 4, 16h
| Cine Olido. Dia 10, 15h. Dia 15, 17h

ENGRAÇADINHA
(Brasil, 1981, 100 min). Dir.: Haroldo Marinho Barbosa. Com Lucélia Santos, José Lewgoy, Nina de Pádua e outros.
A filha de um deputado moralista, desejada por todos, apaixona-se por seu primo, que está noivo. Ela descobre que ele é, na verdade, seu meio-irmão e conta a um padre suas aventuras, incestos e abortos.
| BP Viriato Corrêa. Dia 4, 18h
| Cine Olido. Dia 10, 19h30. Dia 14, 15h

O CASAMENTO
(Brasil, 1975, 96 min). Dir.: Arnaldo Jabor. Com Adriana Prieto, Paulo Porto, Camila Amado e outros.
Rico industrial da construção civil nutre um amor incestuoso por sua filha de 18 anos, prestes a casar. O médico da família diz que o futuro genro foi visto beijando outro homem na boca, gerando um grande conflito.
| BP Viriato Corrêa. Dia 5, 18h
| Cine Olido. Dia 11, 19h30. Dia 16, 17h

A FALECIDA
(Brasil, 1965, 96 min). Dir.: Leon Hirszman. Com Fernanda Montenegro, Ivan Candido, Nelson Xavier e outros.
Mulher obcecada pela ideia da morte sonha em ter um enterro de luxo para compensar a vida simples no subúrbio do Rio de Janeiro e provocar inveja na prima. Antes de morrer, deixa para seu marido a tarefa de pedir dinheiro a um misterioso homem rico.
| Cine Olido. Dia 11, 15h

ESTRELA NUA
(Brasil, 1984, 90 min). Dir.: Ícaro Martins e José Antônio Garcia. Com Carla Camurati, Cristina Aché, Selma Egrei e outros.
Dubladora é chamada para substituir a voz de uma atriz que se suicidou. As personalidades das duas se confundem, em um jogo de troca de identidade.
| Cine Olido. Dia 12, 15h. Dia 15, 19h30
 
O BEIJO
(Brasil, 1964, 78 min). Dir.: Flávio Tambellini. Com Reginaldo Farias, A. Fregolente, Jorge Dória e outros.
Homem casado beija outro, que agoniza vítima de atropelamento. Desde então, ele passa a ser acusado de homossexualidade por um jornalista da imprensa sensacionalista, por um delegado corrupto, pelo sogro e pela esposa.
| Cine Olido. Dia 12, 17h30. Dia 15, 15h

VESTIDO DE NOIVA
(Brasil, 2006, 110 min). Dir.: Joffre Rodrigues. Com Simone Spoladore, Marcos Winter, Letícia Sabatella e outros.
Em coma por conta de um atropelamento, moça revive seus conflitos com o marido e a irmã através de três pontos de vista: o da realidade, o da memória e o da alucinação.
| Cine Olido. Dia 14, 19h30

TRAIÇÃO: 3 HISTÓRIAS DE NELSON RODRIGUES
(Brasil, 1998, 104 min). Dir.: José Henrique Fonseca, Arthur Fontes e Cláudio Torres. Com Alexandre Borges, Pedro Cardoso, Francisco Cuoco e outros.
O tema da traição é explorado em três diferentes histórias de Nelson Rodrigues: “Cachorro!”, “O Primeiro Pecado” e “Anemia Perniciosa”.
| Cine Olido. Dia 16, 15h

COMO GANHAR NA LOTERIA SEM PERDER A ESPORTIVA
(Brasil, 1970, 98 min). Dir.: JB Tanko. Com Procópio Ferreira, Flavio Migliaccio, Agildo Ribeiro e outros.
Grupo de pessoas ganha na Loteria Esportiva e cada um pensa ser o único vencedor. Entre eles, está um padre que se deixa seduzir pelo Diabo disfarçado de sacristão.
| Cine Olido. Dia 16, 19h30