Começa reforma de 30 pontes e viadutos

Fonte: O Estado de S. Paulo

Secretaria diz que as estruturas estavam abandonadas desde 2002

Elvis Pereira

A Ponte do Limão, que desde o fim de 2004 não teve a reforma concluída e chegou a abrigar uma árvore nos vãos do concreto, está entre os 30 viadutos, pontes e passarelas que vão receber um único modelo de pintura nas estruturas e gradis, além de passar por obras de conservação até o fim do ano. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras admitiu que as estruturas estavam “abandonadas” há cinco anos.

O objetivo é melhorar a infra-estrutura viária e a sinalização, para evitar acidentes de trânsito e vandalismo e reduzir a ação do tempo. A obra vai custar cerca de R$ 2,3 milhões.

Em nota, o secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, explicou que as cores (de concreto para a parte de alvenaria e verde colonial na ferragem) não vão agredir a paisagem urbana. Segundo ele, as exceções serão as vias tombadas, pois as cores originais deverão ser mantidas, de acordo com a orientação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Estão no cronograma de revitalização as Pontes dos Remédios e Atílio Fontana (Anhangüera), Pirituba-Piqueri, Casa Verde-Freguesia, Júlio de Mesquita Neto, Casa Verde e Lapa-Jaguaré e os Viadutos Brigadeiro Luís Antonio, Dona Paulina e Paraíso, além do Complexo Viário João Jorge Saad.

DOUTOR ARNALDO

As calçadas da Avenida Doutor Arnaldo, em Pinheiros, zona oeste, foram reformadas para melhorar a acessibilidade. As famosas bancas de flores foram remodeladas e pequenas praças com painéis de cerâmica pintados pelo artista Paulo Von Poser já enfeitam o local.

A Subprefeitura da Sé removeu o piso entre o acesso à Avenida Rebouças e a Rua Cardoso de Almeida, com exceção do passeio da estação do Metrô. Foram usados 3,7 mil metros quadrados de pisos novos.