Cisne Negro redesenha espaço de sua dança em três montagens

Fonte: Folha de S. Paulo

Companhia apresenta curta temporada, de amanhã a domingo, no Municipal

INÊS BOGÉA
CRÍTICA DA FOLHA

Virtuosismo e diversidade marcam há 30 anos a trajetória da Cia. de Dança Cisne Negro, dirigida por Hulda Bittencourt.
No palco do Theatro Municipal estão "Elgar", peça emblemática de 1980, de Victor Navarro; e "Revoada" e "UmDoisSete", de Gigi Caciuleanu, com música ao vivo pela Orquestra Experimental de Repertório, regida por Jamil Maluf.
Navarro veio da Espanha para São Paulo em 1974, permanecendo no país até 2001. Em "Elgar", com música do compositor inglês Edward Elgar (1857-1934) -"Serenata para Cordas", "Canção da Manhã" e "Canção da Noite"-, são "os acentos musicais que definem os matizes dos personagens", comenta Navarro.
A narrativa da dança vem da música: "linguagem corporal e musical viram uma coisa só". Neste quarteto, a trama é toda criada por intenções, gestos e relações espaciais. Um personagem é tomado "pelo espírito da paixão, pelo amor e pelo destino com a morte. O amor e a paixão morrem nele, e ele morre nos braços do destino".
O romeno (naturalizado francês) Caciuleanu, em entrevista por e-mail, comenta que "Revoada" partiu de duas obras para balé criadas pelo russo Igor Stravinsky (1882-1971): "O Pássaro de Fogo" e "Fogos de Artifício". Foi uma oportunidade de inventar seu "alter-cisne": "um pássaro de fogo simbolizado pela cor vermelha. É uma obra poética, simbólica e metafórica por excelência".
Já em "UmDoisSete" há uma "montagem de clipes", com base nas "Suítes" nº 1 e nº 2 de Stravinski. Para o coreógrafo, ele é "um compositor que imprime sua inimitável assinatura, conseguindo ser a cada vez diferente. Capaz de conservar uma profunda originalidade e a musicalidade mais sábia".
A relação entre música e dança se dá numa "parceria de caminhos e sensações. Eu não danço "sobre" a música, eu danço a música. Ela penetra cada movimento, vibra em cada gesto. É importante que a dança possa se exprimir pelo seus modos próprios. A dança é a arte de redesenhar o espaço, revelando as dimensões mais impensáveis -que é a sua metáfora poética. Uma poesia que se vale da linguagem universal do ser humano: o movimento".

 

ELGAR, REVOADA E UMDOISSETE
Quando:
amanhã e sáb., às 21h, e dom., às 17h
Onde: Theatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. tel. 0/xx/ 11/3222-8698)
Quanto: de R$ 10 a R$ 20