Grupo “As Meninas Do Conto” encena repertório e peça inédita

O projeto “15 anos de História” terá programação iniciada no dia 14 de abril, no Teatro Cacilda Becker

Share/BookmarkCompartilhe

Para celebrar sua trajetória artística, um dos grupos mais expressivos no campo de contação de histórias e teatro infantil, As Meninas do Conto, promove o projeto “15 anos de Histórias”, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro. A programação leva ao palco do Teatro Cacilda Becker todas as produções da companhia, a partir do dia 14 de abril, sempre nos fins de semana, com entrada franca. Além dos seis títulos que compõem o repertório, haverá a estreia de “Bruxas, Bruxas e... mais Bruxas!”.

Com dramaturgia de Rubens Rewald, o espetáculo aborda um encontro anual entre diversas feiticeiras com o objetivo de trocar novas receitas e encantamentos. Segundo Simone Grande, diretora e atriz do grupo, esta é mais uma peça feita em parceria com Rewald. “Trabalhamos juntos em ‘BUUU! A Casa do Bichão’, um texto meu, supervisionado por ele, que estreou em 2008. Para criarmos ‘Bruxas’, partimos de três contos populares do Brasil, Itália e Rússia”, diz ela.

Desde o início, a companhia tem se destacado pela produção elaborada das montagens, que sempre contam com recursos cênicos. Aliados à habilidade das narradoras, cenários, objetos e figurinos contribuem para cativar o público infantil. A diretora conta que o coletivo faz peças teatrais que se utilizam de histórias da tradição oral, portanto, os recursos cênicos são importantes. “Eles enriquecem a apresentação, mas o foco é mesmo a boa narrativa que merece ser contada. Existe o teatro com histórias e a contação de histórias. Nós fazemos as duas coisas”, conclui.

Serviço: Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste. De 14/4 a 20/5. Sáb. e Dom. Livre. Grátis. Retirar ingressos, até dois por pessoa, uma hora antes de cada apresentação.

Veja a programação completa:

A PRINCESA JIA
Dir.: grupo. Com Simone Grande, Danielle Barros e Débora Carolyne. Percussão: Cristina Bosch ou Girlei Miranda. 50 min.
Enquanto dois irmãos arrumam emprego na cidade, o caçula vai trabalhar em um castelo velho onde vive uma sapa. O jovem não sabe, porém, que ela é, na verdade, uma princesa enfeitiçada.
| Dia 14, 16h. Dia 15, 11h

BRUXAS, BRUXAS... E MAIS BRUXAS!
Dramaturgia: Rubens Rewald. Dir.: Simone Grande e Eric Nowinski. Com Danielle Barros, Fabiane Camargo, Fernanda Raquel e outros. Músicos: Cristina Bosch e Helena Castro. Estreia nacional do espetáculo. 60 min.
Bruxas de diferentes origens e tradições se dirigem a um encontro anual para trocar receitas, feitiços e histórias.
| De 14/4 a 20/5. Sáb, 18h. Dom., 16h

POR QUE O MAR TANTO CHORA
Dir.: grupo. Com Simone Grande, Fabiane Camargo e Norma Gabriel. Percussão: Girlei Miranda. 50 min.
Princesa nasce com uma cobra enrolada no pescoço. Quando jovem, a garota decide se casar e sua irmã, a serpente, é abandonada no fundo do mar.
| Dia 21, 16h. Dia 22, 11h

AS VELHAS FIANDEIRAS
Criação e concepção: Kika Antunes, Luciana Viacava, Nina Blauth e Simone Grande. Colaboração: Eric Nowinski. Dramaturgia: Cassiano Sydow Quilici em colaboração com as atrizes. Com Simone Grande, Norma Gabriel, Lilian de Lima e Helena Castro. 50 min.
Por mais que a mãe mande, menina não gosta de fiar. Um dia, porém, ela é levada ao palácio e a rainha a obriga a fiar uma enorme quantidade de lã. Com a ajuda de três velhas esquisitas, a garota muda seu destino.
| Dia 28, 16h. Dia 29, 11h